Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence

Em homenagem a Oscar Niemeyer, o fotógrafo Paul Clemence compartilhou imagens do icônico Palácio do Itamaraty. Abrigando a Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a estrutura também é conhecida como Palácio dos Arcos.

Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 2 de 26Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 3 de 26Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 4 de 26Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 5 de 26Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Mais Imagens+ 21

Localizado em Brasília, na Praça dos Três Poderes, o Palácio do Itamaraty é uma monumental arquitetura de arcos. Inaugurado em 21 de abril de 1970, o edifício retangular parece flutuar sobre um enorme espelho d'água. Obra-prima da arquitetura moderna, o palácio possui vãos de 30 metros, uma monumental escadaria em espiral, projeto paisagístico de Roberto Burle Marx murais de mármore de Athos Bulcão.

Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 26 de 26
© Paul Clemence
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 10 de 26
© Paul Clemence

Registradas recentemente por Paul Clemence, as imagens destacam, nas palavras do fotógrafo, “as muitas complexidades deste projeto, dos espaços elaborados e expansivos às texturas resultantes das colaborações com Athos Bulcão e Burle Marx”.

Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 21 de 26
© Paul Clemence
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 16 de 26
© Paul Clemence

Para o arquiteto, “arquitetura é invenção”. Em entrevista exclusiva ao ArchDaily, antes de sua morte em 2012, Niemeyer descreveu seu processo como “sempre em busca de soluções belas, expressivas, diferentes e surpreendentes”. Veja, a seguir o ensaio de Paul Clemence desta que é uma das obras mais significativas da carreira do arquiteto.

Publicado originalmente em 14 de dezembro de 2020.

Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 6 de 26
© Paul Clemence
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 9 de 26
© Paul Clemence
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 19 de 26
© Paul Clemence
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 22 de 26
© Paul Clemence
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 24 de 26
© Paul Clemence
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 20 de 26
© Paul Clemence
Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence  - Imagem 11 de 26
© Paul Clemence

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Palácio do Itamaraty de Oscar Niemeyer, pelas lentes de Paul Clemence " [Oscar Niemeyer's Itamaraty Palace Captured by Paul Clemence ] 09 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953656/palacio-do-itamaraty-de-oscar-niemeyer-pelas-lentes-de-paul-clemence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.