MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit

O escritório holandês MVRDV foi escolhido para projetar o Glass Mural, um novo empreendimento comercial em Detroit, EUA. O edifício de 3.716 m² contará com uma fachada de vidro adaptável que apresentará, de tempos em tempos, murais de artistas como DENIAL e Sheefy McFly. O Glass Mural será o terceiro projeto de uso misto liderado pelo MVRDV nos Estados Unidos e o primeiro em Detroit.

MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Imagem 2 de 9MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Imagem 3 de 9MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Imagem 4 de 9MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Imagem 5 de 9MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Mais Imagens+ 4

O MVRDV revelou recentemente imagens do Glass Mural, um edifício comercial de quatro pavimentos em Detroit. Inspirado principalmente no Eastern Market, o maior mercado público de agricultores dos Estados Unidos, o projeto assume “fachadas de vidro coloridas que celebram os murais existentes e acrescentam novos trabalhos artísticos à área”.

Localizado fora do centro da cidade, em frente ao maior e mais movimentado mercado municipal do Eastern Market, no cruzamento da Russell com a Division Street, o Glass Mural contará com um mural do artista local DENIAL e substituirá um prédio de tijolos de dois andares. Uma nova abordagem para preservar a arte e a memória por meio da arquitetura e da tecnologia, a intervenção irá “preservar visualmente esta obra de arte ao recriar o mural e o padrão de tijolos em uma nova tela de vidro - combinando uma versão maior do mural com imagens do padrão de tijolos do edifício como uma única imagem, espalhada pelos quatro lados do edifício”.

MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Imagem 6 de 9
© MVRDV

Adoramos a ideia das obras que dão vida a este espaço, e este edifício é a nossa homenagem a esta personagem, eternizada através de uma técnica de impressão. Permite-nos interagir com o espírito da vizinhança de uma forma lúdica e inesperada. Nossa decisão de fazer isso com o vidro também é prática, pois nos permite incorporar janelas para se tornarem parte da obra de arte, e não um obstáculo para os artistas trabalharem. Isso permite um maior nível de fidelidade à obra de arte original que será recriada, bem como maior liberdade artística para a nova obra de arte. - Winy Maas.

MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Imagem 7 de 9
© MVRDV

A primeira fase do projeto teve início em 30 de setembro de 2020 e a construção do Mural de Vidro programada para começar em 2021. Criando uma tela para aproveitar o caráter vibrante e criativo da área, o projeto, formado por blocos, terá o piso térreo dedicado a comércio e três pavimentos de escritórios organizados pelos dois blocos de vidro primários com obras de arte permanentes. O terceiro bloco irá abrigar a circulação vertical, bem como o acesso a cobertura.

MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Imagem 8 de 9
© MVRDV

Conectados à escala do Eastern Market, os blocos e murais usarão “técnicas de impressão de vidro para combinar as obras de arte coloridas com áreas de transparência, fornecendo vitrines para as lojas e escritórios internos”. As fachadas de vidro serão produzidas com impressão digital de cerâmica. Enquanto o primeiro bloco assumirá o trabalho de DENIAL, o segundo bloco apresentará um mural recém-encomendado por Sheefy McFly, e o terceiro contará com um "acabamento de fachada único", uma oportunidade para diferentes artistas virem pintar ao longo do tempo.

O Glass Mural é um esforço colaborativo entre MVRDV, FIRM Real Estate e Architecture Talent Agency. O construtor será L.S. Brinker Company, uma empresa de gestão de construção com sede em Detroit.

MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit  - Imagem 9 de 9
© MVRDV

Glass Mural

  • Localização: Detroit, USA
  • Ano: 2020
  • Cliente: FIRM Real Estate
  • Tamanho e Programa: 3,716 m² Escritório e Comercial
  • Arquitetos: MVRDV
  • Arquiteto Responsável: Winy Maas
  • Equipe: Frans de Witte Design Team: Fedor Bron, Anouk Wilmering, Daniele Zonta, Sandra Jasionyte, Laura López Iglesias, Viktor Tamm, Fouad Addou, Elina Gaillard Visualisations: Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris, Luca Piattelli, Angelo LaDelfa, Kirill Emelianov, Francesco Vitale, Luana La Martina
  • Arquitetos Parceiros: Soluções Integradas de Design (Jeffrey D. Johnson, Jeffrey J. Zona, Adrian LaTona, Kevin Marshall) Instalações: Integrated Design Solutions (Greg Sell, Dave DiCiuccio, Dominic Paome) Engenharia Estrutural: IBI (Robert Aeck) Engenharia Civil: PEA (Burke Jenkins) Construtor: L.S. Brinker Company (Dwight Hooks, Larry Brinker Jr) Artistas: DENIAL (Daniel Bombardier), Sheefy McFly

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "MVRDV divulga imagens do projeto Glass Mural em Detroit " [MVRDV Reveals Glass Mural, an Office and Retail Building in Detroit’s Active Food Hub] 08 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948852/mvrdv-divulga-imagens-do-projeto-glass-mural-em-detroit> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.