Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 14 de 23Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 15 de 23Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 16 de 23Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 17 de 23Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Mais Imagens+ 18

O aumento da automação (processos mecanizados) dentro das etapas de materialização arquitetônica, tem visto uma notável aceleração nos últimos tempos, graças ao surgimento e desenvolvimento de ferramentas de fabricação digital. Essas ferramentas, tais como impressoras 3D, robôs de montagem ou cortadores a laser, permitiram o aperfeiçoamento das etapas de construção, proporcionando vantagens significativas relacionadas à otimização dos recursos, maior precisão e maior controle.

No caso específico da madeira, as ferramentas digitais de fabricação mais frequentemente utilizadas são as máquinas fresadoras, ou Routers CNC (Controle Numérico Computadorizado). Estas ferramentas permitem a interpretação de desenhos vetoriais 2D ou mesmo modelos 3D, convertendo-os em códigos de coordenadas que controlam as ações da ferramenta. Desta forma, as CNC ou fresadoras permitem, a partir de arquivos digitais (que podem ser feitos em softwares de design amplamente conhecidos, como o AutoCad), cortar madeira de forma fácil e rápida, deixando as peças prontas para serem montadas e combinadas em obra.

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 11 de 23
Máquina de corte CNC em GUAJA Sapucaí / Flat27 + GUAJA + Marcos Franchini + Pedro Haruf. Image © Gabriel Castro _ Reverbo

Entre as vantagens de automatizar os processos de corte e modelagem de peças de madeira estão a otimização do tempo, a redução das necessidades de mão-de-obra, o aumento da precisão em geometrias complexas e a possibilidade de reduzir ao mínimo o desperdício de material. Além disso, a ampla difusão de desenhos de código aberto, prontos para serem trabalhados em máquinas CNC, contribuiu para potencializar essas vantagens. Os chamados projetos open source permitem aos usuários baixar arquivos que foram criados e aperfeiçoados por várias pessoas on-line, personalizá-los e adaptá-los às suas necessidades particulares e depois enviá-los diretamente para as máquinas CNC (que cortarão as placas de madeira dos arquivos em um FabLab ou em uma oficina externa). Isto permite às pessoas em qualquer lugar do mundo materializar os desenhos (em geral, de objetos e móveis) de uma forma tão simples quanto enviar um arquivo PDF para impressão. Projetos de código aberto preparados para fabricação digital usando máquinas CNC permitem, entre outras coisas, conectar designers com produtores e clientes locais, eliminando intermediários e reduzindo custos de importação e transporte.

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 6 de 23
Fabricação de painéis de CLT, vigas de madeira laminada e conectores de aço para Brock Commons Tallwood House. Image © Brudder Productions. Cortesía de naturallywood.com

A versatilidade de formas que podem ser obtidas a partir do corte CNC, aliada às vantagens de outros processos de fabricação destinados a gerar peças mais fortes e duráveis (como a madeira NLT, madeira laminada cruzada CLT ou a madeira laminada colada, MLE ou Glulam) nos faz acreditar que as possibilidades oferecidas pela madeira como material arquitetônico são inesgotáveis. A fim de ilustrar alguns exemplos de aplicação, apresentamos abaixo uma seleção de 10 projetos localizados em vários países da América Latina, que utilizam métodos de fabricação digital para moldar suas estruturas, revestimento interno ou móveis:

Estrutura

Casa tecida / Santiago Pradilla + Zuloark

  • Localização: Cundinamarca, Colômbia
  • Ano: 2019

"Aprendendo com o mundo digital. A forma como a Casa Tecida é projetada e construída, aprendendo com a fabricação digital e sistemas de código aberto, a torna compreensível para todos. Teve como premissa explorar e tentar inovar neste aspecto, trabalhando com soluções pré-fabricadas, mas com um alto grau de artesanato onde o trabalho em madeira e detalhes metálicos foram produzidos como peças de um quebra-cabeça para montar no local muito rapidamente."

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 2 de 23
Casa tecida / Santiago Pradilla + Zuloark. Image © Federico Cairoli
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 19 de 23
Casa tecida / Santiago Pradilla + Zuloark. Image

Aviário e estábulo no Parque El Encanto / DRAA

  • Localização: Osorno, Chile
  • Ano: 2019

"Devido à distância do parque para o centro urbano mais próximo, e a dificuldade de encontrar mão de obra especializada na região de Los Lagos, optamos por utilizar um sistema pré-fabricado em madeira. Todo o  processo de montagem da estrutura de madeira foi realizado por uma equipe de apenas duas pessoas supervisionadas por um engenheiro ao longo de dez dias. Como resultado disso, o tempo de montagem in loco foi reduzido além de resultar em um desperdício zero e sem causar nenhum dano considerável ao terreno e aos animais do parque."

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 12 de 23
Aviário es estábulo no Parque El Encanto / DRAA. Image © Felipe Camus
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 20 de 23
Aviario e estábulo no Parque El Encanto / DRAA. Image

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra

  • Localização: Vilcun, Chile
  • Ano: 2020

"A madeira como material principal procura dar sentido a essa síntese de ruralidade e simplicidade, que tem uma presença, mas ao mesmo tempo se torna parte do entorno onde está localizada. A estrutura foi modelada no software Cadwork e produzida com máquina de tecnologia CNC para a fabricação de peças de madeira pela empresa Timber."

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 9 de 23
Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra. Image © Rodrigo Pastor Pensa
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 14 de 23
Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra. Image

Mercado de Abastos de Curacautín / Taller Viga Maestra

  • Localização: Curacautin, Chile
  • Ano: 2021

"A tipologia estrutural predominante foi constituída por madeira de pinus com elementos principais de madeira laminada. Esta solução estrutural foi modelada no software Cadwork e usinada em máquina com tecnologia CNC para a fabricação das peças de madeira, o que permitiu a execução de um trabalho limpo, em menos tempo, contribuindo para a redução na emissão de carbono, entre outros aspectos."

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 8 de 23
Mercado de Abastos de Curacautín / Taller Viga Maestra. Image © Maria Astaburuaga
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 18 de 23
Mercado de Abastos de Curacautín / Taller Viga Maestra. Image

Mobiliário / Objetos

Mountain Nazca / mar arquitectos + xamploo

  • Localização: Cidade do México, México
  • Ano: 2017

"A materialidade, a fabricação e os métodos de construção foram concebidos especialmente devido ao tempo de execução que o projeto teve que alcançar. Fabricação digital para controlar a produção com o maior número possível de peças montáveis, diminuindo assim o tempo de construção e permitindo-nos ir mais fundo no projeto. Cada detalhe de cada montagem já previamente planejada. Uma pré-fabricação quase na sua totalidade".

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 5 de 23
Mountain Nazca / mar arquitectos + xamploo. Image © Camila Cossio
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 17 de 23
Mountain Nazca / mar arquitectos + xamploo. Image

Youse / Estudio Guto Requena

  • Localização: Bairro Itaim Bibi, São Paulo, Brasil
  • Ano: 2017

"Youse foi inspirada nos laboratórios de fabricação, incorporando a matéria-prima das chapas de compensado CNC. As salas de madeira foram projetadas para reunir equipes multidisciplinares para projetos especiais. Localizados em todo o piso e com capacidade para 12 pessoas, esses espaços são sistemas semi-abertos que proporcionam privacidade para as equipes, ao mesmo tempo em que são acessíveis às áreas de descanso".

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 13 de 23
Youse / Estudio Guto Requena. Image © Leonardo Finotti
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 15 de 23
Youse / Estudio Guto Requena. Image

Restaurante DECK / RAMA estudio

  • Localização: Quito, Equador
  • Ano: 2018

"A fim de otimizar ao máximo o uso de materiais, todo o desenho de móveis foi feito para minimizar o desperdício de material, reduzir os tempos de fabricação e minimizar o transporte de peças. Usando fabricação digital, mais de 65 painéis de compensado foram cortados com máquina CNC, otimizando 85% a 95% de cada painel. Isto reduziu o uso de material e os custos ao mínimo necessário".

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 7 de 23
Restaurante DECK / RAMA estudio. Image © JAG estudio
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 21 de 23
Restaurante DECK / RAMA estudio. Image

Revestimento / Interiores

Estação de Design Glocal / ROW Studio

  • Localização: Cidade do México, México
  • Ano: 2011

"Como os painéis MDF não podem ser dobrados para gerar curvas, decidimos usá-los como uma sequência de planos que gerariam a forma virtual de uma superfície curva complexa, funcionando como o negativo de um volume de painéis cortados com uma máquina CNC. Quando os planos se cruzam nas três direções do espaço, eles formam uma trama de prateleiras que servem como espaço de exposição e armazenamento para revistas e outros produtos".

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 3 de 23
Estação de Design Glocal / ROW Studio. Image © Sófocles Hernández
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 16 de 23
Estação de Design Glocal / ROW Studio. Image

Happy Panda / Hou de Sousa

  • Localização: Quito, Equador
  • Ano: 2013

"O teto é composto de madeira compensada cortada com grande precisão em CNC. O cronograma do projeto foi rápido e exigiu métodos expressos de construção. Embora os recursos e materiais para a construção de pequena escala sejam um pouco limitados no Equador, o boom das indústrias de publicidade e sinalização levou a uma proliferação de máquinas CNC, cortadores a laser e impressoras de grande porte. A prioridade fundamental na concepção do projeto era fazer uso dessas tecnologias, de modo a minimizar a necessidade de mão de obra qualificada e reduzir o tempo de construção e o custo."

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 10 de 23
Happy Panda / Hou de Sousa. Image Cortesía de Hou de Sousa & Jay Vandermeer
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 23 de 23
Happy Panda / Hou de Sousa. Image

Loja Garimpê / numa arquitetos

  • Localização: São Francisco do Sul, Brasil
  • Ano: 2016

"O compensado naval é o material mais presente no projeto e foi escolhido por seu aspecto natural. Desde o puxador até a luminária, todo o mobiliário teve de ser detalhado já no desenho – em sua maioria com sistemas de encaixe com a própria madeira – pois seriam cortados em uma Router CNC e montados no local por mão de obra não especializada e com poucas ferramentas. A pré-fabricação e o sistema de encaixes tornaram possível a montagem da marcenaria em apenas 5 dias."

Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 4 de 23
Tienda Garimpê / numa arquitetos. Image Cortesía de numa arquitetos
Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC - Imagem 22 de 23
Loja Garimpê / numa arquitetos. Image

Este artigo é parte do Tópico do mês ArchDaily: Automação na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores. Se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Fabricação digital em madeira: estruturas, mobiliário e revestimentos feitos com CNC" [Fabricación digital en madera: Estructuras, mobiliario y revestimientos fabricados con CNC] 26 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964680/fabricacao-digital-em-madeira-estruturas-mobiliario-e-revestimentos-feitos-com-cnc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.