Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco

Neste mês, a Unesco anunciou uma série de decisões sobre importantes patrimônios históricos, gerando discussões em torno da preservação e do desenvolvimento urbano. Na semana passada, o Comitê do Patrimônio Mundial decidiu retirar Liverpool de seu status de patrimônio mundial, já que os novos empreendimentos são considerados prejudiciais à integridade da orla da cidade. Esses projetos colocaram a cidade na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo em 2012, uma designação que Veneza conseguiu evitar no início desta semana, devido em grande parte à recente proibição de navios de cruzeiro.

Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Imagem 5 de 6Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Imagem 4 de 6Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Imagem 3 de 6Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Imagem 1 de 6Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Mais Imagens+ 1

Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Imagem 5 de 6
Cortesia de Broadway Malyan, ©Walter Menzies. Imagem

A cidade de Liverpool, definida como Patrimônio Mundial da Humanidade em 2004, foi retirada da lista na semana passada, após aparecer na seleção "em perigo" da Unesco por quase uma década. Uma comissão da Unesco concluiu que os projetos de infraestrutura em grande escala e os novos desenvolvimentos minaram a integridade das docas da era vitoriana, alterando o caráter da "cidade marítima mercantil" de Liverpool.

Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Imagem 4 de 6
Cortesia de Broadway Malyan, © webbaviation.co.uk. Imagem

Segundo a Unesco, a cidade foi inicialmente inscrita como Patrimônio da Humanidade “por testemunhar o desenvolvimento de um dos maiores centros comerciais do mundo nos séculos XVIII e XIX”. O local também foi um exemplo de pioneirismo de tecnologia e gestão portuária. A designação de Patrimônio Mundial da Unesco vem com um certo nível de prestígio e tem um efeito positivo no turismo, por isso as autoridades da cidade contestaram a decisão sobre Liverpool.

Veneza evitou ser incluída na lista de patrimônio da Unesco em risco no início desta semana, graças à recente proibição italiana de navios de cruzeiro na lagoa veneziana. Esta é a terceira vez em 7 anos, que a Unesco discute adicionar a cidade à lista de Patrimônios da Humanidade em perigo, devido a questões como o excesso de turismo, o despovoamento, a deterioração do ecossistema lagunar, bem como a má gestão do desenvolvimento urbano em torno de Veneza.

Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Imagem 1 de 6
© Shutterstock

O Centro do Patrimônio Mundial recomendou incluir Veneza na lista das cidades ameaçadas para sinalizar a comunidade internacional da urgência da situação de Veneza. A decisão Unesco contra a medida foi recebida com críticas entre os grupos de preservação, visto que, a grande maioria das questões sinalizadas pelo Comitê do Patrimônio Mundial permanece sem solução. A listagem é amplamente vista como uma crítica à gestão local dessas áreas protegidas.

Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco - Imagem 6 de 6
Igreja Cristo Obrero / Eladio Dieste. Imagem © Gonzalo Viramonte

Ainda nesta 44ª sessão, o Comitê do Patrimônio Mundial decidiu incluir a Igreja Atlántida Cristo Obrero, projetada pelo engenheiro uruguaio Eladio Dieste, na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. A distinção reconhece a inovação técnica do projeto e seu valor como uma releitura da arquitetura tradicional uruguaia. Construída inteiramente em tijolo e com abóbadas de alvenaria de dupla curvatura, sem qualquer apoio estrutural adicional, a igreja é um feito arquitetônico e uma das obras mais conhecidas do conceituado engenheiro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Unesco remove o status de Patrimônio Mundial de Liverpool e tira Veneza da lista de sítios em risco" [UNESCO Removes Liverpool’s World Heritage Status and Spares Venice of In-Danger Designation] 03 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966060/unesco-remove-o-status-de-patrimonio-mundial-de-liverpool-e-tira-veneza-da-lista-de-sitios-em-risco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.