MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador

MVRDV revelou as imagens do seu primeiro projeto na América do Sul. The Hills é um edifício residencial localizado na orla do rio Guayas, em Guayaquil, Equador, composto por seis torres residenciais dispostas em uma base de uso misto, criando a imagem de um vale. As torres variam em altura, de 92 a 143 metros, elevando-se à medida que se afastam da orla. Toda a composição é inspirada na paisagem local que mescla o ambiente natural e urbano.

MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Imagem 2 de 13MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Imagem 3 de 13MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Imagem 4 de 13MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Imagem 5 de 13MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Mais Imagens+ 8

A base que une as seis torres forma um vale verde que oferece espaços ao ar livre para complementar as comodidades internas organizadas no nível do solo, como espaços comerciais e comunitários. Vegetação natural envolve as piscinas, campos esportivos e o grande anfiteatro urbano voltado para a orla. Entre as quatro torres localizadas mais próximas ao rio e as duas torres voltadas para a cidade, o vale se transforma em um “cânion” mais profundo que estende a avenida existente e permite que os pedestres atravessem o local no nível do solo.

MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Imagem 10 de 13
Cortesia de MVRDV

O projeto utiliza duas linguagens visuais distintas. As fachadas voltadas para o exterior, para a cidade e para a orla, utilizam linhas ortogonais e cores claras para se integrarem aos arranha-céus vizinhos. As laterais voltadas para dentro, voltadas para o vale, são mais orgânicas. As varandas criam recuos e saliências irregulares, e a variação de cor é usada aplicando tons terrosos mais escuros nos níveis inferiores que gradualmente se tornam mais claros em direção aos andares superiores.

O clima quente de Guayaquil levou os arquitetos a oferecerem respostas sustentáveis integradas ao desenho do empreendimento. Varandas amplas proporcionam sombra e protegem as fachadas de vidro do superaquecimento em todos os níveis. O posicionamento das torres favorece o fluxo de ar em todo o complexo, criando assim um sistema de ventilação natural que, além da vegetação abundante, ajuda a gerar um ambiente agradável para moradores e visitantes.

MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Imagem 7 de 13
Cortesia de MVRDV
MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Imagem 9 de 13
Cortesia de MVRDV

Grande parte da energia utilizada nas áreas comuns e residências está prevista para ser proveniente dos painéis fotovoltaicos. Além disso, o projeto reutilizará a água da chuva para irrigação dos jardins. A iluminação LED e a bomba de calor também ajudarão a reduzir o consumo geral de energia e as emissões de carbono do empreendimento.

MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador - Imagem 2 de 13
Cortesia de MVRDV

O sócio-fundador do MVRDV, Jacob van Rijs, expressou a importância de abrir este empreendimento para a cidade, para permitir que os cidadãos, não apenas os moradores, usem as comodidades oferecidas e criem novas conexões. No início deste mês, MVRDV, em colaboração com Rotterdam Rooftop Days, inaugurou uma passarela suspensa a 30 metros de altura que atravessa as coberturas de Rotterdam, destacando mais uma vez o potencial inexplorado para expandir o domínio público. A instalação também espera aumentar a conscientização dos visitantes sobre o potencial das coberturas, que podem ser uma segunda camada que torna a cidade mais habitável, sustentável e saudável.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "MVRDV divulga projeto de torres residenciais em Puerto Santa Ana, Equador" [MVRDV Reveals Design of Residential Towers in Puerto Santa Ana, Ecuador] 09 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983133/mvrdv-divulga-projeto-de-torres-residenciais-em-puerto-santa-ana-equador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.