Terminal de Västerås projetado pelo BIG reúne diversos modais de transporte sob um único teto

O Bjarke Ingels Group revelou o projeto final do Västerås Travel Centre, um centro de infraestrutura de transporte que reúne vários modais em um objeto arquitetônico coeso. A característica definidora do projeto é uma cobertura leve e ondulada que se desdobra em vários elementos complexos do programa que compõem o nó urbano, criando um novo marco para uma das maiores cidades da Suécia.

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A proposta do BIG para o Västerås Travel Centre reúne uma série de programas e atividades relacionados ao transporte sob uma identidade clara. O projeto que se expande pela via férrea compreende um terminal de ônibus, serviços de viagens, garagem de bicicletas, estacionamento ao ar livre para bicicletas, zonas de táxi, bem como áreas comerciais, restaurantes, escritórios, áreas de eventos e espaços de exposição. O projeto foi concebido para incorporar o fluxo rápido dos viajantes, bem como o fluxo lento dos visitantes, proporcionando acessibilidade a todos.

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"Projetamos a característica definidora do Västerås Travel Centre, o teto flutuante, como uma nuvem leve e ondulante que protege os viajantes e a paisagem. Contínuo em planta, mas mudando em corte, o telhado abre o Travel Center tanto para o lado da cidade quanto para o lado do porto, ao mesmo tempo em que protege, recebe e convida os visitantes. O centro de viagens de Västerås é projetado com base no fluxo. Fluxo do transporte público e dos viajantes, mas também nas pequenas viagens dos cidadãos de Vesterås". - David Zahle, arquiteto e sócio do BIG - Bjarke IngelsGroup

As extremidades elevadas da estrutura marcam as entradas mais importantes. Uma linha em zigue-zague de elementos de suporte de carga corta o telhado, conectando as colunas que revestem o perímetro, liberando a paisagem interna de elementos construtivos. A mesma linha corta aberturas na superfície da cobertura, proporcionando luz e ventilação natural. As fachadas envidraçadas e curvas do edifício criam um espaço claro e aberto, esfumaçando a fronteira entre o interior e o exterior, enquanto o design biofílico traz a vegetação para o centro. Uma série de terraços ao redor do projeto o conecta aos parques Vasaparken e Hamnparken, estendendo o domínio público da cidade e fornecendo aos cidadãos novos mirantes, pontos de encontro, pistas de patinação e áreas de estar. Além disso, a nova infraestrutura permitirá que os residentes cruzem os trilhos por passagens separadas para pedestres e bicicletas.

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"O novo Centro de viagens de Västerås reúne o centro de infraestrutura da cidade inteira em uma paisagem, sob o mesmo teto. O centro de viagens é projetado como uma peça de infraestrutura social, moldada para o fluxo de pessoas e da vida pública. Queríamos celebrar o movimento e criar um centro de mobilidade acolhedor, caloroso e transparente que se torna um importante nó social e econômico redefinindo a infraestrutura e a paisagem da cidade" - Bjarke Ingels.

A cobertura do projeto contará com um sistema solar integrado, potencialmente atendendo a quase 70% da demanda de energia do edifício. Além disso, o projeto incorporará aquecimento e resfriamento de piso e reciclagem de água da chuva. O projeto resulta de um longo processo de desenvolvimento, levando em consideração inúmeras soluções possíveis no que diz respeito ao programa, às características de sustentabilidade e aspectos de segurança. A construção está prevista para começar em 2022, e o projeto está previsto para ser finalizado em 2025.

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  • Área: 16.963 m2
  • Cliente: prefeitura de Västerås
  • Colaboradores: Tyrens (estrutura, geotécnica), Kragh & Berglund (paisagismo), Rambøll (Projekteringsledelse), Rambøll (sustentabilidade), Sweco Architects AB (arquiteto local), VAP (planejamento de tráfego), Afry (El.), Brandprojektering AB (proteção contra incêndio), Kadesjös (ventilação), PQ Projektledning AB (cabeamento), Structor Riskbyrån AB (gerenciamento de riscos), WSP (estimativa de custo)
  • Sócios Responsáveis: Bjarke Ingels, David Zahle
  • Diretor de Projeto: Kamilla Heskje
  • Líder de Design: Marie Lancon
  • Equipe: Aileen Koh, Allen Dennis Shakir, Anders Bruntse, Anders Holden Deleuran, Dalma Ujvari,Federica Fogazzi,Geetika Bhutani, Ida Linnea Elvira Maria Lujak, Laura Wätte, Marius Tromholt-Richter, Yunus Alperen Basak
  • Engenharia BIG: Climatização interna; Jesper Kanstrup Petersen (BIG E) , Natasha Lykke Lademann Østergaard (BIG E)
  • Competição e Fase Anterior:
  • Líder do Projeto: Kamilla Heskje
  • Equipe: Oscar Abrahamsson, Nicolas Millot, Camila Luise de Andrade Stadler, Gwendoline Eveillard, Franck Fdida, Giedrius Mamavicius, Andre Enrico Cassettari Zanolla, Camila Luise de Andrade Stadler,Cristian Teodor Fratila,Geoffrey Eberle, Ioana Fartadi Scurtu,Ipek Akin,Johan Bergström,Laurine Louisette Marie Alard,Luca Pileri,Magnus Garvoll,Malgorzata Mutkowska, Margarida Jéronimo,Martino Hutz,Megan Fiona Cumming,Ola Sobczyk,Ovidiu Munteanu,Peter Mortensen, Rasam Aminzadeh,Rihards Dzelme,Shin Saeki,Sofia Fors Adolfsson, Tyrone James Cobcroft,Yu Xun Zhang

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Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Terminal de Västerås projetado pelo BIG reúne diversos modais de transporte sob um único teto" [BIG's Västerås Travel Centre Creates a New Transport Hub Under One Roofscape] 02 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962633/terminal-de-vasteras-projetado-pelo-big-reune-diversos-modais-de-transporte-sob-um-unico-teto> ISSN 0719-8906

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