Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim

Projetado pelo arquiteto Renée Gailhoustet em 1972, o complexo residencial Cité Spinoza faz parte do plano diretor criado para o centro de Ivry-sur-Seine, na França. O projeto é uma versão da Unité d'Habitation de Marseille de Le Corbusier, uma das principais referências arquitetônicas para os arquitetos da época. O fotógrafo de arquitetura Anthony Saroufim percorreu as ruas do subúrbio parisiense e registrou as distintas formas de concreto deste exemplar de arquitetura modernista.

Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 2 de 11Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 3 de 11Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 4 de 11Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 5 de 11Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Mais Imagens+ 6

Segundo o site do Frac Centre-Val de Loire, o edifício de concreto aparente abriga 80 unidades de habitação social, um albergue e serviços coletivos distribuídos por ruas internas. Gailhoustet queria um edifício híbrido com uma mistura de programas e fragmentou a estrutura em três barras ligadas por uma circulação vertical central. As salas de atividades, as oficinas, o centro médico-psico-pedagógico, assim como a biblioteca infantil, estão localizados no primeiro andar. As instalações são estruturalmente independentes e compostas por elementos modulares que podem ser adaptados e ampliados conforme a necessidade.

Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 10 de 11
© Anthony Saroufim
Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 11 de 11
© Anthony Saroufim

Os elementos arqueados, emblemáticos do projeto, se transformam em bancos em alguns pontos, criando pequenas áreas de estar. O edifício é conhecido por empregar a ideia de promenades para pedestres, criando espaços que não apenas servem ao fluxo funcional, mas oferecem atrativos para permanência.

Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 7 de 11
© Anthony Saroufim
Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 8 de 11
© Anthony Saroufim
Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 9 de 11
© Anthony Saroufim
Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 4 de 11
© Anthony Saroufim
Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim - Imagem 6 de 11
© Anthony Saroufim

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Conjunto habitacional Cité Spinoza de Renée Gailhoustet, pelas lentes de Anthony Saroufim" [Renée Gailhoustet's Cité Spinoza Through the Lens of Anthony Saroufim ] 17 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966531/conjunto-habitacional-cite-spinoza-de-renee-gailhoustet-pelas-lentes-de-anthony-saroufim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.