Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos

Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Imagem 1 de 30
Instalações em SC Galychyna Ucrânia. Imagem © Serhii Kostianyi

A guerra na Ucrânia continua e o número de refugiados aumentou para 5 milhões, de acordo com a ONU. Reconhecido por seu envolvimento em ajuda humanitária, Shigeru Ban e a ONG Voluntary Architects' Network estão implementando um sistema de divisórias de papel (PPS) para abrigos emergenciais na Ucrânia e países vizinhos, projetado para fornecer alguma privacidade aos refugiados ucranianos. Desde o início de março, o PPS foi instalado na Polônia, Eslováquia, França e Ucrânia, por Shigeru Ban Architects e VAN, em colaboração com arquitetos locais e estudantes voluntários.

Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Imagem 2 de 30Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Imagem 3 de 30Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Imagem 4 de 30Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Imagem 5 de 30Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Mais Imagens+ 25

Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Imagem 2 de 30
© Nicolas Grosmond

O Paper Partition System (PPS) consiste em uma estrutura de oito tubos individuais de papelão com grandes furos nas extremidades, conectados por tubos menores e drapeados de tecido para garantir a privacidade. No início de março, um protótipo da estrutura, com uma unidade individual de 2,3 por 2 metros foi montado pela primeira vez na Universidade de Ciência e Tecnologia de Wroclaw, depois disso, estudantes voluntários liderados por Agata Jasiolek instalaram 60 unidades na Estação Ferroviária de Wroclaw. Ao mesmo tempo, 319 unidades PPS foram instaladas dentro de um antigo supermercado perto da fronteira entre Polônia e Ucrânia por estudantes liderados por Weronika Abramczyk, da mesma universidade.

Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Imagem 19 de 30
Abrigo em Paris. Imagem © Voluntary Archiects' Network

Na Polônia, VAN também colabora com um grupo de voluntários liderados por Hubert Trammer, membro da New European Bauhaus, e Jerzy Latka. Na França, a instalação do PPS em dois ginásios em Paris foi realizada pela equipe de Shigeru Ban Architects Europe e alunos da École Nationale supérieure d'architecture de Versailles. Outras 39 unidades foram instaladas dentro de um centro de atendimento na Bratislava em colaboração com Ľubica Šimkovicová, presidente do Passive House Institute Eslováquia.

Como um grande número de pessoas também foi deslocado internamente, abrigos de emergência foram instalados em várias cidades da Ucrânia. Em Lviv, o sistema de divisórias de papel foi instalado no Galchyna Gymnasium, uma universidade veterinária em Lviv, com a ajuda dos arquitetos Mykhailo Schevchenko, Oleksandr Anisimov e Oleg Drozdov. Todas as intervenções foram apoiadas por doações e pela participação de empresas privadas.

Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos - Imagem 5 de 30
Abrigo na Estação de Wroclaw. Imagem © Maciej Bujko

Shigeru Ban desenvolveu abrigos de papel pela primeira vez em 1994 para ajudar as pessoas refugiadas devido ao genocídio em Ruanda e, em 1995, o arquiteto fundou a ONG Voluntary Architects' Network (VAN) para promover os esforços de socorro a desastres. O sistema PPS foi usado anteriormente com sucesso após o Grande Terremoto no leste do Japão em 2011, o Terremoto de Hokkaido em 2018 e a chuva torrencial no sul de Kyushu em 2020.

Consulte a lista de organizações e grupos de ajuda com os quais você pode contribuir e ajudar a mitigar a crise humanitária.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Shigeru Ban cria sistema de divisórias de papel em abrigos emergenciais para refugiados ucranianos" [Shigeru Ban and VAN Install Paper Partition Systems in Emergency Shelters for Ukrainian Refugees] 03 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981067/shigeru-ban-cria-sistema-de-divisorias-de-papel-em-abrigos-emergenciais-para-refugiados-ucranianos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.