UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo

UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 1 de 20
Cortesia de Oceanix e BIG-Bjarke Ingels Group

A UN-Habitat e a empresa de tecnologia OCEANIX revelaram o projeto do primeiro protótipo do mundo para uma cidade flutuante sustentável, a ser localizada em Busan. O projeto pretende fornecer uma estrutura escalável de desenvolvimento para cidades costeiras que enfrentam escassez de terra e um aumento do nível do mar. Com uma população de 3,4 milhões de pessoas, Busan é a segunda maior cidade da República da Coreia e, ao mesmo tempo, uma das cidades marítimas mais importantes, tornando-a um ambiente adequado para a implantação do protótipo da cidade flutuante.

UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 2 de 20UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 3 de 20UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 4 de 20UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 5 de 20UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Mais Imagens+ 15

UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 2 de 20
Cortesia de Oceanix e BIG-Bjarke Ingels Group

"Estamos no caminho certo para entregar a OCEANIX Busan e demonstrar que a infraestrutura flutuante pode criar novas terras para cidades costeiras que buscam maneiras sustentáveis ​​de se expandir para o oceano enquanto se adaptam ao aumento do nível do mar", disse o CEO da OCEANIX, Sr. Philipp Hofmann, na reunião sediada na sede da ONU em Nova York. A comunidade flutuante da OCEANIX contará com um total de 6 hectares (15,5 acres) de plataformas interconectadas, que acomodarão 12.000 pessoas. Cada bairro abrigará edifícios de baixa altura definidos por linhas suaves e vários terraços.

UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 5 de 20
Cortesia de Oceanix e BIG-Bjarke Ingels Group

O bairro marítimo modular da OCEANIX será um protótipo para cidades sustentáveis ​​e resilientes. Como nossa primeira manifestação dessa nova forma de urbanismo aquático, a OCEANIX Busan expandirá o caráter e a cultura únicos da cidade terrestre para a água ao seu redor. Acreditamos que as plataformas flutuantes da OCEANIX podem ser desenvolvidas em escala para servir de base para futuras comunidades resilientes nos locais costeiros mais vulneráveis ​​na linha de frente das mudanças climáticas - Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo do BIG-Bjarke Ingels Group.

Projetado para se adaptar às necessidades de mudança de Busan, o projeto tem potencial para expandir e acomodar mais de 100.000 pessoas. O projeto integra sistemas circulares e de desperdício zero, bem como, sistemas de água em circuito fechado, de alimentos, energia net-zero, mobilidade inovadora e regeneração de habitats costeiros. Estes sistemas interconectados gerarão 100% da energia operacional necessária no local através de painéis fotovoltaicos flutuantes e na cobertura.

UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 4 de 20
Cortesia de Oceanix e BIG-Bjarke Ingels Group

A OCEANIX é uma empresa de tecnologia azul fundada em 2018 com o objetivo de projetar e construir cidades flutuantes sustentáveis. Entre os colaboradores da empresa para o protótipo de Busan estão o Bjarke Ingels Group, SAMOO Arquitetos e Engenheiros, Arup, o MIT Center for Ocean Engineering, a Korea Maritime and Ocean University, o artista ambiental Olafur Eliasson e o Studio Other Spaces, o Center for Zero Waste Design e a Global Coral Reef Alliance.

UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo - Imagem 20 de 20
Cortesia de Oceanix e BIG-Bjarke Ingels Group

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "UN-Habitat e Oceanix divulgam protótipo para a primeira cidade flutuante sustentável do mundo" [UN-Habitat and Oceanix Reveal Prototype for the World's First Sustainable Floating City] 05 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981182/un-habitat-e-oceanix-divulgam-prototipo-para-a-primeira-cidade-flutuante-sustentavel-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.