Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães

Museus são estruturas responsáveis por preservar a história e o patrimônio de uma sociedade. Como instituições culturais intimamente conectadas à vida moderna, estas estruturas operam como uma janela para a história, oferecendo espaços de reflexão e conexão com o passado. Concebidos para promover a compreensão e instigar novas ideias, esses edifícios monumentais muitas vezes nos convidam a transitar em um outro território, entre o passado, o presente e por que não, o futuro. Com um patrimônio histórico invejável, a Alemanha é o lar de uma série de instituições museais, tão diversas quanto renomadas. Visitar estes edifícios nos oferece não apenas uma oportunidade para redescobrir o passado, mas principalmente para explorar novas abordagens de curadoria, taxonomia e organização espacial.

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 2 de 15Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 3 de 15Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 4 de 15Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 5 de 15Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Mais Imagens+ 10

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 3 de 15
© Ute Zscharnt

Enquanto alguns museus procuram explorar a expressividade de suas formas e espaços, outros se apropriam da arquitetura como pano de fundo para realçar as características únicas de suas coleções. Apresentando alguns dos mais importantes projetos de arquitetura contemporânea na Alemanha, as seguintes instituições cobrem uma vastidão de diferentes programas e escalas. Variando em formas, espaços e experiências, os projetos elencados a seguir parecem se desdobrar continuamente de um espaço para o outro, pois, no fim das contas, museus são feitos para ressignificar a história através da experiência dos usuários.

ANOHA—O mundo infantil do Museu Judaico de Berlim / Olson Kundig

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 2 de 15
© Hufton+Crow

Por meio de exposições imaginativas no ANOHA - O Mundo Infantil do Museu Judaico de Berlim, o museu oferece aos visitantes mais jovens a sensação de esperança e possibilidade. Localizado dentro de um antigo mercado de flores existente, o coração do ANOHA é uma arca circular de madeira, medindo quase 7 metros de altura e um diâmetro de 28 metros. A arca curvilínea complementa as nervuras curvas sob a luz ao alto, enquanto a mudança na materialidade do concreto para a madeira oferece um contraponto ao espaço existente.

Museu Kolumba / Peter Zumthor

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 9 de 15
© Jose Fernando Vazquez

Situado em Cologne, Alemanha, uma cidade destruída pela II Guera Mundial, o museu abriga a coleção de arte da Arquidiocese Católica Romana que se estende por mais de mil anos. O projeto de Zumthor delicadamente renasce das ruínas de uma igreja do gótico tardio, respeitando a história do lugar e preservando sua essência.

Neue National Gallery de Berlim / Mies van der Rohe

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 11 de 15
Courtesy of Archiv Neue Nationalgalerie

Construída em 1968, a Neue National Gallery de Mies van der Rohe reinventou o próprio conceito de um edifício de museu, apresentando uma estrutura aberta e transparente, com espaços expositivos flexíveis e uma planta extremamente livre. A cobertura do edifício, com seus 64 metros de largura, conta com apenas 2 pilares de suporte, liberando as esquinas em um balanço monumental que faz com que a cobertura de aço pareça flutuar sobre o espaço público da praça.

Museu Judaico de Belim / Studio Libeskind

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 10 de 15
© Denis Esakov

Em 1987, o governo de Berlim organizou um concurso anônimo para uma expansão do Museu Judaico original de Berlim, inaugurado em 1933. A ideia era ressignificar a história e a presença da comunidade judaica na cidade Berlim após a traumática experiência da Segunda Guerra Mundial. Um ano depois, o projeto apresentado por Daniel Libeskind foi escolhido como o grande vencedor entre as muitas propostas apresentadas por alguns dois mais reconhecidos escritórios de arquitetura da época; o projeto de Libeskind, através de suas formas expressivas, opera como uma ferramenta conceitual para representar o curso da história antes, durante e depois do Holocausto.

Museu Dornier / Allmann Sattler Wappner Architekten

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 15 de 15
Courtesy of Allmann Sattler Wappner Architekten

O Museu Dornier localiza-se nas imediações das pistas vizinhas ao Aeroporto Regional de Friedrichshafen, na Alemanha. O objetivo do museu é apresentar a tecnologia de construção das aeronaves e a história da Dornier, que foi fundada em 1922. Entre as exposições estão aeronaves antigas, algumas que ainda podem voar.

James-Simon-Galerie / David Chipperfield Architects

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 12 de 15
© Simon Menges

Completando o monumental conjunto de museus que ocupa toda a parte norte da Speeinsel, do canal Kupfergraben até o Neues Museu - reinaugurado por Chipperfield em 2009. Juntamente com o 'Passeio Arqueológico', o conjunto monumental dos museus constitui a espinha dorsal do plano diretor da Museumsinsel, desenvolvido em 1999, ano que Chipperfield vencer o concurso para o Neues Museum. 

Museu Estatal de Arte Egípcia e Universidade de Cinema e Televisão / Peter Böhm Architekten

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 14 de 15
© Dieter Leistner

O extraordinário desenvolvimento urbano com a grande praça livre frente a antiga pinacoteca tornou possível implementar neste espaço um generoso e tranquilo edifício ao sul, que ocupa aproximadamente a proporção da antiga pinacoteca, voltado ao norte, onde está o novo edifício. O Museu Estatal de Arte Egípcia, que está no subsolo como uma escavação arqueológica sob o pátio verde. 

Museu Mercedes-Benz / UNStudio

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 6 de 15
© Eva Bloem

O Museu Mercedes Benz combina diretamente estrutura e conteúdo. O Museu é dedicado a um carro legendário. Sua estrutura única foi projetada especificamente para expor uma coleção na qual a tecnologia, a aventura, a atratividade e a distinção se combinam. Trata-se, ainda, de um museu para que as pessoas possam mover-se livremente, sonhar, aprender, observar e deixar-se levar pelas fascinações, pela luz, e pelo espaço.

Museu do Design Vitra / Gehry Partners

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 7 de 15
© Liao Yusheng

O Museu do Design Vitra se destaca como excepcional. Com sua forma escultural composta de volumes curvos interconectados, o museu é uma obra inconfundível de Frank Gehry - um arquiteto que construiu um legado para si mesmo sobre essas estruturas. O que pode não ser imediatamente aparente é a encruzilhada que este sereno edifício branco representa: foi neste projeto na região sudoeste da Alemanha que Gehry realizou sua primeira estrutura no que seria seu estilo atualmente.

Museu e Fórum Cultural em Arnsberg / Bez+Kock Architekten

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 4 de 15
© Brigida González

O Sauerland-Museum, localizado no centro histórico da pequena cidade de Arnsberg, acaba de ser reinaugurado como Museu e Fórum Cultural do sul da Westphalia. Ao longo dos últimos anos, o histórico edifício do museu construído em 1605, foi completamente reformado segundo um projeto desenvolvido pela equipe da Bez+Kock Architekten e executado em etapas. Durante a primeira fase da obra os arquitetos se concentraram no redesenho e adaptação dos espaços expositivos existentes, enquanto na segunda etapa, foram desenvolvidos os trabalhos de ampliação do museu com a construção de um novo volume encaixado na encosta entre a Ruhrstrasse e as margens do rio Ruhr.

Museu da História Militar de Dresden / Studio Libeskind

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 5 de 15
© Hufton+Crow

Agora também a sede oficial do Museu das Forças Armadas Alemãs, o Museu de História Militar de Dresden assumiu identidades variadas e contraditórias ao longo de sua história. O edifício, construído para abrigar o arsenal da histórica cidade de Dresden, foi transformado posteriormente na sede do Museu do Exército Saxão, seguindo uma passagem como Museu Militar Nazista para então ser transformado em Museu Soviético no período da guerra-fria. Com a reunificação da Alemanha, após a queda do murro de Berlim, o papel da instituição passou a ser questionado e o governo alemão decidiu fechar o museu para então lançar um concurso internacional de arquitetura que pudesse redesenhar e ressignificar a estrutura.

Fundação Tchoban - Museu do Desenho Arquitetônico / SPEECH

Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães - Imagem 13 de 15
© Patricia Parinejad

O arquiteto renomado de Berlim e Moscou, Sergei Tchoban, se juntou a Sergey Kuznetsov, do SPEECH Tchoban & Kuznetsov, para criar um espaço para desenhos de arquitetura. O novo museu será um lar para a internacionalmente conhecida coleção da Fundação Tchoban, bem como para exposições temporárias das principais instituições culturais de todo o mundo. Arquiteto e colecionador apaixonado, Tchoban finalmente realizou seu sonho de criar o lugar ideal para desenhos arquitetônicos.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Construindo história: espaço e cultura através da arquitetura dos museus alemães" [Building History: German Museums Revealing Culture and Place] 09 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958100/construindo-historia-espaco-e-cultura-atraves-da-arquitetura-dos-museus-alemaes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.