Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente?

Em uma pesquisa de 2016 com 400 funcionários nos Estados Unidos, a Saint-Gobain descobriu que os ocupantes de prédios de escritórios geralmente reclamavam de má iluminação, temperatura, ruído e qualidade do ar, levando a empresa a deduzir a necessidade de melhorar a iluminação e o conforto térmico dos edifícios, ao mesmo tempo mantendo baixo consumo de energia e liberdade de projeto para arquitetos e clientes. Sua solução foi o SageGlass, um vidro inovador criado pela primeira vez em 1989 e desenvolvido ao longo das últimas três décadas. O vidro, que possui um envidraçamento dinâmico que protege do calor solar e do ofuscamento, otimiza simultaneamente a entrada de luz natural. Uma solução sustentável e estética, a adaptabilidade do SageGlass às condições externas elimina a necessidade de persianas ou venezianas.

Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 10 de 14
Courtesy of Saint Gobain
Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 13 de 14
Courtesy of Saint Gobain

Para funcionar, o SageGlass utiliza um algoritmo avançado de previsão da luz do dia levando em consideração a temperatura, iluminância, ocupação, tamanho da janela, hora do dia, estação do ano, orientação do edifício, ângulo do sol e condições do céu para regular com precisão o tom para as condições ideais. Isso permite a minimização do brilho sem a necessidade de dispositivos de sombreamento, ao mesmo tempo em que otimiza a quantidade de luz natural para reduzir a necessidade de luz artificial e gastos com energia. Essas entradas do sistema são rastreadas por sensores de telhado e fachada, que podem ser integrados aos sistemas de gerenciamento de edifícios existentes. Por fim, o controle de brilho e a variação de tonalidade também podem ser manipulados manualmente por meio de um aplicativo de celular ou tela sensível ao toque, em vez de depender exclusivamente de sensores e processos automáticos.

Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 5 de 14
© Sergio Grazia
Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 9 de 14
Vidro sem cor v / s vidro levemente colorido. Image © Adrien Barakat

Existem quatro opções de tingimento: nenhum, claro, forte e escuro, cada um transmitindo luz variando de 60% a menos de 1%, respectivamente. Dependendo da versão selecionada, o vidro também pode ser parcialmente tingido: SageGlass LightZone, em comparação com o produto SageGlass básico, pode ser dividido em até três áreas independentes de tingimento, o que proporciona um controle solar mais preciso e uma excelente reprodução de cor interior; SageGlass Harmony apresenta transições de tonalidade mais graduais e "design biofílico aprimorado".

Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 7 de 14
© Sergio Grazia
Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 3 de 14
© Sergio Grazia
Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 12 de 14
Courtesy of Saint Gobain

Os benefícios do SageGlass vão além do controle de iluminação. O tingimento funciona para manter temperaturas internas agradáveis, admitindo apenas energia solar suficiente para manter as condições internas confortáveis e reduzindo a necessidade de aquecimento, ar condicionado e iluminação artificial. Por sua vez, a eliminação de recursos de sombreamento, como persianas e cortinas, reduz a frequência de manutenção, o que economiza custos. Ao todo, essas propriedades também podem ajudar a obter a certificação de energia e sustentabilidade, incluindo LEED, BREEAM, etc.

Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 4 de 14
© Sergio Grazia
Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 8 de 14
© Sergio Grazia

O SageGlass foi usado em uma ampla variedade de projetos, incluindo o próprio prédio de escritórios da Saint-Gobain em Paris, França. Conforme declarado pelos arquitetos, o vidro “continua sendo um emblema da atividade tradicional da Saint-Gobain e, graças à sua arquitetura cristalina, a torre enfatiza suas qualidades estéticas e suas propriedades de transmissão de luz, isolamento térmico e baixa emissividade”. Com o uso do SageGlass, os escritórios, estufas e áreas de recepção da torre desfrutam de forte iluminação natural, exemplificando as preocupações ambientais e maximizando a eficiência energética. Além dessa torre, mais de mil outros projetos utilizam SageGlass, como a sede da Nestlé na Suíça, Tombola no Reino Unido, Weitblick na Alemanha, Ashford Castle na Irlanda e Bowie State University nos EUA.

Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente? - Imagem 11 de 14
Courtesy of Saint Gobain
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Mais luz natural, menos ofuscamento e calor: Como funciona o vidro que se tinge automaticamente?" [More Daylight but Less Glare & Heat: How Does Automatically Tintable Glass Work?] 22 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960145/mais-luz-natural-mas-menos-ofuscamento-e-calor-como-funciona-o-vidro-tingivel-automaticamente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.