Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim

Após vencer um concurso internacional em 2018, o escritório norueguês Snøhetta e a ECADI foram contratados para projetar uma nova biblioteca em Pequim. Apelidado de "floresta do conhecimento", o equipamento define novos padrões para projetos de biblioteca tradicionais, empregando tecnologia de ponta e materiais de origem local.

Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim - Imagem 2 de 7Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim - Imagem 3 de 7Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim - Imagem 4 de 7Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim - Imagem 5 de 7Snøhetta projeta uma floresta do conhecimento em Pequim - Mais Imagens+ 2

Baseando o projeto nas ideias de abertura e inclusão, o escritório projetou a biblioteca tendo em mente um espaço de aprendizado, troca de informações e discussões, celebrando a rica história da ciência e arte do país. Esses conceitos são enfatizados por um grande espaço comum no centro do equipamento. 

Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim - Imagem 2 de 7
Cortesia de Plomp/Snøhetta

A característica mais singular do projeto é uma cobertura formada por elementos que fazem lembrar copas de árvores, oferecendo aos visitantes a possibilidade de ler em meio à floresta. Sob esta cobertura lúdica, o programa se organiza a partir de um eixo de ciculação linear central. A fachada transparente do edifício, por sua vez, torna públicas as interações que ocorrem dentro do prédio, convidando aqueles que estão do lado de fora a entrar. 

Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim - Imagem 7 de 7
Cortesia de Plomp/Snøhetta

Cada coluna em forma de árvore é também um componente estrutural de alta tecnologia que controla a climatização interior, iluminação, conforto acústico e reciclagem da água da chuva, além de contar com painéis fotovoltaicos para a geração de energia elétrica. 

Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim - Imagem 6 de 7
Cortesia de Plomp/Snøhetta

As obras estão em andamento desde 2018 e têm conclusão prevista para este ano. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Snøhetta projeta uma "floresta do conhecimento" em Pequim" [Snøhetta Designs a "Forest of Knowledge" Library in Beijing] 12 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974657/snohetta-projeta-uma-floresta-do-conhecimento-em-pequim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.