Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo

A COP26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, está programada para ser realizada na Escócia na última semana de outubro de 2021. No pano de fundo desta conferência está uma maior consciência global das mudanças climáticas, à medida que discussões ocorrem sobre como um futuro mais igualitário pode ser alcançado. O estado atual e futuro da arquitetura é um componente-chave desta conversa, já que, as críticas são dirigidas aos escritórios de arquitetura que fazem uso do "greenwash" (ou maquiagem verde) levantando questões sobre se o termo "sustentabilidade" está cada vez mais sendo usado apenas como a palavra da moda de hoje.

Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 2 de 14Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 3 de 14Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 4 de 14Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 5 de 14Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Mais Imagens+ 9

A recente vitória do Pritzker pelo escritório de arquitetura francês Lacaton & Vassal é um sinal de que - talvez - a frase icônica “o edifício mais verde é aquele que já foi construído” está lentamente ganhando aceitação popular. Com um extenso portfólio abrangendo projetos que valorizam os edifícios existentes em detrimento da demolição, sua filosofia que defende a reutilização adaptativa de edifícios é aquela que a indústria da construção deve abraçar se o objetivo é criar um futuro mais verde para o planeta e seus habitantes.

Quando falamos em reutilização adaptativa, no entanto, é importante estender sua definição para incluir não apenas estruturas de edifícios, mas também a regeneração e reutilização de espaços urbanos. Em todo o mundo, existem inúmeras cidades que foram afetadas por guerras e conflitos, a cidade síria de Aleppo, por exemplo, teve sua paisagem urbana fragmentada pela violência. Conflitos como esses forçam as pessoas a fugir de suas cidades, criando refugiados, que por sua vez enfrentam outra forma de conflito ao imigrar para lugares com atitudes anti-imigrantes ou encarar a hostilidade infraestrutural por meio de campos de refugiados impessoais sem espaços públicos de reunião. A reutilização adaptativa urbana, então, é um elemento integral para abrigar de forma sustentável as populações presentes e futuras das cidades do planeta.

Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 13 de 14
Praça Saadallah al-Jabiri, Aleppo, após a explosão de outubro de 2012. Imagem © Wikimedia User Zyzzzzzy under the Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.

Ao examinar a reutilização adaptativa de espaços públicos, é útil não olhar apenas para projetos de regeneração urbana em grande escala, mas também olhar para iniciativas de pequena escala que, no entanto, podem ter um grande impacto. Analisando o Líbano, vemos um país que abriga um grande número de refugiados, fugindo do conflito em curso na Síria. O trabalho do estúdio de design sem fins lucrativos CatalyticAction, no Líbano, é uma estrutura útil para abordar a reutilização adaptativa urbana. Em parceria com uma ONG local, CatalyticAction reformou um prédio escolar no município libanês de Ghazze, que recebia um fluxo significativo de refugiados sírios.

Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 9 de 14
Basma Playground - CatalyticAction. Imagem Cortesia de CatalyticAction

Parte desta remodelação também incluiu um espaço público para crianças em idade escolar, o que foi conseguido através da transformação de um local abandonado nas proximidades em um parque infantil. Enquanto servia como um espaço de recreação para as crianças, o terreno anteriormente negligenciado agora também serviria como um jardim público para os residentes de Ghazze, facilmente acessível para a cidade através da estrada principal; uma intervenção que destaca o amplo impacto espacial das intervenções de reutilização adaptativa urbanas relativamente mínimas.

Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 6 de 14
Basma Playground - CatalyticAction. Imagem Cortesia de CatalyticAction

De forma semelhante à intervenção em playgrounds em Ghazze estão as Iniciativas das Ruas Modelo da UN-Habitat, particularmente com o caso do bairro de Dandora na capital do Quênia, Nairóbi. Aqui, houve um tipo diferente de conflito, já que seus residentes foram em grande parte ignorados pela administração da cidade e forçados a viver nas proximidades do maior depósito de resíduos sólidos de Nairóbi. Por meio de sessões participativas com membros da comunidade local, várias atividades foram realizadas a fim de melhorar a qualidade urbana de Dandora, com plantação de árvores, abertura de drenagens e pintura de fachadas, todas desempenhando um papel importante para tornar o bairro mais seguro e fomentar o fortalecimento social. coesão.

Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 14 de 14
Rua modelo em Dandora antes da revitalização. Imagem © Marco Carolei
Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 12 de 14
Projeto Dandora. Imagem Cortesia de UN-Habitat

O que inicialmente deu início ao sucesso posterior do projeto, no entanto, foi a reutilização adaptativa urbana na escala da rua. Os conjuntos residenciais em Dandora estavam cheios de lixo, o que significa que as cerca de 50 famílias que usavam esses conjuntos como espaços públicos de reunião foram deixadas expostas ao lixo e água cinza que vazou devido à má drenagem.

O fato de que este modelo influenciou iniciativas semelhantes em outros bairros de Nairóbi, como Kayole e Mathare, entre outros, é uma prova de como as comunidades podem abraçar a reutilização adaptativa na escala urbana e enfatiza como os espaços urbanos seguros e sustentáveis nem sempre precisam ser construídos a partir do zero.

Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 8 de 14
Projeto Dandora. Imagem Cortesia de UN-Habitat

Por último, um fato vital da reabilitação adaptativa urbana é que, simplesmente, as pessoas evoluem e inovam. O campo de refugiados de Zaatari na Jordânia, apesar de ter sido inaugurado em 2012, é o lar de uma rua movimentada apelidada de Champs-Élysées, que abriga uma mistura vibrante de lojas e negócios. Este ambiente empresarial é, infelizmente, bastante precário, pois as lojas são ilegais e também as conexões de eletricidade que alimentam o fornecimento de energia de Zaatari. É um exemplo emblemático da natureza improvisada de muitos assentamentos ao redor do mundo hoje e enfatiza como, em muitos lugares, os projetos de reutilização adaptativa urbana simplesmente precisam regenerar processos urbanos já existentes para serem bem-sucedidos.

Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo - Imagem 7 de 14
Champs-Élysées - Campo Refugiados Zaatari. Imagem © Jordi Matas/UNHCR

Uma linha de pensamento sustentável mais abrangente significa examinar como podemos aplicar os princípios de reutilização adaptativa em escala urbana, revitalizando espaços urbanos negligenciados e compreendendo os muitos conflitos que sustentam o funcionamento de nossas cidades.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reabilitações. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo" [Cities and Conflict: Exploring Urban Adaptive Reuse] 20 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970889/cidades-e-conflitos-projetos-urbanos-de-reuso-adaptativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.