O edifício que se moveu: como transportaram uma central telefônica sem suspender suas operações?

Em novembro de 1930, em Indiana, Estados Unidos, uma das grandes façanhas da engenharia moderna foi realizada: uma equipe de arquitetos e engenheiros transportou uma central telefônica de 11.000 toneladas sem nunca suspender as operações e suprimentos básicos para os 600 funcionários que trabalhavam no interior.

Para conhecer este feito, é preciso voltar a 1888, quando o escritório de arquitetura Vonnegut, Bohn & Mueller foi fundado em Indianápolis pelos arquitetos germano-americanos Bernard Vonnegut e Arthur Bohn. 

Em 1907, eles projetaram e construíram o Indiana Bell Building em Evansville, Indiana, um edifício de sete andares para a Central Union Telephone Company, uma obra Art Deco que foi incluida no Registro Nacional de Lugares Históricos dos Estados Unidos em 1982 como parte da identidade histórica de Indianápolis, como representante do legado arquitetônico germano-americano da cidade.

Em 1929 a Indiana Bell Telephone Company adquiriu a Central Union, incluindo os escritórios projetados 20 anos antes pelos arquitetos de origem alemã. Como a Indiana Bell tinha uma grande equipe, o plano inicial era demolir o edifício a fim de construir uma sede muito maior no mesmo terreno. Vonnegut, Bohn, & Mueller foram convidados a desenhar o novo projeto.

O projeto não só incluía escritórios para os funcionários, mas também previa o um call center que era operado manualmente, na época, pela própria equipe da empresa. Isto implicava que a demolição do edifício original resultaria em um corte imediato no fornecimento de serviços.

O edifício que se moveu: como transportaram uma central telefônica sem suspender suas operações? - Imagem 3 de 4
via Bass Photo Co Collection, Indiana Historical Society. Image Obreros operando gatas hidráulicas para levantar el edificio.

Kurt Vonnegut, filho de Bernard, já estava trabalhando com seu pai no escritório quando a companhia telefônica chegou com um projeto que incluía a demolição do prédio anterior. Kurt, que era membro do American Institute of Architects, propôs uma alternativa inovadora: realocar o edifício mantendo a continuidade dos serviços de chamada, de modo a não descartar uma infra-estrutura plenamente funcional.

A proposta de Kurt teve a aprovação da empresa e assim, durante 34 dias, o edifício de 11.000 toneladas foi movido a 16 metros de sua localização original e rotacionado em 90 graus, um processo que foi concluído em meados de novembro de 1930, sem interromper nem o serviço de chamadas, nem o fornecimento de gás, água e eletricidade do edifício. 

A mudança foi planejada pelos engenheiros Bevington, Taggert & Fowler, enquanto o empreiteiro John Eichlea Co. realizou a difícil proeza para a época.

Como eles fizeram isso? O edifício de 7 andares e 11.000 toneladas foi erguido a princípio por macacos hidráulicos. Em seguida, foi movimentado por rolos hidráulicos sobre uma superfície de concreto em vigas de abeto de 75 toneladas, distribuídas especificamente para este objetivo. Enquanto o prédio descansava sobre um rolo, os trabalhadores posicionavam o próximo, e assim por diante. Desta forma, o edifício foi movimentado a uma velocidade de 40 centímetros por hora. Mesmo o corredor de entrada do edifício foi conectado por uma passarela de entrada móvel que permitia o movimento rotativo e mantinha o acesso disponível em todos os momentos. 

O edifício que se moveu: como transportaram uma central telefônica sem suspender suas operações? - Imagem 2 de 4
via Bass Photo Co Collection, Indiana Historical Society. Image Indiana Bell Building reposicionado (derecha) y nuevas instalaciones (izquierda).

Testemunhos de alguns dos 600 funcionários do edifício indicaram que eles nem mesmo notaram o deslocamento da estrutura de acordo com os registros da Telephone Collectors International (TCI). 

Apesar do esforço titânico, o edifício, localizado no cruzamento da Meridian com a New York St, cumpriu suas funções apenas até o final dos anos 50, e foi demolido em 1963 para ser substituído por novas instalações de escritório para acomodar o crescente número de funcionários da empresa. Hoje, o local abriga os escritórios da AT&T; um complexo de 22 andares que mantém parte do estilo Art-Deco original do extinto edifício de 7 andares que uma vez abrigou funcionários da também extinta Indiana Bell Company.

O Edifício Indiana Bell foi um dos primeiros edifícios no mundo a ser movimentado em vez de demolido. Outros exemplos são o Shubert Theatre em Minneapolis, o Belle Tout Lighthouse em Sussex England e o Empire Theater em Nova York.

O avanço contínuo das técnicas de construção e projeto muitas vezes exige a renovação de antigas instalações que são obsoletas em suas capacidades. A movimentação dos edifícios permite dar uma segunda vida a estruturas que de outra forma teriam que ser demolidas para dar lugar a construções mais modernas e eficientes.

Fontes:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Ignacio Rodríguez. "O edifício que se moveu: como transportaram uma central telefônica sem suspender suas operações?" [El edificio que se movió: ¿cómo desplazaron una central telefónica de 11.000 toneladas sin suspender sus operaciones?] 14 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971865/o-edificio-que-se-moveu-como-transportaram-uma-central-telefonica-sem-suspender-suas-operacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.