BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou

Situado no coração do distrito de Yuhang, o projeto do Bjarke Ingels Group para a nova sede da OPPO, a maior empresa de smartphones da China, combina estética e tecnologia inovadora em um edifício que será um centro ambiental, econômico e socialmente sustentável.

BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 2 de 12BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 3 de 12BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 4 de 12BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 5 de 12BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Mais Imagens+ 7

A sede, chamada O-Tower, fica entre um lago natural, um centro urbano e um parque de 10.000 metros quadrados, servindo como ponto de ancoragem e nova porta de entrada para a Future Sci-Tech City de Hangzhou. Além de ser um pólo tecnológico, Hangzhou também é uma atração turística, abrigando três dos 57 locais que são patrimônio mundial da UNESCO. O estúdio de arquitetura traduziu a “inovação sem fim na busca da perfeição” da empresa com um plano geral que equilibra o tecido denso da cidade e a paisagem natural, combinados com arte tecnológica.

BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 11 de 12
Entrada do Parque. Imagem Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

A premiada empresa de arquitetura reimaginou níveis de escritório tradicionais e otimizou os espaços de trabalho dinâmicos da empresa criando um edifício cilíndrico com pátio e plantas compactas, porém flexíveis. Para maximizar a exposição solar e proporcionar vistas panorâmicas da cidade, o extremo sul do edifício foi posicionado na cota mais baixa. Essa geometria exclusiva permitiu que ele se tornasse auto sombreado, reduzindo o consumo de energia e maximizando a luz natural o que, em troca, promove o bem-estar e a produtividade dos funcionários.

Abaixo do telhado inclinado, vazios de altura tripla e terraços conectados foram implementados para fornecer conectividade visual e física entre os andares. Esses espaços intermediários, visíveis de fora, trazem à tona a interação humana e animam as fachadas. As fachadas são envoltas por persianas adaptáveis que são orientadas em relação ao posicionamento do sol. Elas fornecerão uma impressão exclusiva para a O-Tower e Hangzhou, reduzindo o ganho solar em até 52% e proporcionando uma economia significativa para cargas de resfriamento, ao mesmo tempo em que reduzem o brilho, a refletividade e a poluição luminosa.

BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 7 de 12
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

No coração da O-Tower, um pátio acessível ao público se tornará uma atração urbana para a cidade, confundindo as fronteiras entre a arquitetura pública e privada. O térreo em seu centro se transforma em uma paisagem exuberante e se estende até a orla. Este espaço público interconectado guiará visitantes e funcionários para saguões, espaços de exposição ou para o parque.

BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 12 de 12
Espaço Comercial. Imagem Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

Uma série de placas de piso flexíveis dentro do volume serão reservadas para diferentes programações funcionais, mas irão integrar espaços de trabalho biofílicos e espaços sociais em toda a arquitetura. Os três primeiros níveis serão dedicados ao público, com espaço para exposições, centros de conferências e uma incubadora para workshops externos. Os andares intermediários variam entre níveis espaçosos para departamentos de P&D e projetos especiais, junto com outros menores para usos administrativos e executivos. Nos andares superiores, um refeitório OPPO, bem como salas executivas e VIP, possuem vista para Hangzhou. Essa mesma vista estará disponível para todos os funcionários da OPPO, devido aos átrios interconectados de altura tripla sob a fachada da O-ring.

BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 9 de 12
Vista para Pátio. Imagem Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group
BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou  - Imagem 8 de 12
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

O-Tower

  • Cliente: OPPO Global Mobile Terminal R&D Headquarters
  • Tipo: Escritório, Varejo e Plano Geral
  • Dimensões Escritório 161,330m2, Lojas 68,000 m2, Área Terreno: 48,900 m2
  • Localização: Hangzhou, China
  • Arquitetos: Bjark Ingels Group
  • Diretor de Projeto: Hung Kai Liao
  • Arquiteto Projeto: Kekoa Charlot
  • Líder Projeto: Ewa Bryzek
  • Líder Fachada: Aimee Louise Desert
  • Equipe: Adam Busko, Agnieszka Magdalena Trzcińska, Alessandro Zanini, Alda Sol Hauksdóttir, Andra Beler, Buster Christensen, Cristina Giménez, Seongil Choo, Camille Breuil, Carlos Ramos Tendrio, Cris Liu, Daniel Ferrara Bilesky, Eddie Can, Eric Li, Filip Fot, Geetika Bhutani, Gül Ertekin, Jens Majdal Kaarsholm, Julia Gotovski, Karim Muallem, Liang Zhang, Laura Kovacevic, Malka Logo, Maria Capuozzo, Martyna Sylwia Kramarz, Mats Kolmas, Max Alexander Bonecker, Mengyuan Li, Mads Primdahl Rokkjær, Naphit Puangchan , Ombretta Colangelo, Rasam Aminzadeh, Roberto Fabbri, Stefan Plugaru, Steen Kortbæk Svendsen, Su Myat Nge Nge, Shuting Zhang, Weronika Siwak, Xiaochang Qiu, Xavier Thanki, Yusheng Huang, Zhonghan Huang
  • Instituto Local: ZIAD
  • Gerentes de Projeto Cliente: Co-Create Golden Technique Project Management
  • Engenharia Estrutural: RBS
  • Consultoria Fachada: RFR
  • Consultoria Tráfego, Mecânica, Elétrica: WSP
  • Iluminação: BPI
  • Consultoria Programação: Savills
  • Planejamento Refeitório: TFP
  • Agência de Avaliação de Tráfego: UAD

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "BIG projeta torre em looping no horizonte de Hangzhou " [Bjarke Ingels Group to Design Mega-Sustainable Infinity Loop on the Hangzhou Horizon ] 22 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960453/big-projeta-torre-em-looping-no-horizonte-de-hangzhou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.