O que é acupuntura urbana?

Não necessariamente de pequena escala, mas sim pontuais e estratégicas, as intervenções de acupuntura urbana são rápidas de executar, reversíveis e, muitas vezes, de baixo custo. A prática tem se consolidado como uma possibilidade frente às transformações urbanas que exigem processos extensos e burocráticos não apenas na tomada de decisões, mas também na sua execução, o que muitas vezes exclui os habitantes do desenvolvimento dos projetos em suas diferentes etapas.

O que é acupuntura urbana? - Imagem 2 de 6O que é acupuntura urbana? - Imagem 3 de 6O que é acupuntura urbana? - Imagem 4 de 6O que é acupuntura urbana? - Imagem 6 de 6O que é acupuntura urbana? - Mais Imagens+ 1

O método parte do princípio de que as intervenções pontuais são capazes de gerar mudanças significativas em diferentes escalas, assim como na prática milenar chinesa, na qual a metáfora da acupuntura urbana se inspira. Segundo esta associação, as intervenções urbanas locais seriam como as agulhas que produzem um efeito transformador e curativo para as enfermidades do corpo por meio da acupuntura.

O que é acupuntura urbana? - Imagem 6 de 6
Comuna 13, Medellín. Imagem © Ingrid Truemper [Flickr], sob licença CC BY-NC 2.0

O projeto "Espaços de Paz", na Venezuela, é um dos exemplos de iniciativas que partem dos princípios da prática da acupuntura urbana. Liderado pelo escritório venezuelano PICO Estudio e com a participação de outros cinco grupos de arquitetos, além de comunidades locais, a iniciativa tem atuado em contextos urbanos em conflito com intervenções participativas e pontuais. Assim como muitos dos exemplos de acupuntura urbana ao redor do mundo, as propostas são uma alternativa aos grandes e genéricos projetos de renovação urbana, muitas vezes complexos, burocráticos, extensos e distantes da realidade da população local.

O que é acupuntura urbana? - Imagem 2 de 6
Petare -- PICO + PGRC + Todo por la Praxis. Imagem Cortesia de PICO Estudio

Ainda na Venezuela, a Nave Multiprograma, concebida pelo LAB PRO FAB, em Caracas, baseia-se nos conceitos de acupuntura urbana e autogestão para criar um elo entre os principais sistemas de mobilidade urbana do bairro a partir de uma rede de espaços culturais, esportivos e de assistência social em áreas de ocupação informal. A iniciativa, como o nome sugere, propõe uma variedade programática com diferentes finalidades que acontecem periodicamente em um espaço autogerido.

O que é acupuntura urbana? - Imagem 3 de 6
Cortesía de Alejandro Haiek Coll
O que é acupuntura urbana? - Imagem 4 de 6
© Julio Cesar Mesa

Jaime Lerner, arquiteto, planejador urbano e três vezes prefeito de Curitiba, é um dos principais defensores da acupuntura urbana e a define como o conjunto de ações pontuais e revitalizadoras que podem mudar progressivamente a vida na cidade. Nesse sentido, é comum que a prática da acupuntura urbana consista em invenções primárias que despertem um processo de transformação e consolidação das localidades em que se inserem a partir das mudanças que proporciona, além de estimularem outras ações específicas que sigam a mesma lógica.

Assim, não é raro que projetos de acupuntura urbana em comunidades vulneráveis sejam seguidos por uma série de outras intervenções nesse mesmo âmbito, reforçando o  reconhecimento do potencial transformador de intervenções específicas, estratégicas e localizadas como princípio norteador dos projetos.

O que é acupuntura urbana? - Imagem 5 de 6
Axonométrica Praça Malabares

Longe de ser a única solução possível na resolução de questões críticas no contexto das cidades, a acupuntura urbana é uma prática que busca agir de forma imediata e local buscando proporcionar melhorias também de forma rápida. Assim como outros conceitos surgidos nas últimas décadas para abordar soluções práticas e específicas para as cidades, este método se constitui como uma possibilidade complementar aos processos mais longos de tomadas de decisão e de execução, mas não como seu substituto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "O que é acupuntura urbana?" 23 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951774/o-que-e-acupuntura-urbana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.