A Casa de Jajja: casas auto-construídas para mulheres em Uganda

Este artigo é uma colaboração do Colectivo RE e foi publicado originalmente em 02 de agosto de 2020, na segunda edição de Huevo de Pato, uma publicação que tem por objetivo compartilhar reflexões e experiências como estratégia para a democratização do saber e do fazer.

A Casa de Jajja: casas auto-construídas para mulheres em Uganda - Imagem 3 de 6
La casa de Jajja. Uganda, 2020. Image Cortesía de Huevo de Pato

A Casa de Jajja é um projeto emancipador [1] de moradias auto-construídas para mulheres que vivem em zonas rurais. Desde os primeiros desenhos até a obra, o projeto entende o processo de construção como um lugar de troca de conhecimento, abordando o projeto como uma ação holística [2] capaz de questionar a cadeia de produção convencional.

A Casa de Jajja: casas auto-construídas para mulheres em Uganda - Imagem 6 de 6
La casa de Jajja. Uganda, 2020. Image Cortesía de Huevo de Pato

A rotina diária das mulheres nas áreas rurais incorpora atividades que mitigam os efeitos do aquecimento global, mas essas mulheres são também as mais afetadas durante os desastres naturais causados pela mudança climática. Além disso, as atividades domésticas sempre foram delegadas às mulheres, mas seu ambiente doméstico é planejado e construído por homens. E se levássemos essas rotinas em consideração para construir espaços mais igualitários? E se as mulheres fossem protagonistas na criação de suas próprias casas?

A Casa de Jajja: casas auto-construídas para mulheres em Uganda - Imagem 4 de 6
La casa de Jajja. Uganda, 2020. Image Cortesía de Huevo de Pato

O projeto foi desenhado a partir de de imersões em Kikajjo, uma comunidade em Uganda, África Oriental, em um processo que envolveu a participação direta da Jajja, uma líder comunitária de 76 anos de idade. Os métodos empregados são baseados no trabalho de campo, estudos etnográficos [3] e técnicos, e prototipagem através da prática de construção. A dedicação à viabilidade vem de um compromisso baseado no cuidado.

A Casa de Jajja: casas auto-construídas para mulheres em Uganda - Imagem 2 de 6
La casa de Jajja. Uganda, 2020. Image Cortesía de Huevo de Pato

A casa Jajja tem dois grandes princípios orientadores [4]. O primeiro, baseado em um entendimento sistêmico, entende o trabalho humano e os materiais locais não apenas como recursos, mas como agentes ativos em um desenvolvimento cíclico na comunidade. Em segundo lugar, encoraja a ponte entre o meio acadêmico, a comunidade e o mundo real. Usando capital privado e de longo prazo para desenvolver um processo de projeto educacional e mais lento, a academia deve formar profissionais aspirantes a se conectar com o conhecimento local, a fim de tomar decisões coletivas para o desenvolvimento sustentável e, também em conjunto, gerar soluções coerentes para o futuro.

A Casa de Jajja: casas auto-construídas para mulheres em Uganda - Imagem 5 de 6
La fase de construcción duro 6 semanas, y sirvió como formación para las mujeres locales. . Image Cortesía de Huevo de Pato

O módulo da casa e seus elementos foram dimensionados considerando a mulher como o principal agente de construção. O processo de obra foi realizado através de oficinas de construção para mulheres locais, promovendo o treinamento técnico como uma ferramenta de empoderamento para sua autonomia. A Casa de Jajja começa com o protótipo em Kikajjo, mas continua com a possibilidade de compartilhar tanto através do processo técnico como metodológico de atender demandas similares em todo o mundo.

Notas

[1] emancipador: Que emancipa. “Emancipador”.
Emancipar: Livrar-se de qualquer classe de subordinação ou dependência. “Emancipar”. Real Academia Española. https://dle.rae.es/emancipar

[2] holística: Pertencente ou relativo ao holismo.
Holismo: Doutrina que defende a concepção de cada realidade como um todo, distinta da soma de suas partes componentes.
“Holismo”. Real Academia Española. https://dle.rae.es/holismo

[3] etnográficos: Referente ou relativo à etnografia.
Etnografia: Estudo descritivo da cultura popular.
“Etnografía”. Real Academia Española. https://dle.rae.es/etnograf%C3%ADa

[4] Reitor: Que rege ou governa.
“Rector”. Real Academia Española. https://dle.rae.es/

Sobre este autor
Cita: Montag, Mariana. "A Casa de Jajja: casas auto-construídas para mulheres em Uganda" [La casa de Jajja: viviendas autoconstruidas para mujeres rurales en Uganda] 09 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968452/a-casa-de-jajja-casas-auto-construidas-para-mulheres-em-uganda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.