Bienal de Arquitetura de Chicago divulga vencedores da chamada feita pela Fundação de Artes da Dinamarca

Bienal de Arquitetura de Chicago divulga vencedores da chamada feita pela Fundação de Artes da Dinamarca

A Bienal de Arquitetura de Chicago (CAB) em parceria com a Danish Arts Foundation (DAF) acaba de divulgar o vencedor do primeiro concurso lançado neste ano, a proposta que irá representar a Dinamarca na edição deste ano da mais importante bienal de arquitetura dos Estados Unidos. A ser implantado no bairro de North Lawndale, em Chicago, a proposta procura responder ao tema da bienal de 2021: A Cidade Disponível, mote criado pelo Diretor Artístico da Bienal de Chicago David Brown. A proposta vencedora foi desenvolvida por uma equipe internacional que inclui Eibhlín Ní Chathasaigh e James Albert Martin de Dublin, Anne Dorthe Vester e Maria Bruun de Copenhague e moradores da cidade de Chicago.

Procurando apresentar soluções alternativas para o atual contexto social e político da cidade de Chicago, a proposta busca dar novos usos a uma série de terrenos desocupados e subutilizados na região de North Lawndale. A intenção é reativar estas áreas e disponibiliza-las aos moradores da região oeste da cidade. Desenvolvida pela equipe do Soil Lab, a proposta vencedora escolhida pela Fundação Dinamarquesa para as Artes inclui uma série de espaços de oficinas, estruturas construídas com tijolos de barro, um material mais do que significativo tanto para a história da cidade de Chicago quanto para a arquitetura vernacular dinamarquesa. Além disso, as conexões entre os dois países não param por aí. Como um projeto colaborativo desenvolvido entre dinamarqueses e americanos, a proposta escolhida para representar a Dinamarca na Bienal de Arquitetura de Chicago busca refletir a principal missão da DA: divulgar os valores da arquitetura dinamarquesa e promover a arte e o design como ferramentas para construir comunidades.

Soil Lab Team Photo L to R Vester, Bruun, Martin, Ni Chathasaigh_Photos by Benita Marcussen (left) and Rob de Boer (right), 2019 . Image Courtesy of Chicago Architecture Biennial and Danish Arts Foundation
Soil Lab Team Photo L to R Vester, Bruun, Martin, Ni Chathasaigh_Photos by Benita Marcussen (left) and Rob de Boer (right), 2019 . Image Courtesy of Chicago Architecture Biennial and Danish Arts Foundation

Chicago é uma cidade mundialmente conhecida. Seus cidadãos são pessoas sonhadoras e resilientes ao mesmo tempo. O projeto escolhido pela DAF para representar a Dinamarca na Bienal de Arquitetura de Chicago é uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo esta característica única de nossa cidade, ao mesmo tempo que se apropria da arte e do design como estratégia para transformar e revalorizar espaços subutilizados de Chicago. Quero agradecer à Bienal de Arquitetura, à equipe do Soil Lab e à Fundação Dinamarquesa para as Artes por este projeto que incentivará os moradores da zona oeste e de toda Chicago a redescobrir o valor da arte e do design. -- Lori E. Lightfoot, Prefeita de Chicago.

Vislumbrando transformar a cidade de Chicago através de instalações temporárias de arte e obras de arquitetura, o Diretor Artístico da Bienal de Arquitetura de Chicago de 2021 David Brown explica que o projeto vencedor incorpora materiais locais e sistemas construtivos tradicionais para dar forma a uma nova tipologia moderna e capaz de responder ao tema da bienal deste ano: A Cidade Disponível. Na verdade, como uma proposta de intervenção site-specific, o projeto apresentado pelo The Soil Lab se desenvolve em duas frentes: a construção das oficinas em estruturas em tijolos; e a revalorização de espaços públicos e áreas de convívio.

Artistic Director David Brown. Image Courtesy of Chicago Architecture Biennial and Danish Arts Foundation
Artistic Director David Brown. Image Courtesy of Chicago Architecture Biennial and Danish Arts Foundation

Inspirados pela vida e obra de Jens Jensen, um arquiteto paisagista dinamarquês-americano que acreditava na importância de se reconectar consigo mesmo e com a natureza através do uso de materiais naturais, os arquitetos do Soil Lab pretendem ouvir a população local para melhor responder às demandas específicas do bairro onde a obra será realizada. Com o apoio da CCA Academy e da Young Men’s Employment Network (YMEN), a equipe de projeto trabalhará em conjunto com a comunidade local ao longo dos próximos sete meses. Vários dos elementos propostos, como bancos, mesas e uma galeria de arte, estão sendo pensados para incentivar o movimento, a interação e o diálogo entre as pessoas. Por fim, o projeto deverá ser inaugurado durante a Bienal de Arquitetura de Chicago de 2021, a qual está prevista para acontecer durante o mês de setembro.

O Soil Lab é um espaço de oficina em North Lawndale, um lugar onde a comunidade se reunirá para desenvolver projetos e construí-los também: estruturas feitas a partir de tijolos de barro e paredes de taipa. Nossa esperança é que o Soil Lab não seja apenas uma iniciativa pontual realizada no contexto da Bienal, mas que sirva à comunidade local por um tempo muito mais longo, ajudando-os a construir comunidades e transformar a sua cidade. -- Equipe do Soil Lab.

Via the Chicago Architecture Biennial.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Bienal de Arquitetura de Chicago divulga vencedores da chamada feita pela Fundação de Artes da Dinamarca" [Chicago Architecture Biennial Announces Winners of its First Commission, the DAF Open Call ] 24 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957475/bienal-de-arquitetura-de-chicago-divulga-vencedores-da-chamada-feita-pela-fundacao-de-artes-da-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.