Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações

Talvez o mais elementar dos materiais de construção, o termo “tijolo” é utilizado muitas vezes como sinônimo do bloco cerâmico, mas ele não se limita apenas a isso. Usar tijolos em sua construção significa optar por projetos que podem ser modulares, otimizados, e principalmente, versáteis. Este artigo explora o que são e quais as finalidades dos diferentes tipos de tijolos mais usuais na construção civil.

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 2 de 18Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 3 de 18Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 4 de 18Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 5 de 18Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Mais Imagens+ 13

O tijolo cerâmico, historicamente, surge como uma alternativa à construção naqueles territórios onde não haviam árvores frondosas de troncos largos que pudessem fornecer madeira para abrigo. Obtido a partir da argila maleável do solo, que é queimada para ganhar resistência, a origem do tijolo orbita entre países asiáticos, o oriente médio e parte da europa, sendo base construtiva para importantes construções como as antigas cidades do Vale Indo, no Paquistão. É com a revolução industrial e o imperialismo Britânico que os tijolos cerâmicos ganham protagonismo na construção civil, não somente no Reino Unido, mas no mundo. 

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 7 de 18
Looking at the Buddhist Stupa from the Great Bath. Image © by bennylin0724 is licensed under CC BY-NC 2.0

Desde então, a tecnologia de construção avançou, abrindo espaço para novas técnicas e materiais, mas a lógica que está por trás do uso do tijolo continua bastante atual: o tijolo é a menor medida de um elemento construtivo, ele é a base da modulação de uma construção. Se seguirmos, portanto, essa lógica, e fizermos projetos com medidas que têm como base o tijolo que será utilizado, é mais fácil economizar material e ter uma construção mais racionalizada e rápida, evitando cortes e preenchimentos irregulares. 

Tanto a matéria prima quanto os processos de produção são muito variados nos tijolos. Dentro dessa variedade, podemos citar os 4 tipos mais usuais:

Tijolos cerâmicos

Tradicionalmente os tijolos mais usuais são os tijolos cerâmicos, que são feitos de argila e então passam por um processo térmico para serem queimados. Como a argila é um material proveniente do solo, a coloração dos tijolos cerâmicos muda de acordo com a localidade onde ele é fabricado. Os tijolos cerâmicos podem ser furados, maciços, laminados e podem atender a diferentes finalidades dentro da construção, tanto estrutural quanto de vedação. 

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 8 de 18
Casa em Huerta de Rey / Mecanismo. Image © Adrián Vazquez
Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 10 de 18
Tijolo por tijolo: casa do médico para Maji Moto / Studio TOTALE. Image © Maria Chiara Gatti

Blocos de concreto

Os blocos de concreto, por outro lado, são feitos a partir de uma mistura de cimento, areia, agregado, aditivos e água, e são, normalmente, blocos de alvenaria estrutural, mas podem também ser de vedação. Quando estruturais, os blocos são testados para garantir a resistência necessária. Junto dos blocos de cerâmica representam a grande maioria dos materiais utilizados na construção civil atualmente.  

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 18 de 18
Casa em Ocuilan / Palma. Image © Luis Young
Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 11 de 18
Casa Moca / CASTILLO + VALDIVIESO arquitectos. Image © Maz Coronel

Concreto celular

Os tijolos podem variar suas tecnologias produtivas por questões de construtibilidade, como é o caso do bloco de concreto celular. Feito a partir de uma mistura de  água, cimento, cal e alumínio em pó, essa mistura fornece uma propriedade airosa para o bloco, o que permite um ótimo isolamento acústico e também um baixo teor de condutibilidade térmica e uma leveza considerável na construção, impactando nas cargas totais do edifício e possibilitando uma economia em termos de estrutura, por exemplo. 

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 2 de 18
Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI. Image © Aleš Jungmann

Tijolos ecológicos

Há uma parte do setor que tem se dedicado a descobrir outros tipos de materiais que sejam ecologicamente mais conscientes em relação à sua produção. Além disso, há todo um mercado de tijolos chamados “tijolos ecológicos” que são blocos furados feitos a partir de uma mistura de terra com cimento e que não são queimados, mas são curados com água, gerando assim menos poluentes em seu processo.

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 4 de 18
Casa Torto / Taguá Arquitetura. Image © Leonardo Giantomasi
Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 17 de 18
Tijolos de PET reciclado para a construção de habitações sociais na Argentina. Image Cortesia de Fundación Ecoinclusión

Para além de suas matérias primas, é importante também entender quais são as finalidades dos tijolos em uma construção civil. Os tijolos podem ser materiais de vedação, quando optamos por sistemas estruturais que sejam convencionais, como o pilar e viga, por exemplo, ou eles podem também cumprir essa dupla função, sendo elementos de vedação e estrutura, como é o caso das alvenarias estruturais. Uma outra possibilidade é o caso dos tijolos como elementos de acabamento na construção, desempenhando o papel de uma peça decorativa, ou ainda como revestimento.

Elementos de vedação

Os blocos cumprem a função de fechamento entre a estrutura. Nesses casos, é importante se ater às características térmicas e acústicas desse material. Algumas vezes é necessário fazer uma forração com mantas acústicas, em outras, é possível aproveitar as características do tijolo, como o tijolo maciço e sua inércia térmica. 

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 13 de 18
Casas A Casa de Tijolos / RLDA . Image © Suryan

Tijolos como estrutura

Os blocos estruturais fazem tanto o papel de fechamento de paredes quanto conformam a estrutura do prédio, o que, muitas vezes, é visto como uma grande vantagem deste sistema estrutural, facilitando a construção. Para tal, é importante se ater à resistência do material e também à modulação do projeto. 

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 5 de 18
Casa Bellows / Architects EAT. Image © Derek Swawell
Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 15 de 18
Rehabilitación Masía / Hernández Arquitectos. Image © Mayte Piera

Tijolos como acabamento

Deixar os tijolos à mostra e aplicar apenas uma camada hidrofugante, como verniz, resina ou esmalte, é uma escolha comum para esse tipo de material. Porém, por outro lado, às vezes opta-se por usar o tijolo como revestimento ou ainda como elemento para trazer uma qualidade diferente ao projeto, como o uso de tijolos de vidro, cobogós,  jardineiras etc. 

Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 14 de 18
Edifício Residencial Mahallat No3 / CAAT Studio. Image © Parham Taghioff
Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações - Imagem 12 de 18
Shenzhen Padaria GAGA TOAST / dongqi Architects . Image © Taitt Liu

Independentemente do tipo do tijolo utilizado, talvez o ponto mais importante para se refletir sobre o uso dele no projeto seja a integração entre o elemento construtivo e o projeto. Ao definir o sistema construtivo e os elementos construtivos que estarão presentes no projeto, é possível modelá-lo  buscando a economia de material e de mão de obra, a racionalização da construção, evitando perdas e desperdícios, agilizando a construção e economizando recursos materiais e financeiros. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Maciço, furado, cerâmico e de concreto: tipos de tijolos e suas aplicações" 17 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967325/macico-furado-ceramico-e-de-concreto-tipos-de-tijolos-e-suas-aplicacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.