Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico

Embora os hologramas tenham sido uma possibilidade por décadas - o primeiro holograma foi desenvolvido no início dos anos 1960 após o desenvolvimento da tecnologia a laser - muitos ainda podem associá-los mais à ficção científica, o termo evocando imagens de dispositivos de super-heróis de alta tecnologia e naves espaciais no futuro distante. No entanto, à medida que nos aproximamos da realidade de um futuro hiper-tecnológico e uma variedade de indústrias - incluindo arquitetura e construção - começam a abraçar novas formas de tecnologia cada vez mais avançada, a holografia também tem a chance de remodelar completamente a maneira como conceitualizamos e arquitetura de experiência. Embora seja impossível prever exatamente como a tecnologia holográfica será usada no futuro, a seguir listamos vários exemplos de projetos existentes que usam hologramas e outros tipos de holografia para criar ambientes atmosféricos, cenas fantásticas e visualizações práticas. Esses exemplos vão além do uso de hologramas para visualizar estruturas e locais durante a fase de projeto; eles utilizam holografia para moldar o próprio espaço arquitetônico completo, alterando completamente a experiência sensorial e espacial de seu ambiente.

NHKS4220 Bar Illusion / ARTECHOUSE

Nos últimos anos, o espaço de arte futurista ARTECHOUSE ganhou enorme popularidade por suas exposições envolventes de base tecnológica. Em novembro de 2020, transformou suas instalações em Nova York e D.C. usando projeções de luz para criar um efeito holográfico, imitando a pintura icônica de Edward Hopper Nighthawks em três dimensões em uma homenagem aos bares e restaurantes que foram duramente atingidos pela pandemia de COVID-19. A experiência da sala de exposição escura é inteiramente moldada pelas projeções pseudo-holográficas ao invés das qualidades físicas ou materiais da própria sala, remodelando completamente como poderíamos normalmente conceituar o espaço arquitetônico e a percepção.

Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 10 de 10
NHKS4220 Bar Illusion / ARTECHOUSE. Image © ARTECHOUSE

Garage Screen / SYNDICATE

Em 2019, o projeto da pirâmide holográfica do SYNDICATE venceu a competição Garage Museum of Contemporary Art Summer Cinema Pavilion e foi erguido na Garage Square em frente ao museu. Incorporando tecnologia holográfica em sua fachada, a pirâmide é colorida, cintilante e translúcida, complementando o letreiro de néon cursivo que diz “Garage Screen” no nível dos olhos. Demonstrando as possibilidades de design exterior holográfico estético, a pirâmide do SYNDICATE é um exemplo de um tipo diferente de aplicação para esta tecnologia amplamente variável.

Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 2 de 10
Garage Screen / SYNDICATE. Image Courtesy of Syndicate Architects
Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 3 de 10
Garage Screen / SYNDICATE. Image Courtesy of Syndicate Architects

Quantum Field X3 / Hiro Yamagata

Outro exemplo de fachada holográfica, essas duas estruturas cúbicas no exterior do Museu Guggenheim de Bilbao foram erguidas em 2004. O efeito holográfico é criado pela projeção de feixes de laser em painéis holográficos, que criam as cores cintilantes na fachada. Yamagata, embora principalmente um pintor de serigrafia, também é conhecido por ser um pioneiro na arte da tecnologia a laser.

Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 9 de 10
Quantum Field X3 / Hiro Yamagata. Image © Flickr, User: Sr. Ternasco. CC BY-NC-SA 2.0
Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 8 de 10
Quantum Field X3 / Hiro Yamagata. Image © Flickr, User: zaldi64. CC BY-NC-SA 2.0

The Snoezelen House (The Golden Horn) / Aarhus Arkitekterne

Este edifício curvilíneo está localizado em Solund, um vilarejo na Dinamarca para pessoas com deficiências físicas e mentais severas. Projetada em colaboração com a ProShop Europe, uma empresa especializada em soluções audiovisuais, a Snoezelen House usa projeções holográficas para criar salas multissensoriais Snoezelen terapêuticas para os residentes da vila. Em todo o centro, nove salas originalmente brancas são transformadas por meio dessas projeções, bem como uma série de telas, luzes e sons. Testemunhando a capacidade da holografia de criar não apenas ambientes arquitetônicos estéticos, mas também terapêuticos, a Snoezelen House é representativa dos possíveis usos da tecnologia holográfica na arquitetura de saúde contemporânea.

Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 5 de 10
The Snoezelen House (The Golden Horn) / Aarhus Arkitekterne. Image © José Tomás Franco

Roncalli Circus / Optoma

Em 2019, o circo alemão Roncalli substituiu projeções holográficas de animais por seus animais vivos, adotando uma prática de espetáculo mais ética com tanto - senão mais - espetáculo. Para criar os hologramas, onze projetores de laser são colocados ao redor do anel central, gerando as enormes projeções tridimensionais de animais, que incluem elefantes, cavalos e até peixes. Um exemplo não convencional de tecnologia holográfica que não transforma completamente o espaço arquitetônico em si, o Roncalli Circus, no entanto, demonstra como os hologramas podem mudar os objetos, atividades e até mesmo as pessoas que povoam e programam diferentes estruturas e ambientes.

Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 7 de 10
Roncalli Circus / Optoma. Image © Circus Roncalli on Flickr
Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 4 de 10
Roncalli Circus / Optoma. Image © Circus Roncalli on Flickr

Hologram Rooms / Euclideon

A Euclideon recentemente foi notícia por sua produção da primeira mesa de holograma multiusuário do mundo, que pode em breve transformar a forma como as visualizações arquitetônicas tridimensionais são convencionalmente feitas e discutidas. No entanto, a empresa também oferece salas de holograma - ambientes imersivos que recriam a funcionalidade potencial da mesa de holograma em maior escala. Usando uma varinha de controle, os usuários podem viajar por ambientes arquitetônicos tridimensionais projetados ou observar produtos holográficos, como carros e aeronaves. Alternativamente, eles podem criar ambientes fantásticos para entretenimento, ou até mesmo ser usados para jogar jogos tridimensionais projetados holograficamente.

Como a instalação ARTECHOUSE ou o Circo Roncalli, essas salas de holograma demonstram como a tecnologia holográfica pode ser usada para substituir objetos físicos ou experiências por hologramas ilusórios, ainda que imersivos.

Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico - Imagem 6 de 10
Hologram Table / Euclideon. Image Courtesy of Euclideon Holographics

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Automação na Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Hologramas: como eles podem impactar o espaço arquitetônico" [Holography: How It Could Change Architectural Space] 27 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963058/hologramas-como-eles-podem-impactar-o-espaco-arquitetonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.