BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha

O escritório dinamarquês BIG venceu o concurso para o Basque Culinary Center, um novo centro de tecnologia de alimentos localizado em San Sebastian, Espanha. Além do projeto do BIG, outros quatro escritórios de renome apresentaram suas propostas: OMA, Snøhetta, 3XN e Toyo Ito & Associates. The Gastronomy Open Ecosystem (GOe) é um projeto de 9.000 m2 que busca impulsionar a arte e a ciência da inovação gastronômica, reunindo startups de alimentos, pesquisadores e chefs. O edifício se concentrará no desenvolvimento de proteínas alternativas, robótica agrícola, prevenção do desperdício de alimentos e muito mais.

BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 2 de 17BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 3 de 17BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 4 de 17BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 5 de 17BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Mais Imagens+ 12

Situado entre as margens de San Sebastian e o monte Ulia, em um terreno com desnível de 10 metros de altura, o GOe, é “concebido como uma extensão arquitetônica da paisagem dramática e da paisagem urbana”, como explica Bjarke Ingels , Fundador e Diretor Criativo do BIG. Liberando o solo, o projeto proposto denominado “Olatuen bidea - Camino de las Olas” se eleva do térreo, proporcionando parques na cobertura para convidar as pessoas da cidade a se envolverem com a arte e a ciência da gastronomia.

BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 6 de 17
© Playtime

Criando ligações à rota de peregrinação do Caminho de Santiago e ao Mar Cantábrico, a intervenção reforça a qualidade existente do local e estabelece o edifício como um ponto de encontro entre a cultura, a gastronomia e a cidade. Ocupando diferentes espaços abertos, a proposta vencedora coloca uma praça pública coberta no nível da rua e uma série de terraços e janelas recuadas que exibem a atividade nas cozinhas, laboratórios e aulas.

GOe - Gastronomia Open Ecosystem […] é um espaço onde talento, pesquisa, inovação e empreendedorismo se convergem com o objetivo de se tornar uma referência internacional que explorará os limites e o futuro da gastronomia. A proposta do BIG "Olatuen bidea - Camino de las Olas" representa o espírito aberto, colaborativo e participativo do GOe. Um edifício que não apenas se integra à cidade, mas também gera novos espaços de diálogo e conexão. --Joxe Mari Aizega, Diretora Geral do Centro Culinário Basco

BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 8 de 17
© Fusao

O Basque Culinary Center, uma instituição gastronômica pioneira, lançou o concurso internacional de design para o novo hub de inovação alimentar em 2021. Buscando unir “ciência, gastronomia, empreendedorismo e natureza para promover pesquisa culinária, inovação e prazer”, o Gastronomia O Open Ecosystem terá o “potencial de se tornar um destino para viajantes culinários de todo o mundo”, segundo Bjarke Ingels.

BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 7 de 17
© Playtime

Partindo da modularidade de uma cozinha ideal, configuramos o novo GOe e seus programas públicos e privados como um grid – a fachada é transportada até o telhado estendendo a paisagem, os edifícios, muitos espaços públicos e programas exteriores em um movimento contínuo. Levitando suavemente sobre o chão, o GOe será um bom vizinho e um bom cidadão de San Sebastian, oferecendo uma janela para o pioneirismo gastronômico mundial, enquanto cria novos espaços públicos, praças, parques e vistas - João Albuquerque, Sócio, BIG Barcelona.

BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 9 de 17
Cortesia BIG

Em termos de configuração, usuários e visitantes entrarão diretamente no Gastro Hall, um espaço central, aberto desde o térreo até à cobertura. Uma grande escadaria conectará todos os programas e níveis dentro do edifício, servindo também como anfiteatro para eventos e palestras. Os visitantes poderão observar as cozinhas-vitrine e as pesquisas em andamento. Enquanto os programas públicos utilizam materiais naturais como madeira, cozinhas e laboratórios utilizam materiais industriais para melhor higiene e manutenção. Por fim, para oferecer flexibilidade máxima, o projeto cria salas de aula abertas, laboratórios e cozinhas que podem ser reorganizadas para diferentes finalidades.

BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 14 de 17
Cortesia BIG
BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha - Imagem 12 de 17
Cortesia BIG

Informações do projeto

  • Nome: Olatuen Bidea - Camino de las Olas
  • Área: 9090 m2
  • Cliente: Basque Culinary Center Fundazioa
  • Localização: San Sebastian, Espanha
  • Colaboração: Gleeds (consultoria de orçamentos), Tricon (consultoria em projetos de cozinhas), Play-Time & Fusao (recursos visuais) 
  • Arquitetos responsáveis: Bjarke Ingels, João Albuquerque
  • Líder do projeto: Matthew Reger
  • Equipe de projeto: Gonzalo Coronado, José Gómez, Klaudia Szczepanowska, Natalia Politano, Pietro Saccardi, Hanna Johansson, Wiktoria Kolakowska
  • BIG Paisagismo: Laura Font Gallart 
  • BIG Engenharia: Andrea Hektor, Johan Lindqvist 
  • BIG Sustentabilidade: Tore Banke, Cosmin Paduraru 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "BIG projeta centro de pesquisa e inovação culinária em San Sebastian, Espanha" [BIG Designs Proposal for Culinary Research and Innovation Hub in San Sebastian, Spain] 30 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982536/big-projeta-centro-de-pesquisa-e-inovacao-culinaria-em-san-sebastian-espanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.