O que é um master plan?

Em qualquer processo de planejamento, existe uma série de documentos — entre materiais gráficos e textuais — que irão estabelecer um direcionamento para algo que irá se concretizar no futuro. No planejamento urbano, o master plan se configura como um dos instrumentos mais frequentes nesse sentido.

O que é um master plan? - Imagem 3 de 6O que é um master plan? - Imagem 4 de 6O que é um master plan? - Imagem 5 de 6O que é um master plan? - Imagem 6 de 6O que é um master plan? - Mais Imagens+ 1

O master plan é uma ferramenta de planejamento físico-espacial de uma cidade ou de parte dela — como um bairro, uma vizinhança, ou até mesmo de um complexo arquitetônico de grande escala. Segundo o dicionário de Cambridge, o master plan é definido como “um conjunto organizado de decisões tomadas por uma pessoa ou um grupo de pessoas sobre como fazer algo no futuro”.

O que é um master plan? - Imagem 4 de 6
Master Plan de de Projeto Paisagístico para o Rio Han, no Vietnã. Cortesia de Cortesia de LJ-Asia (Landscape Jardins Asia)

Quando aplicado a um projeto de escala urbana, o conceito assume definições menos genéricas e costuma incluir alguns parâmetros específicos em termos do que é tratado nas recomendações e propostas. A etapa propositiva, desenvolvida após estudos e análises direcionados ao contexto em questão, é apresentada de acordo com as necessidades de uma população em diferentes escalas.

Dessa forma, os master plans são apresentados como diretrizes para, por exemplo, distribuição de usos do solo, limite de gabaritos e recuos, desenho das vias (caminháveis e/ou destinadas ao tráfego de veículos), sistemas de transporte, disposição de áreas públicas e distribuição de áreas verdes.

O que é um master plan? - Imagem 5 de 6
"La Grande Mosaïque", Caen, França. Cortesia de MVRDV

Por meio de todas essas escalas de ação, os master plans podem atuar como modelos de regeneração urbana. No projeto do MVRDV para o centro de Caen, na Normandia (França), o master plan buscou integrar os elementos históricos e ambientais preexistentes à intervenção a partir de uma rede de ruas secundárias e espaços públicos compartilhados. La Grande Mosaïque, como é chamado o projeto, “busca conter os efeitos de desindustrialização da região” a partir da intervenção em uma área de 600 hectares no centro da comuna francesa.

O que é um master plan? - Imagem 3 de 6
Master Plan para o Centro de Pesquisa e Engenharia da Ford. Cortesia de Snøhetta

Já no projeto de Snøhetta para o Centro de Pesquisa e Engenharia da Ford em Michigan, Estados Unidos, o master plan foi utilizado para estabelecer as principais intervenções no complexo de pesquisa. A abordagem do master plan do projeto, que busca destacar o centro de pesquisa como o "epicentro global da Ford", foi definida a partir de três ações principais: “consolidar as populações da Ford, integrar equipes de habilidades para otimizar adjacências críticas, e criar oportunidades de interação e compartilhamento".

Nesse sentido, os master plans podem ser compreendidos como uma espécie de documentação flexível, com variações em termos de conteúdo a depender da sua finalidade. Outro aspecto que também caracteriza o master plan enquanto ferramenta de planejamento físico-espacial é a possibilidade de estabelecer ações prioritárias na sua implementação, a partir, por exemplo, da subdivisão em fases. Assim, um master plan pode assumir diferentes papéis – de forma simultânea ou não –, como o de modelar tridimensionalmente o ambiente, definir espaços públicos e privados, determinar diferentes usos e envolver a comunidade local.

O que é um master plan? - Imagem 6 de 6
Brainport Smart District, Helmond, NL. Cortesia de UNStudio

Enquanto uma ferramenta utilizada para auxiliar nas fases iniciais de um processo de planejamento, os master plans são responsáveis por lançar as diretrizes a serem seguidas no desenvolvimento do projeto. Ainda que sua dinamicidade permita alterações no curso do projeto, não deve-se ignorar a importância de um master plan bem fundamentado, que terá impactos significativos no desenvolvimento da área de intervenção.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "O que é um master plan?" 18 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959216/o-que-e-um-master-plan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.