Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin

Transformando a experiência artística típica em instituições de arte, o escritório Snøhetta divulgou um projeto de renovação do Museu de Arte de Blanton na Universidade do Texas em Austin. A ampla remodelação visa “unificar e requalificar o campus do museu, [...] através de melhorias arquitetônicas e paisagísticas”. A construção deverá ser iniciada ainda na primeira metade de 2021 e tem conclusão prevista para o fim de 2022.

Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin - Imagem 2 de 6Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin - Imagem 3 de 6Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin - Imagem 4 de 6Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin - Imagem 5 de 6Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin - Mais Imagens+ 1

O Museu de Arte de Blanton foi fundado em 1963 e é famoso por abrigar uma das maiores coleções de arte abertas ao público do Texas. “Abrindo o museu para a cidade, convidando as pessoas não apenas a apreciar a arte, mas também permanecer, se reunir e se inspirar antes e depois de cada visita”, comentou a diretora da instituição, Simone Wicha. Lideradas por Snøhetta, as obras de renovação também incluirão um grande mural público da artista cubano-americana Carmen Herrera.

Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin - Imagem 6 de 6
Cortesia de Blanton Museum of Art

Centrada no Moody Patio, um espaço de encontro entre as estruturas existentes, a proposta contará com “15 elegantes estruturas em forma de pétalas que formam um dossel localizado na extremidade sul do campus de Blanton”. Inspirado nas abóbadas do projeto original, o anexo estabelecerá uma identidade visual para Blanton. 

Blanton ocupa um lugar de destaque na interseção do novo Complexo do Capitílio do Texas e serve como porta de entrada para o campus da universidade. Nosso paisagismo inventivo e a remodelação das entradas dos edifícios estão alinhados com isso. O projeto do Snøhetta expande a coleção de arte do museu para além das galerias e cria um espaço público das e para as artes em Austin. – Craig Dykers, sócio-fundador do Snøhetta

Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin - Imagem 2 de 6
Cortesia de Blanton Museum of Art

O projeto sugere melhorias na paisagem, introduzindo caminhos e áreas de encontro que potencializam o uso dos espaços. Sobre isso, a diretora Simone Wicha afirma que “a paisagem tem o poder de transformar uma comunidade, da mesma forma que a grande arte pode transformar nossos corações e mentes”. 

A proposta inclui o plantio de mais de 25 mil novas mudas na propriedade do museu, 95% das quais são nativas do Texas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Snøhetta projeta requalificação e paisagismo do Museu de Arte de Blanton em Austin" [Snøhetta Introduces New Transformative Architectural and Landscape Features to Austin's Blanton Museum of Art] 22 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955093/snohetta-projeta-requalificacao-e-paisagismo-do-museu-de-arte-de-blanton-em-austin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.