Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference

A Conferência “Reconstructing the Future for People and Planet”, organizada pela Bauhaus Earth e pela Pontifícia Academia de Ciências (PAS), começou na Casina Pio IV nos jardins do Vaticano. A conferência foi aberta com um discurso de Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. O extenso programa reúne renomados cientistas, arquitetos, pessoas que planejam espaços e que formulam políticas, para discutir a transformação do ambiente construído de um impulsionador de crises climáticas e sociais em uma força de regeneração.

Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference - Imagem 2 de 6Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference - Imagem 3 de 6Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference - Imagem 4 de 6Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference - Imagem 5 de 6Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference - Mais Imagens+ 1

O primeiro dia da conferência incluiu uma conversa entre Francis Kéré, ganhador do Prêmio Pritzker deste ano, e Ursula von der Leyen no MAXXI, Museu Nacional de Arte do Século XXI, em Roma. Entre os palestrantes convidados estão Lesley Lokko, arquiteta e curadora da Bienal de Arquitetura de Veneza do ano que vem; Shigeru Ban, vencedor do Prêmio Pritzker 2014; Bjarke Ingels e Wael Al Awar, ganhadores do Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2021. As palestras estão estruturadas em torno de um conjunto de temas, todos ligados aos princípios do desenvolvimento sustentável: Desafios de construção e soluções em todo o mundo; Atendendo aos desafios da Bauhaus Earth - Sustentabilidade, Inclusão, Beleza; Da mineração à jardinagem; Recursos naturais e digitais; e Resolução do que ainda não foi resolvido.

Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference - Imagem 4 de 6
Francis Kéré - Kéré Architecture. Imagem © Urban Zintel

A conferência abordará um dos principais desafios do nosso tempo: evitar o colapso climático pela profunda e rápida transformação do ambiente construído. O setor de construção civil pode passar de vilão do clima a herói do clima, especialmente mudando para materiais de base biológica, como madeira e bambu. Essa transformação exigirá uma colaboração sem precedentes entre os hemisférios norte e sul, a integração de tecnologia avançada e conhecimento vernacular e a reorganização da natureza e da civilização no espaço urbano. É por isso que reunimos uma grande diversidade de especialistas de todo o mundo e em todas as disciplinas relevantes. — Hans Joachim Schellnhuber, fundador da Bauhaus Earth

A conferência segue o lançamento de “Towards Re-Entanglement: A Charter for the City and the Earth”, uma iniciativa da Bauhaus Earth colocada em prática no MAXXI. De autoria de dezoito cientistas, arquitetos e formuladores de políticas, a carta exige a transformação da indústria da construção civil de um impulsionador da crise climática em uma força regenerativa. Em reconhecimento à terrível ameaça de colapso climático e extinção em massa global, os signatários da carta se comprometem com a transformação sistêmica de nossos edifícios e cidades.

Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference - Imagem 5 de 6
Lesley Lokko - AFRICAN FUTURES INSTITUTE. Imagem cortesia de AFRICAN FUTURES INSTITUTE

Fundada em 2019, a Bauhaus Earth é uma organização sem fins lucrativos sediada em Potsdam e Berlim. Sua atividade está centrada em transformações do setor da construção que incentivam a preservação ambiental e a regeneração sistêmica. Por meio de pesquisas profundas, projetos de demonstração e advocacia política, a Bauhaus Earth visa ajudar a criar um ambiente construído que atenda melhor ao nosso planeta e seus habitantes. A Fundação Laudes é uma financiadora e parceira da Bauhaus Earth.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Ursula von der Leyen e Francis Kéré abrem a Bauhaus Earth Conference" [Ursula von der Leyen and Francis Kéré Open the Bauhaus Earth Conference] 22 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983863/ursula-von-der-leyen-e-francis-kere-abrem-a-bauhaus-earth-conference> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.