Uma vista do alto: a história das torres de observação

Há algo mágico em ver uma cidade do alto. Ter um novo ponto de vista e olhar através de um horizonte em vez de olhar para ele é um dos sentimentos mais poderosos e inspiradores que existem. As plataformas de observação não são apenas maravilhas arquitetônicas, mas também uma espécie de ícone cívico, orgulho de uma cidade. Hoje em dia não é apenas a altura que atrai as pessoas, mas também a programação de bares, passeios e bungee jump.

Uma vista do alto: a história das torres de observação - Imagem 4 de 4
Torre Eiffel / Paris. Imagem Courtesia de AL_A

As torres de observação são uma parte importante do urbanismo, do orgulho da cidade e da atração do turismo. Em 1889, para a Feira Mundial de Paris, a Torre Eiffel foi equipada com um sistema de elevador de alta tecnologia que permitia aos passageiros moverem-se de cima para baixo com segurança e rapidez. Embora a torre devesse permanecer apenas nas duas décadas seguintes, rapidamente se tornou um símbolo icônico de Paris e uma representação dos avanços tecnológicos significativos da cidade e ainda é um dos pontos de observação mais visitados.

Inspirados pelo sucesso da Torre Eiffel, muitos outros seguiram o exemplo e começaram a construir suas próprias estruturas. Muitos arquitetos e artistas sentiram que, mesmo que não houvesse um lugar para observar a cidade, a combinação certa de altura e simbolismo teria o mesmo efeito e geraria entusiasmo - no entanto, isso não era o que acontecia na maioria das vezes. O artista russo Vladimir Tatlin apresentou seu projeto para uma torre de comunicações, chamada de Monumento à Terceira Internacional, em 1917. Como era típico da época, foi planejada para compartilhar manifestos e notícias via ondas de rádio e, caso algum dia fosse concluída, seria capaz de transmitir mensagens mesmo com o céu nublado. A única coisa que faltava era o aspecto humano - não havia uma plataforma de observação planejada.

Uma vista do alto: a história das torres de observação - Imagem 2 de 4
Seattle Space Needle / Seattle. Imagem © Foto de Ganapathy Kumar on Unsplash

Em meados do século 20, o projeto e a construção de decks de observação, como o Space Needle de Seattle (1961), e uma série de torres canadenses em Calgary, Vancouver e Toronto começaram a surgir. Mais notavelmente, a CN Tower de Toronto, que mais tarde se tornaria uma das torres de observação mais famosas do mundo, era a maior estrutura autônoma no momento de sua conclusão. Foi vista como um símbolo da autopercepção de Toronto, e seu objetivo de comprovar o sucesso de seu crescimento para o resto do mundo.

Hoje em dia as torres de observação ganharam vida própria. Em vez de serem uma estrutura com um propósito singular, estão sendo integradas em edifícios que possuem outros elementos programáticos como o espaço de escritórios. A sociedade agora examina fortemente o uso do terreno, fazendo com que as plataformas de observação que são apenas plataformas de observação pareçam um desperdício de espaço. Os principais centros urbanos da China projetam algumas das torres de observação mais exageradas do mundo, criando bondes-bolha que circundam edifícios com quase 800 metros de altura. Londres propôs recentemente uma torre de observação em forma de tulipa, a ser projetada pela Foster + Partners, mas depois de zombarem de sua forma e questionarem o valor que ela traria para o centro da cidade, foi rapidamente descartada.

Uma vista do alto: a história das torres de observação - Imagem 3 de 4
The London Eye / London. Imagem © Foto de Pablo Martinez on Unsplash

Para os visitantes, as plataformas de observação oferecem uma vista da cidade que realmente não pode ser capturada de outra maneira. Para as cidades, oferece uma oportunidade de exibir seu progresso e orgulho cultural e gerar receita ao atrair turistas que desejam experimentar a maravilha de seu horizonte. Ao longo do próximo século, à medida que as cidades crescem em densidade e a tecnologia permite que os edifícios sejam construídos em novas alturas, as torres de observação continuarão proporcionando uma experiência única.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Uma vista do alto: a história das torres de observação" [A View From the Top: The History of Observation Towers] 05 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982209/uma-vista-do-alto-a-historia-das-torres-de-observacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.