Como a inflação global afeta os arquitetos?

A arquitetura, como profissão, é cíclica por natureza. A oferta de trabalho nessa área de atuação vai e vem conforme as marés das condições econômicas e é notavelmente afetada em tempos de recessão. Todos nós já ouvimos histórias ou passamos por isso. Seja na Grande Crise de 2008 ou, mais recentemente, nos cortes feitos nos escritórios de arquitetura durante a incerteza da pandemia do COVID-19, quando os projetos foram suspensos e as novas oportunidades de negócios diminuíram da noite para o dia. Agora, dois anos depois, as empresas estão acompanhando de perto os problemas da cadeia de suprimentos global e as taxas de inflação crescentes, especialmente com o aumento da pressão para atender às necessidades de uma população urbana crescente. A arquitetura será à prova de recessão quando entrarmos em um mercado em baixa?

A inflação é o aumento geral dos preços de bens e serviços em uma economia ao longo do tempo. Historicamente, a inflação baixa, estável e previsível tem sido correlacionada com baixas taxas de desemprego, taxas de juros normais e um ambiente misto de apetite por investimento. Antes da pandemia, a inflação nos EUA era em média de 2 a 3%, mas deve atingir cerca de 7% até o final de 2022. Há outro termo importante a ser considerado nas perspectivas econômicas, que é a estagflação - algo que muitos especialistas do setor financeiro estão prevendo que provavelmente veremos nos próximos meses: a estagflação, que significa um período de alta inflação, alto desemprego e uma economia que não cresce.

Como a inflação global afeta os arquitetos? - Imagem 3 de 5
Inflação no mundo. Fonte: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Imagem© Pew Research Center

Enquanto os economistas estão trabalhando para encontrar as alavancas certas para manter as coisas sob controle, escritórios de arquitetura estão fazendo o mesmo para diminuir o impacto em seus ganhos. Um relatório do AIA mostra que os escritórios de arquitetura buscam aumentar a receita em comparação com os cortes feitos em 2020. Mas por que os arquitetos deveriam se preocupar com a inflação e o modo abrupto de seu aumento? Pense em um ano atrás, quando muitas pessoas previram que a inflação era transitória e que os altos preços dos alimentos, gasolina e serviços voltariam ao normal rapidamente.  Uma situação que passou a parecer que nunca teria fim, juntamente com os problemas da cadeia de suprimentos. Agora pense em como isso impactou as indústrias de arquitetura e construção, talvez em sua vida cotidiana trabalhando em um escritório, fazendo projetos. O tempo de produção dos produtos aumentou e, consequentemente, o processo de construção se tornou mais demorado. Isso criou dificuldades na coordenação das obras com os empreiteiros. Os custos aumentaram, o que significa que os clientes estavam procurando outras maneiras de cortar despesas e, às vezes, procurando negociar valores referentes aos projetos de arquitetura.

Como a inflação global afeta os arquitetos? - Imagem 5 de 5
© AIA

Os arquitetos estão prevendo um aumento significativo no custo de fazer negócios. Contudo, diferentemente de 2020, querem reter seus talentos e tomar medidas extras para mitigar as demissões. Historicamente, muitos escritórios citaram o salário dos funcionários, o seguro e os aluguéis como a principal preocupação para a estabilidade financeira de seus negócios em tempos de recessão econômica. Agora, os donos dos escritórios estão afirmando que a saúde será o custo que aumentará desproporcionalmente em comparação com as receitas projetadas. A força de trabalho tem dito nos últimos anos - eles querem melhores condições de saúde, a flexibilização de local e horário de trabalho e outros benefícios que ajudarão a atrair e reter talentos em um setor que tem visto cada vez mais pessoas partirem para outras profissões de áreas próximas.

Como a inflação global afeta os arquitetos? - Imagem 4 de 5
© AIA

Então, o que as empresas estão fazendo para combater a inflação no próximo ano? Quase 1/5 dos entrevistados em uma pesquisa do AIA disseram que procurariam terceirizar TI, RH e outros serviços gerais. Cerca de 13% disseram que considerariam mudar de espaço físico do escritório em busca de aluguéis mais baratos, mais flexíveis e contratos mais curtos. Eles também consideram reduzir seu geral à medida que a tendência de trabalho remoto se mantenha. No entanto, a maioria dos entrevistados disse que faria outra coisa não listada na pesquisa para compensar o aumento dos custos - ou seja, ser mais agressivo no desenvolvimento de negócios e aumentar os fluxos de trabalho futuros. Em vez de ficar na defensiva, eles vão para a ofensiva, mesmo sendo conscientes de quão competitivo tem sido o ambiente de trabalho.

Embora não haja garantias e eventos inesperados possam ocorrer a qualquer momento, parece que os escritórios de arquitetura estão mais cientes das condições econômicas do que nunca. Também parece que farão o que for preciso para aumentar seus honorários em vez de voltar a cortar suas despesas, tornando-se um local de trabalho mais amigável para os funcionários.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Tendências urbanas e habitacionais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Como a inflação global afeta os arquitetos?" [How Does Global Inflation Impact the Design Profession?] 24 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984684/como-a-inflacao-global-afeta-os-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.