6 Projetos de pequena escala e grande impacto social

6 Projetos de pequena escala e grande impacto social

O campo da arquitetura tem o potencial de, por meio do espaço construído, impactar as relações humanas em uma infinidade de maneiras. No caso particular dos projetos de pequena escala, o desafio de lidar com a mediação entre o espaço e as pessoas é aliado àquele de transpor a espaços reduzidos ideias capazes de impulsionar seu uso pelas pessoas. 

Centro para Mulheres em Masai / C-re-aid. imagem: © Laia GarcíaPavilhão Chá, Chocolate, Café / knitknot architecture. Imagem: © Josema Cutillas100 Salas de Aula para Crianças Refugiadas / Emergency Architecture & Human Rights. Imagem: © Martina RubinoA Embaixada Verde / Steffen Impgaard. Imagem: © Kirstine Mengel+ 7

Intervenções pontuais, pavilhões temporários e edifícios de pequena escala são alguns exemplos de projetos que têm demonstrado que não é preciso um grande equipamento para que a arquitetura possa ter um grande impacto no contexto social em que está inserida. Os projetos de pequena escala apresentados a seguir demonstram como suas qualidades e potencialidades de uso fazem destes espaços grandes projetos, não no sentido do seu tamanho, mas sim dos seus significativos impactos sociais.

Bibilioteca Story Pod / Atelier Kastelic Buffey

Bibilioteca Story Pod / Atelier Kastelic Buffey. Imagem: © Shai Gil
Bibilioteca Story Pod / Atelier Kastelic Buffey. Imagem: © Shai Gil

“Durante o dia, o convite se torna mais pronunciado quando duas das paredes da fachada principal se abrem como a capa de um livro, acolhendo as pessoas para dentro ou para reuní-las na entrada. À noite, quando as portas estão trancadas, as luzes LED, alimentadas por painéis solares, brilham através da estrutura, como uma lanterna, proporcionando uma iluminação agradável para a vida noturna do local.”

100 Salas de Aula para Crianças Refugiadas / Emergency Architecture & Human Rights

100 Salas de Aula para Crianças Refugiadas / Emergency Architecture & Human Rights. Imagem: © Martina Rubino
100 Salas de Aula para Crianças Refugiadas / Emergency Architecture & Human Rights. Imagem: © Martina Rubino

“A guerra civil síria desalojou milhões de pessoas, a maioria delas são crianças, a maioria delas não recebe educação por falta de escolas. A EAHR, em colaboração com a comunidade e uma ONG local, Acting for Change da Jordânia, implementou uma extensão para a escola existente, a fim de aumentar o número de alunos: a escola será usada pelas crianças durante a manhã e por adultos durante a tarde, que usarão o espaço para adquirir habilidades de leitura e escrita.”

A Embaixada Verde / Steffen Impgaard

A Embaixada Verde / Steffen Impgaard. Imagem: © Kirstine Mengel
A Embaixada Verde / Steffen Impgaard. Imagem: © Kirstine Mengel

“A Embaixada Verde foi concebida como uma estrutura arquitetônica e ponto de encontro no espaço urbano, para aumentar a visibilidade e acessibilidade do projeto Taste Aarhus. Com ele, cria-se mais oportunidades para as pessoas começarem a plantar, mesmo que não tenham jardim. Ao mesmo tempo, o projeto torna os espaços públicos da cidade mais palatáveis para os cidadãos de Aarhus.”

Centro para Mulheres em Masai / C-re-aid

Centro para Mulheres em Masai / C-re-aid. imagem: © Laia García
Centro para Mulheres em Masai / C-re-aid. imagem: © Laia García

“Projetado em colaboração com a Femme International, uma organização humanitária que elabora workshops para meninas e mulheres sobre educação sexual e higiene pessoal, este espaço foi pensado como uma referência para as mulheres da comunidade no que se refere a qualquer necessidade, ao mesmo tempo que serve como lugar de encontro onde diferentes grupos de mulheres armazenam materiais e organizam suas reuniões.”

Pavilhão Chá, Chocolate, Café / knitknot architecture

Pavilhão Chá, Chocolate, Café / knitknot architecture. Imagem: © Josema Cutillas
Pavilhão Chá, Chocolate, Café / knitknot architecture. Imagem: © Josema Cutillas

“O pavilhão propõe fortalecer o pátio da Biblioteca de Rioja e o adaptar para que as pessoas possam se reunir e contar histórias. O projeto da estrutura é baseado na reinterpretação da cabine tradicional de marionetes, que está aberta para proporcionar um espaço no qual as histórias armazenadas na biblioteca possam ser narradas em seu exterior, no novo espaço para reuniões.”

The Garden Library for Refugees and Migrant Workers / Yoav Meiri Architects

The Garden Library for Refugees and Migrant Workers / Yoav Meiri Architects. Cortesia de Yoav Meiri Architects
The Garden Library for Refugees and Migrant Workers / Yoav Meiri Architects. Cortesia de Yoav Meiri Architects

“A biblioteca está localizada no Parque Levinski, próximo à estação rodoviária central de Tel Aviv. O parque é o lugar onde os trabalhadores migrantes se reúnem nos fins de semana. Era importante para nós que a biblioteca chegasse ao povo, que aqueles que mantêm o status de imigrante ilegal chegassem sem medo, que a biblioteca não tivesse uma porta fechada ou um guarda na entrada que inspecionasse e fizesse perguntas.”

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Pequena Escala. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais aqui. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "6 Projetos de pequena escala e grande impacto social" 28 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948209/6-projetos-de-pequena-escala-e-grande-impacto-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.