Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica

Barozzi Veiga, em colaboração com Tab Architects e Barbara Van Der Wee Architects, acaba de vencer o concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica. Discreta, porém presente e integrada ao tecido urbano, segundo o júri, a proposta foi selecionada entre cinco projetos finalistas que concorriam ao prêmio.

Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica - Imagem 2 de 6Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica - Imagem 3 de 6Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica - Imagem 4 de 6Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica - Imagem 5 de 6Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica - Mais Imagens+ 1

A proposta para o Museu Judaico da Bélgica tem como foco “reforçar a relação entre a instituição cultural do museu e a cidade de Bruxelas”. Com o objetivo de gerar uma composição clara para organizar as diferentes funções do programa, a equipe concebeu um projeto que “oferece uma resposta forte para alcançar uma identidade reconhecível, peculiar e aberta”.

Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica - Imagem 6 de 6
Cortesia de BarozziVeiga+TabArchitects+BarbaraVanDerWee

Acrescentando um belvedere à fachada existente do edifício, a estrutura proposta cria no nível da rua aberturas que servem de vitrine, atraindo o público ao interior do museu. O pavimento térreo, inundado de luz do pátio central, recebe uma livraria e um café.

O espaço de exposições temporárias ocupará o subsolo, enquanto a coleção permanente será distribuída por quatro pavimentos, fugindo do edital do concurso. No piso superior, um espaço polivalente para 250 pessoas se abre para uma galeria de arcadas com vista para a cidade e o Palácio da Justiça. 

Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica - Imagem 2 de 6
Cortesia de BarozziVeiga+TabArchitects+BarbaraVanDerWee

Na esperança de “tornar o museu visível à cidade e a cidade novamente visível a partir do museu”, o projeto propõe gestos singelos, porém precisos, para atingir seu objetivo. Finalmente, combinando diferentes programas, oferece um lugar dinâmico de abertura, diálogo e conexão.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica" [Barozzi Veiga Wins Competition to Design and Renovate the Jewish Museum of Belgium] 12 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950947/barozzi-veiga-vence-concurso-para-a-renovacao-do-museu-judaico-da-belgica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.