Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca

O steel frame é um sistema composto por perfis de aço galvanizado, de espessura entre 0,80 mm e 3 mm, dobrados a frio, e montados como quadros estruturais, com montantes verticais e horizontais. Para envolver os perfis estruturais, são utilizadas chapas de OSB, cimentícias ou de gesso acartonado, que podem receber acabamentos e pinturas interna e externamente. No interior das paredes pode-se incluir materiais isolantes, como lã mineral, de vidro, ou outros, para aumentar o isolamento termo acústico. No sistema steel frame, toda a parte elétrica e hidráulica é instalada antes do fechamento dos painéis, tornando o processo mais eficiente e sem quebras e desperdícios de materiais. Limpeza da obra, eficiência e rapidez são pontos chave neste sistema construtivo altamente disseminado pelo mundo.

Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca - Imagem 2 de 13
Casa Piedra Blanca / Pablo Lobos Pedrals, Angelo Petrucelli. Image Cortesia de Pablo Casals Aguirre

O primeiro protótipo surgiu nos Estados Unidos, na Exposição Universal de 1933. Apresentada como a “casa do futuro”, a construção, desenvolvida pelo arquiteto Howard T. Fisher, era totalmente estruturada de aço, uma enorme inovação na época. O sistema derivou do wood framing, onde a madeira é utilizada como a estrutura. Este foi amplamente utilizado durante o século XIX no país, durante a chamada expansão ao Oeste, quando a população do país multiplicou-se por dez, e o sistema modular de madeira (ainda largamente utilizado hoje) permitia uma grande produtividade na construção de novas habitações. O steel frame, por sua vez, teve um verdadeiro boom após a segunda guerra mundial, com o crescimento econômico dos Estados Unidos, e a abundante produção industrial de aço no país. Desde então, o sistema tem se espalhado por todo o mundo.

Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca - Imagem 11 de 13
UNFINISHED / Spanish Pavilion at the 2016 Venice Biennale. Image © Laurian Ghinitoiu
Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca - Imagem 7 de 13
VIMOB / Colectivo Creativo Arquitectos. Image Cortesia de Colectivo Creativo Arquitectos

Sendo uma obra modular e seca, a construção com steel frame é mais considerada uma montagem de componentes e partes do que uma construção tradicional, o que reduz a produção de resíduos. Um esqueleto metálico é montado sobre uma fundação, que geralmente é a única parte de concreto. Por tratar-se de uma estrutura extremamente leve, se comparada à alvenaria tradicional, a fundação de uma obra com este sistema e é geralmente feita por radiers (uma laje de concreto), ou sapatas corridas (espécies de vigas de baldrame). Por serem fundações menos robustas, também são mais baratas. Enquanto as fundações de edificações tradicionais correspondem a cerca de 15% do custo total da obra, no steel frame este valor cai para entre 5% e 7%. Normalmente os montantes têm espaçamentos de 400 a 600 milímetros. À cobertura, tesouras ou treliças metálicas recebem as telhas. Devido espaçamento modular regrado entre os montantes, aberturas (portas e janelas) devem ser estrategicamente dispostas e pensadas junto ao desenvolvimento técnico do projeto.

Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca - Imagem 8 de 13
VIMOB / Colectivo Creativo Arquitectos. Image Cortesia de Colectivo Creativo Arquitectos
Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca - Imagem 12 de 13
Casa Piedra Blanca / Pablo Lobos Pedrals, Angelo Petrucelli. Image Cortesia de Pablo Lobos Pedrals, Angelo Petrucelli

Como um sistema construtivo industrializado, todas as peças são produzidas em fábrica já com as medidas necessárias para uma execução perfeita. Muitas vezes, os próprios painéis já são montados em galpão, com as respectivas esperas para esquadrias e aberturas, sendo montados na obra com mais rapidez e sem necessidade de maquinário pesado. Com isso, tem-se uma maior previsibilidade de custos e cronograma na obra e erros são evitados. Até 3 meses ou mais podem ser eliminados da programação de um projeto de porte médio.

Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca - Imagem 3 de 13
Cortesia de Sistema constructivo METALCON® | Cintac®

A resistência e a ductilidade da estrutura de aço moldado a frio estrutural (CFS), juntamente com o poder de retenção das conexões CFS, tornam-no um material adequado para construção em zonas sísmicas e de ventos fortes. Além disso, é importante adicionar que o aço é um material não combustível, resistente ao fogo e não alimenta o fogo.

Como aponta o Steel Framing Guide, cada peça enviada para a obra contém no mínimo 25% de conteúdo reciclado, e o steel framing é 100% reciclável no final de sua vida útil. De fato, o aço é um dos materiais mais reciclados no mundo, ainda que exerça um impacto ambiental considerával na sua produção, sua reciclabilidade deve ser levada em conta.

Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca - Imagem 5 de 13
Cortesia de Studco - Steel Framing System
Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca - Imagem 4 de 13
Cortesia de Studco - Steel Framing System

Uma das poucas desvantagens em relação ao sistema referem-se à limitação de pavimentos presente em algumas legislações locais. Outra questão, que pode ser observada como desvantagem em alguns casos, é que a mão-de-obra deve ser qualificada e, como a obra será muito rápida, o empreendedor necessitará de um aporte financeiro rápido. 

Observe, em nossos catálogos, algumas empresas que desenvolvem este sistema, que apesar de ter quase 100 anos de história, ainda é novo para alguns locais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Steel framing: vantagens de um sistema modular de construção seca" 09 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966870/steel-framing-vantagens-de-um-sistema-modular-de-construcao-seca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.