Madeira feita de kombucha?

Madeira feita de kombucha? - Imagem 2 de 7
Cortesia de Symmetry Wood

Florestas cobrem cerca de um terço do Planeta e desempenham papel fundamental para a vida. Segundo Peter Wohlleben, autor do livro “A vida secreta das árvores”, por meio de tramas de fungos, as espécimes de uma floresta podem se comunicar umas com as outras, inclusive trocando nutrientes, ajudando as mais fracas, e organizando estratégias de sobrevivência, o que é imprescindível para o crescimento saudável dos indivíduos. A preservação das florestas existentes e a criação de novas são imprescindíveis para a biodiversidade, recuperação natural e sequestro de carbono, mas também para atender à demanda pelo uso de madeira. Um relatório da WWF (World Wide Fund for Nature) estima que a quantidade de madeira retirada no mundo deverá triplicar até o ano de 2050, com o aumento da população e da renda nos países em desenvolvimento, além de ser estimado um maior uso da madeira para fabricar biocombustíveis, produtos farmacêuticos, plásticos, cosméticos, eletrônicos de consumo e têxteis. Buscar substitutos ao material pode ser um caminho inteligente para um futuro sustentável, sobretudo se estes utilizam-se dos resíduos gerados por alguma outra indústria. Pyrus, por exemplo, é um material de madeira sem petróleo produzido de forma sustentável com resíduos de celulose bacterianos reaproveitados da indústria de kombucha.

Madeira feita de kombucha? - Imagem 3 de 7
Cortesia de Symmetry Wood

A madeira consiste basicamente em celulose e lignina. Celulose é a molécula orgânica mais abundante do planeta e dá rigidez e firmeza às plantas. A lignina atua como uma cola e cumpre funções de impermeabilidade e resistência contra ataques biológicos aos tecidos vegetais. A grande sacada é que a celulose pode ser encontrada em abundância na produção de kombucha (bebida fermentada feita a partir da simbiose de bactérias e leveduras). 

Conversamos com Gabe Tavas, o criador do material, que também desenvolveu a empresa Symmetry Wood. "Através de pesquisas independentes, percebi que a celulose da bactéria é semelhante à celulose, que compreende a cerca de 50% da madeira das árvores". Para desenvolver o produto, essa celulose é despejada num molde, onde adiciona-se ágar, um gel à base de algas, como ligante. Eles desidratam o material e depois colocam a folha de celulose endurecida sob uma prensa mecânica para achatá-la. O que resta é uma chapa que pode ser lixada e cortada como madeira de uma árvore, e que pode biodegradar. "O resultado é um material denso e de cor escura que se assemelha a muitas madeiras de alto valor que impulsionam o desmatamento em áreas tropicais, como a floresta amazônica."

Madeira feita de kombucha? - Imagem 4 de 7
Cortesia de Symmetry Wood
Madeira feita de kombucha? - Imagem 6 de 7
Cortesia de Symmetry Wood

O projeto venceu o James Dyson Award de 2021, um prêmio internacional de design para estudantes. Com o recurso em dinheiro recebido, os planos são expandir suas instalações de produção e desenvolver processos de impressão tridimensional. Sobre isso, ele acrescenta: “A impressão 3D é outra área de pesquisa ativa para a Symmetry Wood e exigirá uma nova versão do Pyrus. A celulose bacteriana provavelmente não pode ser impressa com a modelagem convencional de deposição fundida (FDM), pois um processo baseado em calor se deformará e enfraquecerá a maioria das formas de celulose. A empresa está, portanto, explorando abordagens alternativas. Se bem-sucedido, Pyrus com impressão 3D permitiria que as pessoas criassem geometrias de madeira complexas sem cortar árvores e eliminar a serragem perigosa gerada durante a madeira. Seria uma vitória de sustentabilidade e saúde!”

Madeira feita de kombucha? - Imagem 1 de 7
Cortesia de Symmetry Wood

Atualmente, o material tem sido utilizado em escalas reduzidas, com aplicações decorativas ou de joalheria e palhetas de guitarra. "Obtê-lo para a escala de construção exigirá pesquisas e desenvolvimento adicionais, e provavelmente começaríamos com facetas e estruturas que não recebam esforços estruturais. Nossa equipe está começando a realizar testes materiais que nos permitirão avaliar melhor todo o seu potencial de arquitetura."

Madeira feita de kombucha? - Imagem 5 de 7
Cortesia de Symmetry Wood

Evidentemente, ainda são necessários diversos testes e experimentações para que o produto tenha uma viabilidade comercial. Utilizar-se de um resíduo de outra indústria, atingindo um material com desempenho semelhante à madeira, abre os olhos para as possibilidades de materiais que se escondem sob nossos olhos. Gabe completa que “Designers também devem ter em mente que o status quo industrial é ilógico, mesmo sem considerarmos as mudanças climáticas. O consumo anual de recursos da economia mundial é tão grande que só poderia ser reabastecido por pelo menos 1,6 planetas, como se tivéssemos uma opção salvadora de longo prazo."

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Madeira feita de kombucha?" 21 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981118/madeira-feita-de-kombucha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.