Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus

Valentino Gareri propôs um modelo sustentável e modular para edifícios educacionais para a era pós-pandêmica. Com o nome de Tree-House School [Escola Casa na Árvore], o projeto reforça a relação com a natureza e a conexão entre espaço interior e exterior. 

Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 2 de 13Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 3 de 13Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 4 de 13Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 5 de 13Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Mais Imagens+ 8

Com a abertura das escolas no mundo, após o período de quarentena devido a pandemia de Covid-19, o arquiteto Valentino Gareri acredita que "deveria ser dada importância fundamental para edifícios educacionais". Introduzindo um novo ponto de vista, o arquiteto propõe uma intervenção que considera "a habilidade de sustentar a nova condição imposta pela pandemia para toda a sociedade".

Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 4 de 13
Cortesia de Valentino Gareri Architectural Atelier

A Escola Casa na Árvore combina diferentes edifícios educacionais como o jardim de infância, primário, ginásio e colegial, ao mesmo tempo que mantém sua independência. Olhando para uma escala macro, um centro comunitário, uma praça, um café e uma biblioteca são inseridos no projeto, oferecendo espaços para toda a comunidade. "O edifício funcionaria 24h, de forma a se tornar uma importante referência cívica para a requalificação de subúrbios e áreas rurais".

Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 10 de 13
Cortesia de Valentino Gareri Architectural Atelier

A escola do futuro deve ser sustentável e, ao mesmo tempo, capaz de suportar os requerimentos da era pós Covid-19. Precisa ter espaços externos inclusivos e conectados com a natureza, feito de materiais naturais e usar técnicas de construção acessíveis como desenhos modulares. Precisa ser flexível e capaz de se adaptar a diferentes funções e programas e deve promover uma série de benefícios para toda a comunidade, sendo assim o ponto de início para a requalificação de áreas periféricas. - Valentino Gareri.

Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 8 de 13
Cortesia de Valentino Gareri Architectural Atelier

Apresentando uma estrutura modular, todos os programas são encaixados em dois anéis com dois pátios e ainda uma cobertura utilizável. Feito de madeira laminada colada (CLT), os módulos de 55 metros quadrados são posicionados em uma configuração ideal para salas de aula que podem receber até 25 estudantes. Projetado inspirado em uma casa na árvore, o projeto permite flexibilidade e cria uma escola imersa na natureza. É possível adaptar e inserir programas variados nessa configuração. 

Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 7 de 13
Cortesia de Valentino Gareri Architectural Atelier

Auto-suficiente em energia, a escola do futuro abrange várias técnicas sustentáveis como a coleta de água pluvial, ventilação cruzada, painéis fotovoltaicos e energia eólica, todos posicionados na cobertura. "Sustentabilidade se tornou parte da experiência educacional das crianças, que têm seu primeiro contato com o tema a partir do edifício". 

Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus - Imagem 12 de 13
Cortesia de Valentino Gareri Architectural Atelier

Renders: Ashish Ojha, Winston Wu / Modelagem: Mirco Bianchini

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Valentino Gareri propõe novo modelo de edifícios educacionais na era pós-coronavírus" [Valentino Gareri Proposes New Model of Educational Building for the Post-Covid Era] 18 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947693/valentino-gareri-propoe-novo-modelo-de-edificios-educacionais-na-era-pos-coronavirus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.