Henning Larsen projeta novo plano diretor para a cidade de Wolfsburg, na Alemanha

Henning Larsen projeta novo plano diretor para a cidade de Wolfsburg, na Alemanha

Criando novos padrões para uma cidade mais conectada e habitável, o escritório Henning Larsen projetou um novo plano diretor para Wolfsburg, Alemanha. Selecionada em 2019 através de um concurso que contou com a participação do UNStudio e do Bjarke Ingels Group, a proposta de Henning Larsen terá sua primera fase concluída até 2023.

Cortesia de Henning LarsenCortesia de Henning LarsenCortesia de Henning LarsenCortesia de Henning Larsen+ 6

Projetado em colaboração SIGNA, Stadt Wolfsburg, Volkswagen AG e Wolfsburg AG e com consultoria de Gehl, Arup e Wordsearch, o plano diretor de 13,6 hectares busca oferecer à cidade uma infraestrutura urbana ativa e habitável, colocando em prática um protótipo de urbanismo de pequena escala.

Cortesia de Henning Larsen
Cortesia de Henning Larsen

Estamos projetando uma cidade humanamente inclusiva – uma abordagem que enfatiza a vida social e a acessibilidade. Junto com a Volkswagen, existe a oportunidade de criar uma cidade que seja o campo de testes para a tecnologia de mobilidade mais avançada do mundo, mas o que sustenta o projeto é a meta de criar um lugar onde as pessoas queiram estar e permanecer. – Louis Becker, Diretor de Projeto da Henning Larsen.

Cortesia de Henning Larsen
Cortesia de Henning Larsen

Localizada entre Hannover, Hamburgo e Berlim, Wolfsburg busca criar uma nova estrutura para atrair talentos e oferecer as melhores condições de vida e trabalho. O Diretor de Recursos Humanos da Volkswagen e Presidente do Conselho de Supervisão da Wolfsburg AG, Gunnar Kilian, comentou que "mais do que nunca, os trabalhadores qualificados prestam atenção a um ambiente de vida atraente [...] Wolfsburg já tem muito a oferecer, mas na competição pelos profissionais mais brilhantes, é importante nos destacarmos.” Priorizando a conexão, a mobilidade, a diversidade e a escolha, o novo plano diretor para o centro da cidade está situado em uma área delimitada por linhas ferroviárias e uma avenida principal. Tanto Wolfsburg Hauptbanhof quanto uma estação rodoviária existente serão expandidos no novo plano, gerando um grande hub de transporte.

Oferecer muitas opções de mobilidade “resulta em um tecido urbano diverso, voltado mais à escala das pessoas do que à escala dos carros”. Além disso, Wolfsburg Connect explorará a mistura de usos, garantindo a vitalidade do espaço urbano 24 horas por dia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Henning Larsen projeta novo plano diretor para a cidade de Wolfsburg, na Alemanha" [Henning Larsen Designs New Masterplan for Wolfsburg, Germany, Home City of Volkswagen] 15 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950939/henning-larsen-projeta-novo-plano-diretor-para-a-cidade-de-wolfsburg-na-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.