Projetos icônicos que usam materiais reutilizados

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 2 de 11Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 3 de 11Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 4 de 11Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 5 de 11Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Mais Imagens+ 6

Reciclar materiais na arquitetura não se trata apenas de buscar soluções mais sustentáveis, mas também em se desdobrar no passado, no uso de materiais descartados, se opondo à lógica de construção que há tempo se ensina na nossa disciplina. Através do reuso de elementos é possível ressoar o contexto histórico e cultural através da materialidade e símbolos que cada um deles carrega, enaltecendo ainda mais o conceito do próprio projeto.

Para ilustrar essas colocações, selecionamos cinco edifício que são referências quando se trata de reutilizar materiais na arquitetura. Em diversas escalas e programas, demonstra-se que a inovação a partir do desejo de reciclar pode brindar soluções únicas e transformadoras, que respeitam seu entorno não apenas ao criar um diálogo com as formas arquitetônicas, mas trazendo os materiais que ali já existem, ou que ali seriam descartados, para criar uma nova visão projetual.

Museu Histórico de Ningbo / Wang Shu + Lu Wenyu, Amateur Architecture Studio

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 9 de 11
Ningbo Historic Museum / Amateur Architecture Studio. Imagem Cortesia de Louisiana

Neste projeto, detritos dos antigos edifícios existentes no local foram reaproveitados, assim, Wang Shu destaca um passado quase esquecido, "ressignificando o substrato da memória em elementos fundamentais da estrutura do novo edifício, resíduos descartáveis que o arquiteto utiliza e incorpora na construção da cofragem permanente da estrutura de concreto do edifício, cimentando a história na própria arquitetura".

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 8 de 11
Ningbo Historic Museum / Amateur Architecture Studio. Foto: © Clement Guillaume

Centro Comunitário da SOS Children’s Villages / Studio Gang

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 5 de 11
SOS Children’s Villages Lavezzorio Community Center / Studio Gang. Imagem Cortesia de Studio Gang

O projeto liderado por Jeanne Gang possuía restrições orçamentárias que levou a um edifício que expressa sua materialidade de forma direta. Para isso, foram utilizados agregados de concreto, de canteiros de obras em Chicago, que foram reciclados e trabalhados de distintas formas para gerar uma variação de cor que revela uma "natureza líquida" da materialidade.

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 11 de 11
SOS Children’s Villages Lavezzorio Community Center / Studio Gang. Imagem Cortesia de Studio Gang

Can Cube / Archi-Union Architects

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 4 de 11
Can Cube / Archi-Union Architects. Foto: © Sheng Zhonghai

A fachada é criada a partir de um sistema de latas de alumínio. Assim, ela não só reutiliza um material, como economiza a energia desperdiçada durante os processos de reciclagem, ao aproveitar as latas em sua forma atual, sem a necessidade de outros processos.

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 6 de 11
Can Cube / Archi-Union Architects. Foto: © Sheng Zhonghai

Conselho Europeu e Conselho da União Europeia / SAMYN and PARTNERS

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 2 de 11
Conselho Europeu e da União Europeia / SAMYN and PARTNERS. Foto: © Quentin Olbrechts

A União Europeia tem recomendações quanto a economia de energia, uma delas pretende mudar as esquadrias de muitos edifícios antigos em toda a Europa para vidros duplos a fim de economizar gastos energéticos com questões de conforto. No projeto de seu Conselho - realizado sobre o edifício Residence Palace, construído entre 1922 e 1927, e que já tinha recebido algumas intervenções -, os arquitetos se apropriam de tais indicações para reciclar e restaurar milhares de esquadrias antigas, provenientes de diferentes países da Euopa, para compor a nova fachada dupla do edifício. O resultado é uma frente composta por milhares de esquadrias antigas, que fornece um melhor isolamento térmico e cria uma barreira acústica entre os ruídos do trânsito e o interior do edifício. 

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 7 de 11
Conselho Europeu e da União Europeia / SAMYN and PARTNERS. Foto: © Quentin Olbrechts

Residência Vegana / Block Architects

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 3 de 11
Residência Vegana / Block Architects. Foto: © Quang Tran

Aqui, os arquitetos lidaram com um proprietário que havia acumulado coisas velhas e abandonadas por seus amigos. "Eram todo o tipo de móveis, como mesa, cadeira, armário e janelas. (...) As velhas janelas foram utilizadas como material principal para criar uma aparência distinta. Estas janelas estiveram muito presentes nas construções vietnamitas durante um logo período. Agora se reorganizam na nova fachada com diferentes cores e cobrem a antiga residência, envolvendo até o terraço e criando uma atração especial, assim como também uma harmonização com a antiguidade da área". 

Projetos icônicos que usam materiais reutilizados - Imagem 10 de 11
Residência Vegana / Block Architects. Foto: © Quang Tran

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reabilitações. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Projetos icônicos que usam materiais reutilizados" 06 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970553/projetos-iconicos-que-usam-materiais-reutilizados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.