MVRDV projeta o novo Centro de Ciência e Tecnologia de Chengdu, China

MVRDV projeta o novo Centro de Ciência e Tecnologia de Chengdu, China

MVRDV revelou as primeiras imagens do "Sky Valley" de Chengdu, projeto para o concurso da Cidade de Ciência e Tecnologia no sudoeste da China. A proposta vencedora apresenta “uma cidade habitável na paisagem da comunidade rural Linpan”, fundindo tecnologia e natureza, urbano e rural, modernidade e tradição. Localizado em uma das cidades emergentes da China, o projeto equilibra as necessidades da região por meio de um fluxo de trabalho computacional desenvolvido pelo grupo de tecnologia MVRDV NEXT.

© ATCHAINCortesia de MVRDVCortesia de MVRDVCortesia de MVRDV+ 10

A Cidade de Ciência e Tecnologia faz parte da Estratégia de Desenvolvimento em Chengdu. O local, embora bem conectado, é decididamente rural, com campos agrícolas e aldeias dispersas, como explica o MVRDV:

<h3

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Preservando os vales agrícolas e incorporando esta atividade como componente fundamental, o novo desenho segue a topografia natural e valoriza a paisagem. Com foco em pesquisa e inovação intersetorial em alimentos e agricultura, a proposta é exclusiva para este local. Por meio de tal abordagem, MVRDV criou "uma comunidade mais diversa com uma variedade maior de estilos de vida".

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Winy Maas, sócio fundador do MVRDV explica:

<h3

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Ao trabalhar com o grupo de tecnologia MVRDV NEXT, uma série de scripts digitais foi desenvolvida para analisar e agregar ao cenário existente. Na verdade, "ao adotar o enfoque paramétrico, o resultado não é um projeto fixo, mas um sistema, que convida a participação do cliente e de outras partes interessadas locais [...] o ajuste dos parâmetros pode resultar em diferentes projetos de infraestrutura, diferentes alturas de edifícios, formas e muito mais."

Por meio desse processo de criação, o projeto desenvolveu-se em torno de três vales principais: o Vale do Conhecimento, o Vale da Experiência e o Vale da Aventura cercado por 7 volumes de uso misto, com um centro de desenvolvimento orientado para trânsito.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Ilustrando a concepção do MVRDV da cidade do futuro, o projeto gera dois ambientes diferentes: "o ambiente 'terrestre' nas encostas das colinas, onde os materiais tradicionais são integrados à paisagem existente; e o ambiente do 'céu', no cume, onde materiais e tecnologias modernos criam uma sensação de alta tecnologia". Como resultado do processo paramétrico, as formas e a aparência visual dos edifícios individuais são flexíveis.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Chengdu Sky Valley – Cidade da Ciência e Tecnologia

  • Localização: Chengdu, China
  • Ano: 2020
  • Cliente: Chengdu high-tech investment construction development Co., Ltd
  • Tamanho e Programa: ca. 460 ha, uso misto (residencial, campus, laboratórios, pesquisa e desenvolvimento, escritórios, cultura, centro de inovação, outlet, gastronomia)
  • Certificações de Sustentabilidade: Green Star certificate intended
  • Arquitetos: MVRDV
  • Sócio Responsável: Winy Maas
  • Diretor: Enno Zuidema
  • Equipe de Projeto: Kristina Knauf, Yunxi Guo, Chun Hoi Hui, Laura Huerga, Ming Jiang, Kevin Loftus, Fatemeh Mahmoudyar, Peter Mensinga, Vanessa Mitteldorf, Isabella Suppa, Halina Zarate
  • MVRDV NEXT: Leo Stuckardt, Yayun Liu
  • Imagens: Kirill Emelianov
  • Co-Arquiteto: CSWADI
  • Programação: Drees & Sommer, Max Makers
  • Mobilidade: Mobility in Chain, Chengdu Branch of SiChuan DECHEN Urban Planning And Design Co., Ltd

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MVRDV projeta o novo Centro de Ciência e Tecnologia de Chengdu, China" [MVRDV Unveils "Sky Valley", Chengdu Future Science and Technology City, in Southwest China] 06 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950682/mvrdv-projeta-o-novo-centro-de-ciencia-e-tecnologia-de-chengdu-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.