Tiny Houses como transição para moradores em situação de rua

Tiny Houses como transição para moradores em situação de rua

A questão do déficit habitacional assola praticamente todos os países. Segundo um estudo da McKinsey Global Institute, 330 milhões de famílias urbanas em todo o mundo carecem de uma moradia decente ou os custos da moradia são tão pesados que elas precisam renunciar a outras necessidades básicas, incluindo alimentação, assistência médica e educação para os filhos. Segundo a WRI (World Resources Institute), estima-se que 1,6 bilhão de pessoas carecerão de habitação adequada até o ano de 2025.

Resolver esse problema é, compreensivelmente, complexo. Ter uma boa moradia significa muito mais do que simplesmente ter um teto sobre a cabeça. Uma boa moradia é essencial para a segurança física e financeira, a produtividade econômica e o bem-estar humano. Além do conforto adequado, é essencial que essas casas sejam integradas à cidade, empregos, infraestrutura e serviços urbanos. Para as pessoas que vivem na rua, essa questão é ainda mais delicada. Entre muitas outras necessidades, ter um lugar para estruturar uma vida é essencial para avançar e prosperar. Um projeto que enfrenta esse problema é o Emerald Village Eugene (EVE), uma comunidade de micro-habitações acessível com um modelo único de moradia estruturado para permitir que os moradores façam a transição das ruas.

Courtesy of DEN Tiny House
Courtesy of DEN Tiny House

EVE oferece uma opção de moradia acessível e sustentável para pessoas de renda reduzida, apresentando Tiny Homes que são seguras ​​e acessíveis em um ambiente estável de uma comunidade. Cada uma das 22 casas foi projetada como residência permanente sobre fundações e elas incluem áreas de dormir e de estar, cozinhas americanas e banheiros completos. Equipes de arquitetos e construtores locais prestaram serviços para liderar o projeto e a construção das unidades, criando uma comunidade que apresenta uma variedade de métodos compactos de design e construção. Uma das unidades é a DEN Tiny House da Campfire Collaborative. DEN é um acrônimo para Dignify, Empower, Nurture - um projeto que visa proporcionar uma vida segura e independente para pessoas de todas as possibilidades. Seu design compacto e ergonômico é acessível a usuários de cadeiras de rodas, pode suportar um ocupante com um animal de serviço e, também minimiza os custos de aluguel e serviços públicos, limitando a área interna a surpreendentes 14,7 m2.

Courtesy of DEN Tiny House
Courtesy of DEN Tiny House

Embora o projeto tenha uma área mínima, o layout aberto e o pé-direito alto o tornam mais espaçoso. Móveis embutidos personalizados oferecem amplo armazenamento, mas sem complicações, e as comodidades generosas incluem cozinha e lavanderia integradas, um chuveiro azulejado e atenção à acessibilidade para cadeiras de rodas por toda parte. Portas e janelas operáveis são pensadas para proporcionar ventilação cruzada e varandas generosas cobertas ampliam o espaço de convivência e se conectam às áreas comuns da comunidade.

Courtesy of DEN Tiny House
Courtesy of DEN Tiny House

O revestimento externo metálico do edifício envolve-o continuamente do piso à cumeeira, formando uma envoltória com baixa manutenção que é durável e sustentável. O arquiteto selecionou o produto AEP Span Design Span HP por causa do sistema de clipes oculto e facilidade de instalação para os voluntários que ajudam na construção. Os painéis de metal estão disponíveis em uma ampla gama de cores, com opções de espessura do material, altura / perfil da nervura e largura e padrões do painel. Nesse caso, uma largura de painel de 16” foi especificada, com estrias intermediárias e nervuras de alto perfil para reforçar a continuidade visual e estrutural à medida que os painéis envolvem o plano do telhado para a parede.

Courtesy of DEN Tiny House
Courtesy of DEN Tiny House

Design Span® hp Metal Roofing é um painel de telhado metálico com classificação estrutural de desempenho perfeito para aplicações residenciais, comerciais ou de uso múltiplo. Durável e sustentável, o Design Span hp combina perfeitamente com outros materiais de construção tradicionais para fornecer a flexibilidade perfeita de projeto para arquitetos, assim como para proprietários de residências e edifícios.

O movimento envolvendo Casas Pequenas (Tiny Houses), tem crescido de alguns anos para cá. Sobretudo nos Estados Unidos, onde isso foi popularizado, as residências são, em média, muito grandes, constituindo-se em altos custos de manutenção, espaços desnecessários e contribuindo para um estilo de vida focado no consumismo e no acúmulo. As Tiny Houses são uma resposta para uma vida um pouco mais simples e consciente, onde se propõe uma grande flexibilidade no modo de vida, sempre concentrado em espaços menores e, consequentemente, em uma vida mais simples e aberta para o espaço público.

É improvável que sejam a solução para a crise habitacional global, mas certamente têm um papel a desempenhar, fornecendo uma opção de moradia compacta e independente que é acessível e flexível. Também é importante atentar para as diferenças econômicas entre os Estados Unidos e o Brasil. Mas seja para pessoas que buscam reduzir o tamanho de seu estilo de vida existente, para aqueles que precisam de uma estabilidade melhorada da habitação, ou mesmo para proprietários que desejam construir uma segunda unidade alugável em seu lote, uma Tiny House pode contribuir para o aumento do estoque de moradias e oferecer uma oportunidade para a melhoria da qualidade do imóvel vida através de uma menor pegada financeira e ecológica.

Saiba mais sobre esse projeto aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Tiny Houses como transição para moradores em situação de rua" [Tiny Homes Can Make a Big Impact in How We Think of Housing] 20 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941767/tiny-houses-como-transicao-para-moradores-em-situacao-de-rua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.