Harvard removerá nome de Philip Johnson do edifício que projetou enquanto estudante

A Harvard Graduate School of Design (Harvard GSD) não se referirá mais a uma residência particular na 9 Ash Street em Cambridge como a “Philip Johnson Thesis House”. A partir de agora, esta casa, projetada e habitada por Johnson quando estava matriculado na Harvard GSD na década de 1940, será conhecida apenas por seu endereço físico.

A medida, anunciada pela reitora da GSD de Harvard, Sarah M. Whiting, em uma carta do dia 5 de dezembro, ocorre dias após o Johnston Study Group, um coletivo amplamente anônimo dedicado a examinar o racismo conhecido de Johnson e os esforços de colaboração com o Partido Nazista, publicou uma carta pública para ambos Harvard e o Museu de Arte Moderna (MoMA), duas instituições com fortes ligações com Johnson. A carta de 27 de novembro, que foi inicialmente assinada por mais de 30 arquitetos, designs, artistas e educadores, convocou o MoMA e Harvard a eliminar o nome de Johnson em todos os títulos e espaços devido às "atividades e visões da supremacia branca amplamente documentadas" do arquiteto.

“Há um papel no trabalho arquitetônico de Johnson nos arquivos e na preservação histórica”, afirma a carta. “No entanto, nomear títulos e espaços sugere inevitavelmente que o homenageado é um modelo para curadores, administradores, alunos e outros que participam dessas instituições.”

Entre os signatários da carta estavam a maioria dos arquitetos e artistas apresentados na próxima exposição do MoMA, Reconstructions: Architecture and Blackness in America, incluindo V. Mitch McEwen (também membro do Johnson Study Group), Felecia Davis, Sekou Cooke, Emanuel Admassu, Olalekan Jeyifous, Germane Barnes, e J. Yolande Daniels. A exposição é a primeira no MoMA a examinar os laços entre a arquitetura e as comunidades afro-americanas e africanas da diáspora.

A carta de Whiting em resposta, que é dirigida diretamente a McEwen e outros membros do Johnson Study Group, começa reconhecendo que “a influência global de Johnson na arquitetura no século XX e seu domínio no campo até agora, 15 anos após sua morte, não pode ser exagerado ”e que seu“ racismo, seu fascismo e seu forte apoio à supremacia branca não têm absolutamente nenhum lugar na arquitetura”.

Whiting prossegue explicando que a casa projetada por Johnson e de propriedade da GSD "não tem um nome oficial registrado, embora seja geralmente referida como Thesis House, ou Philip Johnson Thesis House, ou alguma variação". Ela acrescenta: “Mas concordo plenamente com seu ponto forte sobre o poder da nomenclatura institucional e a integridade e legitimidade que ela confere. E então estamos tomando medidas para reconhecer oficialmente a casa dentro da universidade simplesmente como ‘9 Ash Street’ - o endereço físico da casa.” É importante notar que o nome de Johnson não está fisicamente ligado à casa - ou à parede formidável que a protege da rua - por meio de um cartaz ou outro tipo de sinalização.

Chamando a mudança de nome de "um passo menor, mas esclarecedor para abrir espaço à outros legados que virão", Whiting conclui sua carta afirmando:

Não pretendemos pensar que o nosso trabalho, como escola, acaba aqui. Na GSD, estamos empenhados em fazer a nossa parte para trazer as mudanças tão necessárias e há muito esperadas para o campo, para uma reorientação fundamental em direção à inclusão. A influência de Johnson é profunda e ampla, através das gerações, e ainda assim ele também é apenas uma figura entre o racismo paradigmático e arraigado e a supremacia branca da arquitetura. Desfazer esse legado - do campo, não apenas de Johnson - é árduo e necessário, e como escola e comunidade estamos comprometidos em ver isso acontecer.

AN entrou em contato com o MoMA para comentar sobre a carta inicial e fornecerá uma atualização quando houver alguma manifestação.

Esse artigo foi publicado originalmente em The Architect's Newspaper.

Sobre este autor
Cita: Hickman, Matt. "Harvard removerá nome de Philip Johnson do edifício que projetou enquanto estudante" [Harvard Will Remove Philip Johnson’s Name From Cambridge Home That He Designed as Graduate Student] 18 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953433/harvard-removera-nome-de-philip-johnson-do-edificio-que-projetou-enquanto-estudante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.