Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido

A marcenaria, como são comumente chamados os mobiliários de madeira executados por um marceneiro, tem ganhado atenção especial nos projetos de arquitetura. Por serem projetados para se adequarem a espaços e fins objetivos, esses objetos são importantes elementos de organização do espaço, sendo introduzidos em qualquer ambiente, tanto em salas, quartos e escritórios, quanto em cozinhas e banheiros. Além de resolver questões funcionais, a marcenaria introduz outras materialidades, texturas e cores para os ambientes. Neste artigo iremos explorar alguns exemplos de como a marcenaria colorida pode tornar os projetos de arquitetura mais vibrantes. 

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 2 de 18Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 3 de 18Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 5 de 18Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 15 de 18Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Mais Imagens+ 13

Sabemos que existe uma variedade enorme de madeiras, com muitas texturas e cores diferentes, porém, sabemos também que atualmente é difícil encontrar formas de usar madeiras maciças, seja pelo acesso ao material, seja pelo valor dele. Portanto, quando se considera introduzir mobiliários planejados no projeto, o mais comum é utilizar, principalmente, dois tipos de materiais: o MDF, que é um tipo de aglomerado de madeiras, processadas, ou ainda o compensado, que são placas formadas por lâminas de madeira finas coladas umas sobre as outras.

Tanto o MDF, quanto o compensado podem ser utilizados em natura, ou, também é possível serem folheados com uma folha fina de madeira, dando um acabamento que se aproxima da estética das madeiras maciças. Uma outra opção é utilizar acabamentos sintéticos, como as placas melamínicas, conhecidas informalmente como fórmicas (uma das marcas fabricantes) ou ainda, com uma camada de pintura de esmalte ou laca. Essas técnicas podem ser mescladas, a depender do resultado que se busca e também da necessidade de economia. Há ainda outras opções, como usar MDF tingido, por exemplo, que aplica a cor diretamente na placa, entre outros. 

Esses acabamentos sintéticos fornecem algumas vantagens, como facilidade de limpeza e resistência a riscos e outros acidentes. Além disso, eles possibilitam a introdução de uma outra textura e cor no projeto, o que pode enriquecer o espaço. Nos exemplos a seguir, iremos explorar como as marcenarias coloridas compõem os espaços.

A função mais tradicional do mobiliário planejado de marcenaria é o de armazenamento. Eles podem acontecer em armários, estantes, racks e aparadores, a depender do espaço onde serão inseridos. Muitas vezes, por serem projetos feitos sob medida, essas formas também se mesclam. As cores, por sua vez, aparecem como elementos de composição dos espaços, sejam como um fundo diferenciador de ambientes, como no projeto do Apartamento Madaloft ou ainda, como uma cor mais pontual em um elemento leve, como no Apartamento Apartamento AB. O projeto do Apartamento Pinheiros VF AN, por outro lado, mostra um armário fechado com cor escura e introduz uma outra textura ao ambiente, enquanto, diferentemente, o projeto do Apartamento Azul mescla serralheria com marcenaria colorida, espalhando pontos de cor pelo espaço. O Apartamento Cazo introduz uma cor leve no rack da sala, repetindo essa cor na porta de correr que fica ao fundo. Eles também fazem um banco de marcenaria, mesclando o colorido com a textura da madeira.

Apartamento Madaloft / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 15 de 18
Apartamento Madaloft / GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados. Image © Maíra Acayaba

Apartamento Cazo / Estúdio BRA

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 6 de 18
Apartamento Cazo / Estúdio BRA . Image Cortesia de Estúdio BRA

Apartamento AB / Traama Arquitetura

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 5 de 18
Apartamento AB / Traama Arquitetura. Image © Haruo Mikami

Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 7 de 18
Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos. Image © Gui Rebelo

Apartamento Pinheiros VF AN / DT Estúdi

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 11 de 18
Apartamento Pinheiros VF AN / DT Estúdi. Image © Evelyn Muller

Tradicionalmente, o dormitório é um espaço menos inventivo para marcenaria, mas ainda assim é possível introduzir cores, como nos projetos do Apartamentos Apartamento Conte, que introduz um armário e cabeceira escuro, ou ainda o Apto Cosmo que usa duas cores, uma mais neutra e outra mais forte em um desenho simples.

Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 16 de 18
Apartamento Conte / Núcleo de Arquitetura Experimental. Image © Marcelo Donadussi

Apto Cosmo / COMMO NÚCLEO

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 17 de 18
Apto Cosmo / COMMO NÚCLEO. Image © Thays Bittar

As áreas molhadas, cozinhas, lavanderias e banheiros têm na marcenaria a solução organizacional dos espaços. Tradicionalmente, esses armários são bancadas abaixo da pia, às vezes integrando outros eletrodomésticos. O Apartamento Canário, por exemplo, usa uma cor leve que se integra ao espaço, enquanto o Apartamento JMR usa um tom mais forte, assim como o Apartamento Arouche , que duplica a bancada com um aparador paralelo. O Apartamento Nido mescla acabamentos, com cores diferentes e madeira. O apartamento Pinheiros VF AN usa a mesma ideia empregada na sala visto anteriormnete, no banheiro, usando cor escura e textura no mobiliário.

Apartamento Canário / RAWI Arquitetura + Design

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 10 de 18
Apartamento Canário / RAWI Arquitetura + Design. Image © Juliana Deeke

Apartamento Arouche / guará arquitetura + Vão

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 2 de 18
Apartamento Arouche / guará arquitetura + Vão. Image © André scarpa

Apartamento Pinheiros VF AN / DT Estúdio

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 13 de 18
Apartamento Pinheiros VF AN / DT Estúdi. Image © Evelyn Muller

Apartamento JMR / Prototype

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 9 de 18
Apartamento JMR / Prototype. Image © Maíra Acayaba

Apartamento Nido / Sala2 Arquitetura

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 12 de 18
Apartamento Nido / Sala2 Arquitetura. Image © Evelyn Muller

Para além do uso como mobiliário para armazenamento, a marcenaria pode assumir um importante papel de organizadora dos espaços. No Apartamento Cores, por exemplo, a marcenaria faz o acabamento do volume do banheiro, com cor forte se destacando no espaço. Nos apartamentos Brigadeiro, Reforma do apartamento Reserva Saúde e no Apartamento 33 a marcenaria integra estantes e espaços de armazenamento com a função de organizar a espacialidade entorno dela. Por fim, os Apartamentos Gêmeos utilizam estantes e portas de correr para organizar os espaços internos, pautando o projeto na dualidade de duas cores fortes.

Apartamento Cores / Camila Fleck Arquitetura

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 8 de 18
Apartamento Cores / Camila Fleck Arquitetura. Image © Denilson Machado

Apartamento Brigadeiro / Nommo Arquitetos

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 3 de 18
Apartamento Brigadeiro / Nommo Arquitetos. Image © Brenda Pontes

Apartamentos Gêmeos / Estúdio Lava

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 18 de 18
Apartamentos Gêmeos / Estúdio Lava. Image © Julia Novoa

Reforma do apartamento Reserva Saúde / Stuchi & Leite Projetos - 3

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 14 de 18
Reforma do apartamento Reserva Saúde / Stuchi & Leite Projetos - 3. Image © Luis Gomes

Apartamento 33 / Soek Arquitetura - 24

Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido - Imagem 4 de 18
Apartamento 33 / Soek Arquitetura - 24. Image © Carolina Lacaz

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Introduzindo cores na marcenaria: 17 projetos com mobiliário colorido" 28 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964853/introduzindo-cores-na-marcenaria-17-projetos-com-mobiliario-colorido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.