MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial

Projetado para uma seguradora, o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em Apeldoorn, Holanda, é amplamente reconhecido como um dos pontos altos do movimento estruturalista. MVRDV, em consulta com o escritório de Herman Hertzberger AHH, está transformando o célebre edifício, tornando-o peça central de um novo bairro residencial sustentável, preservando sua estrutura e princípios fundamentais. O projeto faz parte de uma intervenção maior em um terreno de três hectares próximo à estação de trem da cidade. A proposta do MVRDV apresenta aproximadamente 650-800 apartamentos, mantendo o foco na preservação, ecologização e inovação.

MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial - Imagem 2 de 6MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial - Imagem 3 de 6MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial - Imagem 4 de 6MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial - Imagem 5 de 6MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial - Mais Imagens+ 1

O Centraal Beheer, inaugurado em 1972, revolucionou o design de escritórios. Hertzberger projetou o elemento principal, um cubo de 9 metros, depois o repetiu e ajustou ao longo de duas “ruas” centrais, formando o centro social do edifício. Estes espaços interiores desenvolvem-se igualmente na vertical e na horizontal. Isso resulta em ambientes interiores complexos, com muitas espacialidades onde as pessoas podem tomar um café, relaxar ou fazer reuniões. O projeto luminotécnico, considerado parte integrante da arquitetura, é concebido em termos de iluminação pública. O uso de materiais transparentes contrasta com a estrutura principal fortemente dimensionada e traz luz natural para os escritórios. O edifício alcançou aclamação internacional devido à sua complexa expressão formal e o uso de elementos simples.

MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial - Imagem 5 de 6
Herman Hertzberger - Centraal Beheer offices, Apeldoorn (1968-1972). Imagem via AHH, used under terms of "fair use"

O MVRDV foi contratado para reformar o edifício agora em desuso e sua área circundante, criando um novo distrito residencial. A ideia estende os princípios estruturalistas do edifício de escritórios por todo o terreno. Os eixos que definem as ruas centrais se tornarão parte das rotas mais importantes do local, reforçando assim a visão de projeto original de Hertzberger.

O edifício Centraal Beheer e os Pakhoedtorens, que também fazem parte do local, conterão uma variedade de habitações. A estrutura original será reutilizada o máximo possível e refeita com materiais sustentáveis. Além de fornecer uma oferta habitacional diversificada, o projeto também visa reintroduzir o aspecto social do conjunto, criando espaços públicos atrativos para os futuros moradores. Transformar o edifício existente não só preservará o patrimônio arquitetônico holandês, mas também é uma opção mais ecológica, pois a reforma produz menos emissões de CO2 do que a construção de novos edifícios.

MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial - Imagem 4 de 6
Herman Hertzberger - Centraal Beheer offices, Apeldoorn (1968-1972). Imagem via AHH, used under terms of "fair use"

Esta é uma tarefa super legal. Herman Hertzberger é uma referência importante para mim. Quando estudei na Delft University of Technology, ele foi um dos meus professores, junto com Aldo van Eyck e Rem Koolhaas – um belo trio. Trabalhei com ele duas vezes no InDeSem, o Seminário Internacional de Design que ele organizou. Sua agenda social fez dele um arquiteto inspirador para mim, e sinto uma afinidade com ele; assim como Herman lançou um cenário de escritórios totalmente novo no início dos anos 70, o MVRDV fez o mesmo no início dos anos 90 com o Villa VPRO. Nós guiamos os clientes em visita pelo Central Beheer, e isso abriu suas mentes; tornou-se uma inspiração para o nosso próprio trabalho. - Winy Maas, sócio fundador do MVRDV

A estrutura do Centraal Beheer terá continuidade no novo bairro e edifícios. A malha de 9 metros será a base do novo projeto, mas a madeira será usada como o principal material de construção para distinguir as estruturas mais recentes das originais. O paisagismo também terá um padrão claro baseado na malha, dentro da qual poderá ser incorporado um preenchimento “mais selvagem” com árvores, grama, água e instalações lúdicas e esportivas.

MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial - Imagem 3 de 6
Herman Hertzberger - Centraal Beheer offices, Apeldoorn (1968-1972). Imagem via AHH, used under terms of "fair use"

MVRDV está adquirindo experiência na revitalização de espaços públicos em desuso. O Tripolis Park em Amsterdã, que reforma o complexo de escritórios Tripolis de Aldo van Eyck, está atualmente em construção. Uma nova extensão de vidro proposta pelo MVRDV protege o edifício do pó e do ruído da rodovia vizinha. Em Utrecht, o plano diretor para o novo Jaarbeurs foi lançado no final de 2019, garantindo que uma das feiras mais antigas da Holanda preserve seu lugar no centro de Utrecht.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "MVRDV transformará o edifício Centraal Beheer de Herman Hertzberger em conjunto residencial" [MVRDV Commissioned to Transform Herman Hertzberger’s Centraal Beheer Building into a New Residential District] 24 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984043/mvrdv-transformara-o-edificio-centraal-beheer-de-herman-hertzberger-em-conjunto-residencial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.