Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha

Bjarke Ingels Group, em parceria com a Argenia Ingeniería y Arquitectura, Buro Happold, e HCP Arquitectos y Urbanistas, receberam o primeiro prêmio em um concurso multidisciplinar internacional pelo projeto da nova sede do Centro Comum de Pesquisa em Sevilha, Espanha. Uma "nuvem de pérgulas" inspirada nas praças e ruas sombreadas da cidade cobrirá todo o terreno do CCI, praça, jardim e o edifício inferior, apoiado por uma série de colunas cobertas com placas fotovoltaicas que contribuem positivamente para a pegada operacional do edifício.

Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Imagem 2 de 17Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Imagem 3 de 17Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Imagem 4 de 17Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Imagem 5 de 17Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Mais Imagens+ 12

Localizado no antigo local da EXPO '92 na Isla de la Cartuja, Sevilha, o novo edifício de 9.900 m² promove o objetivo da cidade de se tornar uma referência global de sustentabilidade até 2025, bem como contribui para a visão da eCitySevilla de descarbonizar e fazer a transição da Isla de la Cartuja para fontes de energia 100% renováveis. O complexo abrigará doze unidades de pesquisa, assim como espaços públicos e privados ao ar livre. Como o perímetro das pérgulas são rebaixados a altura da escala humana, o centro de pesquisa segue o mesmo projeto e se adapta à cobertura, criando uma série de terraços e espaços ao ar livre sombreados para recreação e reuniões.

Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Imagem 8 de 17
Cortesia de BIG

O layout geral do complexo foi projetado para ser flexível e adaptável de acordo com quaisquer necessidades futuras do centro. No edifício do CCI, programas públicos e amenidades como refeitório, um centro de conferências e espaços sociais são organizados no pavimento térreo, enquanto os escritórios e unidades de pesquisa são alocados nos pavimentos superiores para garantir privacidade e segurança. Os locais de trabalho colaborativos são posicionados de frente para a praça, enquanto os espaços de trabalho privativos estão de frente para o jardim. 

Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Imagem 2 de 17
© Playtime

O projeto emprega materiais de origem local, como calcário, madeira e azulejos de cerâmica. A estrutura do edifício é feita de concreto de baixo carbono, o que reduz até 30% das emissões de CO₂, enquanto a cobertura de pérgulas foi construída com aço reciclado. Os jardins e elementos de água são integrados na paisagem externa para reduzir/eliminar o efeito de ilha de calor. Além da energia proveniente dos painéis e das tecnologias aplicadas em todo o edifício, a cobertura apresentará módulos integrados de coleta de água da chuva. Além disso, placas rasas e de sombreamento sob a pérgula permitem a ventilação natural cruzada e qualidades ideais de luz, reduzindo o consumo de energia da iluminação artificial, ar condicionado e ventilação mecânica.

Com nosso projeto para o Centro de Pesquisa em Sevilha, mais do que tudo, tentamos permitir que o desempenho sustentável do edifício impulsionasse uma estética arquitetônica que não só faz com que o complexo tenha um melhor desempenho como também o torna mais habitável e bonito - um novo vernáculo ambiental andaluz. -- Bjarke Ingels

Em maio de 2021, o Centro Comum de Pesquisa da Comissão Européia (CCI), endossado pela União Internacional de Arquitetos (UIA), lançou um concurso internacional de projetos multidisciplinares para o projeto da nova sede do CCI em Sevilha, Espanha. O concurso buscava uma "construção voltada para o futuro, inovadora e econômica, visando integrar múltiplas disciplinas para atingir as mais altas metas de sustentabilidade para um novo projeto de construção". O júri internacional presidido por Bernard Magenhann, Diretor Geral Adjunto do CCI, analisou quinze trabalhos antes de escolher o projeto vencedor. O júri elogiou o projeto pelo poder monumental coletado na cobertura sombreada, e como ele é capaz de criar simultaneamente espaços urbanos atraentes que promovem transparência, inclusão e eficiência energética.

Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Imagem 10 de 17
Cortesia de BIG
Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha - Imagem 6 de 17
© Playtime

O segundo lugar foi concedido à Dorte Mandrup, em parceria com Ines Ingenieros Consultores, Jansana, De la Villa, De Paauw, Arquitectes, Installacions Arquitectoniques e Activitats Arquitectoniques, enquanto o terceiro lugar foi dado à Cobe, com Esteyco, FSL Ingeniería y Diseño Sostenible, Estudi Ramon Folch i Associats, e b720 Arquitectura.

A expectativa é que o projeto seja lançado em 2024.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Grupo Bjarke Ingels traduz a identidade urbana de Andaluzia com novo centro de pesquisa em Sevilha" [Bjarke Ingels Group Translates Andalusia's Urban Identity with New Joint Research Center in Sevilla] 26 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980551/grupo-bjarke-ingels-traduz-a-identidade-urbana-de-andaluzia-com-novo-centro-de-pesquisa-em-sevilha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.