Como modelar rampas e escadas em BIM usando o Autodesk Revit?

Uma das grandes dificuldades encontradas nas metodologias "clássicas" de desenho de planos é quanto à projeção de rampas e escadas. Sempre foi uma questão relevante ter que calcular a inclinação de uma rampa, ou quanto terão que medir o piso e o degrau da escada que liga dois andares de um edifício a ser projetado. Eles estão em conformidade com os regulamentos atuais em meu país? Ou em conformidade com os padrões do projeto? Serão bem calculados?

Pois bem, este é um dos grandes avanços que encontramos com a modelagem de projetos na metodologia BIM e, principalmente, com o software Revit. Devemos saber que esses elementos provavelmente serão uma das partes da modelagem que mais nos trará dificuldades durante a fase de projeto.

Modelagem de rampas

No caso particular das rampas, existem duas maneiras claras de modelá-las: por extensão e por linhas de limite.

A primeira das duas opções - por extensão - acaba sendo a mais simples e padronizada. Com ele podemos unir dois níveis por meio de uma rampa curva ou reta, simplesmente marcando seu percurso. A grande diferença entre esta rampa e as rampas modeladas por linhas de limite é que na primeira, o caminho da rampa sempre terá a mesma seção, enquanto na segunda podemos variar o trecho ao longo de seu curso.

Como modelar rampas e escadas em BIM usando o Autodesk Revit? - Imagem 2 de 6
Cortesía de GoPillar Academy

Quando se trata de modelar rampas, só teremos que parametrizar dois aspectos: a largura da rampa e a altura dos níveis que teremos que unir. Como em muitos outros elementos no Revit, podemos duplicar um tipo de rampa e criar tantos quantos estivermos interessados ​​em nosso projeto. A única desvantagem que eles terão é que as rampas não podem ter mais de um material, portanto, se quisermos criar rampas com vários materiais, devemos: ou criar pisos inclinados ou sobrepor várias rampas umas sobre as outras com tantos materiais quanto nossas rampas têm .

Como modelar rampas e escadas em BIM usando o Autodesk Revit? - Imagem 5 de 6
Cortesía de GoPillar Academy

Modelagem de escadas

No caso das escadas, como mencionamos anteriormente, devemos ter em mente que são os elementos mais complexos do Revit. Como nas rampas, podemos modelá-las por extensão e por linhas de limite, sendo a diferença exatamente a mesma descrita na seção anterior.

No entanto, o Revit oferece três tipos de escadas predefinidas: "espiral através dos pontos centrais e finais", "escada em L" e "escada em U". A primeira é comumente conhecida como escada caracol, ou seja, uma escada curva na qual teremos que indicar o raio da escada, o ponto de entrada e saída da escada. O segundo tipo, escadas em forma de "L", mas com a peculiaridade de que as mudanças de ângulo aplicam-se degraus em lequee em vez do patamar clássico. Por último, poderíamos definir a escada com um degrau de deslocamento em U como uma escada exatamente igual à anterior, mas com mais de duas seções, de modo que a compensação do degrau ocorrerá em todas as mudanças de seção.

Como modelar rampas e escadas em BIM usando o Autodesk Revit? - Imagem 3 de 6
Cortesía de GoPillar Academy

Quando modelamos uma escada no Revit, além de parametrizar os níveis que serão conectados pela escada, também teremos que detalhar uma infinidade de parâmetros: altura máxima do espelho, profundidade, largura mínima da seção, tipo de patamar, tipo de seção, suporte, etc. Tudo isso nos leva a uma conclusão clara: teremos que ter uma ideia bastante próxima da escada que queremos criar antes de modelá-la no Revit, ou seja, teremos que projetá-la previamente.

Como modelar rampas e escadas em BIM usando o Autodesk Revit? - Imagem 6 de 6
Cortesía de GoPillar Academy

Preste atenção nas escadas e separando-as dos patamares; esta distinção é uma das partes mais avançadas visto que, no caso de escadas modeladas por perfil, as separações são feitas automaticamente.

Como modelar rampas e escadas em BIM usando o Autodesk Revit? - Imagem 4 de 6
Cortesía de GoPillar Academy

Por último, tanto no caso de escadas como de rampas, o Revit modela os guarda-corpos para nós automaticamente no momento em que validamos a criação do nosso elemento em questão. Também podemos duplicar e modificá-los, mas deixaremos isso para um artigo futuro.

Confira um tutorial de 6 minutos para criar rampas e escadas no Autodesk Revit:

Se você deseja se aprofundar no tópico de escadas, rampas e todas as outras ferramentas que o Revit possui, pode acessar os cursos BIM da GoPillar Academy (em inglês). Começando hoje até 30 de novembro, inscreva-se no curso completo do Revit BIM por U$ 99 em vez de U$ 349.

Sobre este autor
Cita: Montava Miró, Jaime . "Como modelar rampas e escadas em BIM usando o Autodesk Revit?" [¿Cómo modelar rampas y escaleras en BIM utilizando Revit?] 15 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951072/como-modelar-rampas-e-escadas-em-bim-usando-o-autodesk-revit> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.