BIG revela o projeto da AI CITY, o mais moderno campus de inovação tecnológica da China

BIG revela o projeto da AI CITY, o mais moderno campus de inovação tecnológica da China

O BIG acaba de revelar o mais um mega-empreendimento na China, o AI CITY, a futura sede do provedor de serviços inteligentes Terminus Group. Concebido como o mais moderno campus de inovação tecnológica da China, a estrutura concebida pelo BIG promoverá o desenvolvimento de novas tecnologias em “inteligência artificial, robótica e big data”. A ser construído em Chongqing—conhecida como “a cidade da montanha” no sudoeste da China—, o projeto encontra-se inserido na área de desenvolvimento industrial de alta tecnologia da cidade.

Cortesia de BIGCortesia de Lucian R BIGCortesia de Lucian R BIGCortesia de Lucian R BIG+ 24

Como um dos principais desenvolvedores de novas tecnologias, o Terminus Group decidiu construir sua nova sede como um campus integrado de última geração. A ser executado em etapas, a primeira fase do projeto consistirá no Cloud Valley, “uma estrutura de 75.000 m2 implantada ao longo das Avenidas Xinzhou e Gaoxin”.

Cortesia de Lucian R BIG
Cortesia de Lucian R BIG

O Cloud Valley foi concebido como uma cidade onde as pessoas, a tecnologia e a natureza coexistem em perfeita harmonia — cada um dos seus espaços foi pensado para favorecer o desenvolvimento de todas as formas de vida: humana, vegetal, animal e até artificial. -- Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo do BIG-Bjarke Ingels Group.

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

De um lado temos a ‘Montanha’, um edifício que opera como um importante marco na paisagem e abriga uma série de espaços protegidos e áreas sociais abertas e acessíveis ao público. Do outro temos o Valley, o qual contará com uma das maiores coberturas verdes acessíveis de toda a China, um espaço concebido para a realização de eventos públicos ao ar livre”.

Cortesia de Lucian R BIG
Cortesia de Lucian R BIG

Um dos componentes mais importantes deste projeto, a cobertura verde, nos permitirá promover a biodiversidade local, além de “incorporar uma coexistência ecológica coesa entre o ser humano, a natureza, o clima e a tecnologia”. Simultaneamente, durante a noite, esta estrutura se transforma no maior display digital da China. Além disso, com uma fachada mais transparente do que o habitual, esta enorme cobertura proporciona a proteção necessária, tanto da incidência direta dos raios de sol quanto das fortes chuvas que costuma cair sobre a cidade todos os anos.

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

Como um campus aberto às empresas de alto tecnologia que visam promover o futuro da inteligência artificial e da robótica, o AI CITY deverá se tornar um exemplo de desenvolvimento urbano sustentável para a China e o mundo, um empreendimento onde as barreiras entre a arquitetura, a paisagem e a inteligência artificial desaparecerão por completo. Generosos pátios verdes, abundantemente iluminados e ventilados, foram concebidos para acolher uma infinidade de atividades públicas específicas, enquanto um parque tecnológico adjacente receberá uma série de eventos esportivos, exposições e feiras. Por outro lado, programas complementares também serão inseridos no projeto, incluindo espaços para apresentação de exposições relativas à IA, praças de alimentação e cafés, e é claro, a cobertura verde acessível. “A AI CITY será um território aberto e acessível concebido para redefinir o conceito de mobilidade urbana inteligente e por onde circularão apenas e-bikes, veículos autônomos e auto-dirigidos”.

Cortesia de BIG
Cortesia de BIG

AI CITY 

  • Nome: AI CITY
  • Área: 135,000m2
  • Localização: Chongqing, China
  • Cliente: Terminus Group
  • Colaboradores: LDI: Huiting; Consultoria de Sustentabilidade: CMCU; Consultoria de Fachada: Forster; Consultor de Projeto Estrutural: BIG E
  • Arquitetura: BIG – BJARKE INGELS GROUP (www.big.dk)
  • Sócios responsáveis: Bjarke Ingels, Jakob Lange, Ole Elkjær Larsen
  • Líderes de projeto: Per Bo Madsen, Nanna Gyldeholm Møller, Dominic James Black, Gabrielle Nadeau, Dora Jiabao Lin, Enea Michelesio
  • Equipe: Biqin Li, Yara Rahme, Natchaluck Radomsittipat, Ipek Akin, Linnea Lujak, Laura Wätte, Peter Mortensen, Sergiu Calacean, Mattia Di Carlo, Høgni Laksafoss, Jan Magasanik, Eddie Can, Annette Jensen, Mussa Algasra, Marcela Dominika Rydalska, Laurent De Carniere, Cheng-Huang Lin, Nandi Lu, Henrik Jacobsen, Seda Yildiz, Lucas Coelho Netto, Marah Wagner, Vladislav Saprunenko, Jean-Sébastien Pagnon, Dimitrie Grigorescu, Alexander Matthias Jacobson, Kamila Abbiazova, Katrine Juul, Ella Murphy, Tore Banke, Cristian Teodor Fratila, Frederic Lucien Engasser, Ulla Hornsyld, Paul Johann Kohlhaussen, Eric Li, Erik Kreider, Karolina Lepa-Stewart, Tristan Harvey, Miles Treacy, Timo Harboe Nielsen, Andy Coward, Qingfeng Li, Milan Moldenhawer, Mamak Mazaheri, Daniel Ferrara Bilesky, Jesper Petersen

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "BIG revela o projeto da AI CITY, o mais moderno campus de inovação tecnológica da China" [BIG Designs AI CITY, an Innovation Campus Hosting Headquarters of Tech Firm in Chongqing, China] 12 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948871/big-revela-o-projeto-da-ai-city-o-mais-moderno-campus-de-inovacao-tecnologica-da-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.