Casarões históricos são destruídos por deslizamento de terra em Ouro Preto

O deslizamento de uma encosta no Morro da Forca atingiu hoje pela manhã dois casarões no centro histórico de Ouro Preto-MG, destruindo-os completamente. As edificações eram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Minutos antes da tragédia, a área havia sido evacuada e não houve vítimas.

Segundo o Iphan, o casarão mais antigo, do século XIX, era chamado de Solar Baeta Neves e foi erguido por uma tradicional família de comerciantes às margens do Córrego Funil, próximo à Estação Ferroviária, local que mais se desenvolvia em Ouro Preto antes da transferência da capital para Belo Horizonte. Esta foi a primeira construção de estilo neocolonial da cidade, comentou o prefeito Angelo Oswaldo, e foi um imóveis restaurados pelo Programa Monumenta, do Instituto em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. A obra, que recebeu investimentos de R$ 373,5 mil, foi entregue em 2010. O segundo edifício destruído era uma casa amarela, de propriedade particular, onde funcionava um depósito.

De acordo com informações trazidas pelo jornal Estado de Minas, "os bombeiros foram acionados por volta 8h30 para fazer a vistoria do local. Nesse tempo, devido aos problemas estruturais encontrado, toda a área foi evacuada. Um pouco mais tarde, por volta de 9h10, houve o colapso."

A situação em Ouro Preto já era monitorada, informou a coordenadora-adjunta da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Gracielle Rodrigues Santos. Segundo ela, houve reuniões com o órgão municipal, autoridades de segurança e engenheiros da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para mapear as áreas de risco e traçar um plano de contingência. “Dessa maneira, ao serem mapeados pelos geólogos e técnicos, os pontos em que possivelmente poderia haver algum deslizamento de terra, foram iniciadas as evacuações preventivas das pessoas que moravam próximas a esses locais ou muito próximas de encostas que estavam sendo monitoradas”, informou.

Casarões históricos são destruídos por deslizamento de terra em Ouro Preto - Imagem 2 de 2
Foto: Google Street View / Reprodução

Após o deslizamento a Defesa Civil também orientou que todas as pessoas que moram nas proximidades deixem suas casas. O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto alerta que só no bairro Taquaral mais de 300 famílias estão em risco por causa dos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Há menos de uma semana, no dia 7 de janeiro, outro casarão tricentenário e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional foi parcialmente destruído pela fortes chuvas em Ouro Preto. O imóvel já estava em péssimas condições de conservação quando foi adquirido pelo município há poucos meses, informou a Prefeitura ao G1.

Com informações de Estado de Minas, G1 e Mídia Ninja.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Casarões históricos são destruídos por deslizamento de terra em Ouro Preto" 13 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975109/casaroes-historicos-sao-destruidos-por-deslizamento-de-terra-em-ouro-preto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.