Spacemaker desenvolve projeto generativo baseado em Inteligência Artificial para cidades mais sustentáveis

A Autodesk acaba de adquirir os direitos operacionais da plataforma Spacemaker, um ferramenta conhecida por facilitar o trabalho de arquitetos e empreendedores, “permitindo testar e avaliar soluções projetuais rapidamente e assim, encontrar melhores soluções para cada projeto específico”. Concebida para um público alvo de arquitetos, urbanistas e empreendedores do ramo imobiliário, a plataforma Spacemaker opera através de uma nuvem e utiliza tecnologias de Inteligência Artificial para ajudar estes profissionais a tomarem melhores decisões durante as primeiras fases de projeto.

Spacemaker desenvolve projeto generativo baseado em Inteligência Artificial para cidades mais sustentáveis  - Imagem 2 de 13Spacemaker desenvolve projeto generativo baseado em Inteligência Artificial para cidades mais sustentáveis  - Imagem 3 de 13Spacemaker desenvolve projeto generativo baseado em Inteligência Artificial para cidades mais sustentáveis  - Imagem 4 de 13Spacemaker desenvolve projeto generativo baseado em Inteligência Artificial para cidades mais sustentáveis  - Imagem 5 de 13Spacemaker desenvolve projeto generativo baseado em Inteligência Artificial para cidades mais sustentáveis  - Mais Imagens+ 8

Spacemaker desenvolve projeto generativo baseado em Inteligência Artificial para cidades mais sustentáveis  - Imagem 8 de 13
Cortesia de Spacemaker

Com sede na cidade norueguesa de Oslo, a plataforma da Spacemaker oferece uma oportunidade única aos projetistas, permitindo que estes incorporem soluções sustentáveis em seus projetos desde as fases iniciais. Adquirida recentemente pela Autodesk, a plataforma escandinava é uma “poderosa ferramenta para promover a automatização dos processos de projeto centrados no usuário”. Oferecendo aos arquitetos e urbanistas a possibilidade de testar suas ideias e avaliar as consequências de cada uma de suas decisões projetuais com facilidade, a Spacemaker é uma plataforma pensada para tornar os processos de projeto mais eficientes e sustentáveis.

Os valores da nossa empresa se refletem em cada uma das decisões de negócios que tomamos. Na aquisição da Spacemaker vemos transparecer o compromisso da Autodesk em disponibilizar ferramentas úteis para o futuro desenvolvimento do mercado da arquitetura. Em conjunto com nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento, a decisão de incorporar a Spacemaker a nossa plataforma é algo que só trará benefícios aos nossos clientes, permitindo que arquitetos e arquitetas do mundo todo possam tomar decisões de projeto mais adequadas e assim ajudar-nos a construir um mundo melhor no futuro. -- Amy Bunszel, vice-presidente para Soluções de Projeto de Arquitetura, Engenharia e Construção da Autodesk.

De acordo com o CEO e presidente da Autodesk, Andrew Anagnost, a plataforma da Spacemakernos permitirá operar uma completa mudança de paradigma na forma como pensamos e construímos nossas cidades—algo que finalmente impactará de forma decisiva no trabalho de arquitetos e arquitetas do mundo todo”. Tornando os processos de projeto mais rápidos e eficientes além de estabelecer a sustentabilidade como uma prioridade desde as primeiras fases de projeto, a Spacemaker permitirá aos nossos clientes testar, avaliar e otimizar cada uma de suas decisões em um breve período de tempo. E mais do que isso, eles poderão contar com a ajuda de um sistema baseado em inteligência artificial para avaliar dados relativos ao terreno, mapas, condições de ventilação e iluminação natural, tráfego de veículos e zoneamento. Revelando todo o potencial de um tereno desde as primeiras fases de projeto, a plataforma permitirá aos arquitetos e arquitetas se concentrem na parte criativa de seu trabalho.

Quatro anos atrás, nos colocamos o desafio de em um curto período de tempo estabelecer uma nova plataforma que pudesse ajudar arquitetos e arquitetas ao redor do mundo a repensar de forma inteligente a maneira como concebemos nossos edifícios e cidades. A Autodesk é uma empresa que compartilha desta ideia e que está profundamente comprometida em desenvolver estratégias e ferramentas que nos ajudem a construir um mundo melhor no futuro. Por isso, estamos muito contentes de “passar o bastão” para uma empresa como a Autodesk. Este é um momento único na breve história de nossa companhia e uma honra para todos aqueles que de alguma maneira colaboraram para fazer deste sonho realidade. -- Havard Haukeland, CEO e cofundador da Spacemaker.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Spacemaker desenvolve projeto generativo baseado em Inteligência Artificial para cidades mais sustentáveis " [Spacemaker Proposes AI-Powered Generative Design to Create More Sustainable Spaces and Cities] 15 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952943/spacemaker-desenvolve-projeto-generativo-baseado-em-inteligencia-artificial-para-cidades-mais-sustentaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.