Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade

No Novo México, os canais de irrigação que estão em operação contínua há três séculos abastecem e nutrem as terras úmidas do sudoeste americano. Esses canais são conhecidos como Acequias – sistemas de água gerenciados comunitariamente construídos com base na tradição democrática. Os membros da comunidade são proprietários dos direitos sobre a água, que elegem uma equipe de três pessoas para supervisionar os canais. No Cairo e em Barcelona, a Praça Tahrir e a Plaza de Catalunya atuaram como locais importantes para expressar insatisfação política. Os protestos na Praça Tahrir em 2011, por exemplo, resultaram na queda de um governo de quase 30 anos.

Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 2 de 11Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 3 de 11Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 4 de 11Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 5 de 11Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Mais Imagens+ 6

Tanto as Acequias quanto as praças do Cairo e Barcelona podem ser consideradas parte de um Common – amplamente definido como um conjunto de recursos, naturais e culturais, compartilhados pelas pessoas.

Os centros urbanos do Cairo e Barcelona podem ser definidos como Commons urbanos, espaços públicos que situam os cidadãos de um lugar como atores-chave e ativos na sociedade. Os sistemas de gestão de água do Novo México fazem o mesmo – permitindo que os cidadãos definam diretamente como um recurso compartilhado é usado. Esses exemplos, em meio a uma avaliação mais ampla das desigualdades perpetuadas na prática arquitetônica, destacam a imensa importância não apenas da colaboração, mas de uma colaboração que defende a ação de comunidades e territórios marginalizados.

Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 9 de 11
Praça Tahrir - Cairo. Imagem via Shutterstock / Por Matias Planas

Arquitetos precisam de mapas. Eles são parte integrante do processo de desenho, ainda mais para os urbanistas. Arquitetos e urbanistas que trabalham no hemisfério sul, por sua vez, enfrentam o obstáculo extra de dados de mapas inacessíveis. Os dados sobre as condições urbanas de muitas cidades africanas, por exemplo, são produzidos principalmente fora do continente, por entidades que possuem os fundos necessários para custear os serviços oficiais de cartografia. Isso deixa as populações locais de muitas cidades africanas efetivamente impedidas de reivindicar ações significativas em relação à forma como suas cidades são planejadas e projetadas.

Iniciativas comuns, como o Open Street Maps, são parte integrante e necessária para superar essa divisão. É um projeto colaborativo com o objetivo de criar um banco de dados geográfico editável gratuito do mundo. Em países como a Guiné, as rotas de ônibus de sua capital foram amplamente mapeadas - uma parte integrante da análise padrão do site arquitetônico que, de outra forma, não estaria disponível no Google Maps. Na cidade tanzaniana de Mwanza, um projeto de mapeamento em andamento nos municípios de risco de inundação de Ilemela e Nyamagana fornecerá dados de acesso aberto valiosos para seus moradores, permitindo que os arquitetos de lá acessem facilmente informações essenciais que influenciarão as abordagens arquitetônicas na região.


View Larger Map

Na América Latina mapeadoras mulheres formaram comunidades no Open Street Map, adicionando dados geoespaciais úteis às informações existentes, que geralmente priorizam os homens. Um grupo – Geochicas – treina mulheres no uso da plataforma, levando a projetos como o mapeamento de feminicídios na Nicarágua e um projeto em andamento para mapear as ruas com nomes de mulheres na América Latina e na Espanha. As comunidades do Open Street Map têm um papel importante a desempenhar na capacitação arquitetônica, permitindo que arquitetos em potencial acessem dados em suas próprias comunidades sem precisar de assinaturas acadêmicas e fornecendo dados espaciais mais atualizados em contextos em rápida evolução.

Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 11 de 11
San Marcos - Nicaragua. Imagem © Wikimedia User JaredGMP64 sob a licença Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International

Uma abordagem Common, no entanto, pode abranger mapas anteriores e projetos arquitetônicos. Pouco depois de ganhar o Prêmio Pritzker de 2016, Alejandro Aravena, por meio de seu escritório ELEMENTAL, divulgou planos para quatro projetos de habitação social de código aberto. O pacote inclui desenhos CAD detalhados e um pequeno texto descrevendo a lógica para tornar os desenhos de acesso aberto.

A lógica é simples – em meio a uma crise habitacional mundial, o mercado reduz e desloca, reduzindo a pegada de novas habitações e deslocando comunidades para periferias urbanas. A liberação desses planos para o domínio público permite que o projeto de habitação ocorra, com os moradores recebendo a estrutura para construir suas próprias habitações, que podem ser adaptadas ao longo do tempo.

Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 6 de 11
Quinta Monroy / ELEMENTAL. Imagem © ELEMENTAL
Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 8 de 11
Quinta Monroy / ELEMENTAL. Imagem © ELEMENTAL

Existem limitações, é claro. Os quatro projetos de habitação social estão evidentemente muito enraizados em seus contextos chileno e mexicano, mas seria possível fazer ajustes nos projetos dependendo dos códigos, regulamentos e materiais locais. Eles são mais eficazes como provocação, desnudando a falta de transparência nos projetos institucionais de habitação social e fornecendo uma estratégia de habitação arquitetônica em meio à sufocante burocracia institucional.

Nos últimos anos, plataformas como Opendesk e Wikihouse entraram na disputa. O primeiro é um grupo de designers que compartilham seus designs de móveis sob uma licença Creative Commons, e o segundo um sistema de construção de código aberto usando painéis de madeira cortados à máquina para construir estruturas, promovendo uma comunidade onde os usuários podem compartilhar projetos por conta própria.

Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade - Imagem 7 de 11
Opendesk furniture. Imagem Cortesia de Opendesk

Projetos Common ajudam a impulsionar conversas que nos ajudam a criticar os lugares em que vivemos, desde a divulgação pública de planos de habitação social, até mapear áreas colaborativamente, com acesso aberto. O que é evidente é que a transparência radical tem um papel cada vez maior na formação do nosso ambiente construído.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade" [The Commons: Dissecting Open-Source Design] 28 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981355/design-de-codigo-aberto-na-escala-da-arquitetura-e-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.