Como bairros de uso misto podem reduzir a criminalidade

O planejamento e o projeto de bairros e empreendimentos de uso misto estão em alta. Muitos dos lugares que frequentamos apresentam uma variedade de programas, trazendo muitas das atividades do nosso cotidiano para um só lugar. Mas os espaços de uso misto fazem mais do que apenas criar uma diversidade de experiências nas cidades – eles também podem contribuir para reduzir as taxas de criminalidade.

O termo "uso misto" refere-se a áreas que facilitam o acesso a lojas, restaurantes, empresas e áreas residenciais por meio de acessos públicos de pedestres e que, consequentemente, acaba reduzindo a necessidade do uso de carros. Esses bairros melhoram as conexões sociais e incentivam o transporte público, ao mesmo tempo em que permitem às pessoas “viverem, trabalharem e se divertirem” em uma única área. Dessa maneira, em vez de cidades que possuem moradias e algum comércio na periferia e um distrito comercial central no centro da cidade, os empreendimentos são planejados de forma mais consistente e têm um planejamento para a expansão urbana.

Como bairros de uso misto podem reduzir a criminalidade - Imagem 4 de 4
Beverly Hills vista aérea. Imagem via Dbox, Alagem Capital

Então, por que essas áreas apresentam menor criminalidade em relação às outras? Em um estudo publicado pela University of Pennsylvania, os dados mostraram que bairros com cafés, bares, escritórios e áreas residenciais locais são mais propensos a ter mais “olhos da rua” em mais horas do dia. Essa vigilância pública da comunidade pode dissuadir os criminosos. O estudo examinou oito bairros em Los Angeles que são conhecidos por terem taxas de criminalidade acima da média, analisando bairros residenciais, distritos comerciais e áreas que experimentaram uma mudança para empreendimentos de uso misto ao longo do tempo.

As áreas onde os escritórios comerciais estavam fortemente concentrados sofreram 40% a mais com a criminalidade que outros bairros, especialmente aqueles que incluíam residências. Considerando que a maioria dessas áreas foi fortemente utilizada durante o dia, quando a maioria das pessoas está nos escritórios, faz sentido que o estudo tenha visto um aumento na criminalidade durante a noite. Além disso, as áreas que apresentavam zoneamento que adicionava edifícios residenciais a áreas comerciais tiveram uma queda de 7% na criminalidade, sobretudo quanto aos incidentes relacionados a automóveis. A pesquisa concluiu que faz sentido que os moradores possam sentir um maior senso de propriedade pelos bairros onde moram em comparação com os bairros onde apenas trabalham, e quando esses dois têm algum tipo de sobreposição, as pessoas ainda se sentem protetoras dos bares, restaurantes e lojas que estão em seus bairros.

Como bairros de uso misto podem reduzir a criminalidade - Imagem 2 de 4
Zulgo centro da cidade, por ZHA. Imagem © Brick Visual

O que isso diz aos urbanistas e arquitetos é que as leis de zoneamento podem ser um fator contribuinte e uma ferramenta importante para ajudar a prevenir o crime nas cidades. Quando pensamos em maneiras de projetar visando aumento da segurança, normalmente aumentamos as calçadas, melhoramos iluminação e sistemas de vigilância públicos, mas também podemos prever o uso misto. Em contrapartida, bairros e empreendimentos de uso misto necessitam de mais infraestrutura e estabilidade econômica para se manterem. Diferentes usos em uma mesma área cria a necessidade do aumento na frequência da coleta de lixo e da manutenção de esgoto, das vias e das calçadas, por exemplo.

Como bairros de uso misto podem reduzir a criminalidade - Imagem 3 de 4
Zulgo centro da cidade, por ZHA. Imagem © Tegmark

É claro que o planejamento das cidades é apenas um fator na composição da taxa de criminalidade e os outros aspectos não devem ser negligenciados. Mas, a presença de lojas, restaurantes e residências em uma área predominantemente de escritórios pode diminuir a taxa de criminalidade local. Portanto, esse é um aspecto que pode ser incorporado no planejamento urbano para criar bairros mais seguros em nossas cidades.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Como bairros de uso misto podem reduzir a criminalidade" [How Mixed-Use Neighborhoods Can Reduce Crime Rates] 05 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982008/como-bairros-de-uso-misto-podem-reduzir-a-criminalidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.