Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo

A arquitetura é uma profissão de longa data, que produziu diversos marcos icônicos que admiramos e reverenciamos em todo o mundo, além de desempenhar um papel na organização das cidades em que vivemos hoje. Esta descrição, no entanto, contempla a arquitetura no sentido tradicional — e há inúmeros exemplos de indivíduos e empresas que desviaram da prática arquitetônica tradicional, seja por meio do aprofundamento em campos adjacentes ou pela exploração de novas tecnologias.

Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 2 de 12Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 3 de 12Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 4 de 12Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 5 de 12Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Mais Imagens+ 7

Longos prazos no desenvolvimento arquitetônico, somados ao tempo gasto para um edifício, desde sua concepção até a construção, resultaram em uma cultura arquitetônica  longe das “startups”, mais associada à indústria de tecnologia. No entanto, existe um forte grupo de empresas — muitas delas em seus primeiros anos de vida — que procuram revolucionar silenciosamente o campo da arquitetura.

Aproveitando o poder do software, a Monograph, fundada por arquitetos, tem um argumento simples — como o trabalho das pessoas na indústria da construção pode ser simplificado. A resposta deles é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, que contém uma visão geral de quanto trabalho foi feito em um projeto e quanto dinheiro foi gasto nele até agora. Essas informações podem ser usadas para atribuir tarefas diferentes as pessoas em um período estimado — tornando as coisas muito mais transparentes e, por sua vez, produtivas.

Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 6 de 12
Cortesia de Monograph

Com uma interface de usuário muito direta e de fácil leitura, a equipe por trás da Monograph busca “interromper o status quo de planilhas ineficazes”. Este vazio existente, fez com que a Monograph produzisse um software, que é uma acusação à própria indústria de AEC (arquitetura, engenharia e construção), muitas vezes criticada por estar defasada no aproveitamento total das soluções digitais disponíveis.

Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 9 de 12
Cortesia de Monograph

Com o objetivo de aproveitar ao máximo as novas tecnologias, também surge a startup OpenSpace, que oferece um conjunto de ferramentas que permite a captura automatizada de um vídeo 360 e mapeamento de um local, permitindo maior transparência do trabalho. Uma combinação de câmeras 360 graus, visão computacional e Inteligência Artificial é usada para capturar um registro visual detalhado de um local, compartilhá-lo na nuvem — e monitorar seu progresso.

Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 7 de 12
Cortesia de OpenSpace

A empresa ilustra o uso do OpenSpace mostrando a uma pessoa em um canteiro de obras com uma câmera de 360 graus, acoplada em seu capacete, que registra o ambiente ao seu redor enquanto caminha. A cada meio segundo, o software de documentação fotográfica captura imagens — combinando-as imediatamente com as plantas do projeto.

Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 11 de 12
Cortesia de OpenSpace

Longe da inteligência artificial está a Cover — uma empresa que projeta e constrói edículas, com sede em Los Angeles. Os projetos são feitos sob medida, com a empresa encarregando-se do processo de projeto, desde a pesquisa de zoneamento e autorizações, até a fabricação, gerenciamento e instalação. É um processo em que os subcontratados não são necessários — o resultado final produzido para o cliente é um projeto totalmente personalizado.

Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 8 de 12
Cortesia de Cover
Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 10 de 12
Cortesia de Cover

A presença de um modelo de negócios como o da Cover é uma representação clara de arquitetos e designers que buscam exercer maior controle no processo de projeto e construção. Ao utilizar seu know-how arquitetônico, a empresa cria um projeto holístico, que também aproveita a eficiência da tecnologia para simplificar o processo.

Soluções e ideias sobre como a arquitetura pode ser pré-fabricada e comercializada diretamente para o cliente, existem em abundância atualmente, vale a pena recordar dos Estados Unidos no início do século XX. Com a reputação de ser a maior loja do mundo, em 1908, a Sears publicou catálogos de kits residenciais domésticos, com mais de 370 estilos e opções de personalização. Os conjuntos continham projetos para uma casa específica, com projetos sob medida não para uma alvenaria pesada ou concreto, e sim para a construção de residências com estrutura de madeira, cujos materiais eram facilmente encontrados localmente. Os guias também continham informações detalhadas sobre o encanamento, a fiação elétrica e a pintura da casa.

Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo - Imagem 12 de 12
© Kit Casa Sears Magnólia do catálogo da Sears Modern Homes (circa. 1921)

O último exemplo é um bom modelo de como uma invenção pode ser revolucionária no campo da arquitetura, sem necessariamente ter uma tecnologia inovadora de qualquer tipo. “Ir à contramão” com sucesso na arquitetura é, na maioria das vezes — como afirmou a Monograph — preencher um vazio necessário.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Indo na contramão: escritórios de arquitetura que estão rompendo com o status quo" [Going Against the Grain: Firms Disrupting the Status Quo] 12 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966380/indo-na-contramao-escritorios-de-arquitetura-que-estao-rompendo-com-o-status-quo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.