12 Tutoriais de pós-produção para melhorar drasticamente seus renders

12 Tutoriais de pós-produção para melhorar drasticamente seus renders

Em tempos de grande esforço comercial, onde cada vez mais, ideias em Arquitetura parecem inclinar-se a representação hiperrealista, na tentativa de convencer seus clientes (ou júri, no caso de concursos de arquitetura) de que a futura execução trará tamanha qualidade quanto a fantasia da imagem, os renderings assumem alto grau de importância na apresentação dos projetos.

Por esta perspectiva, é comum que anualmente haja novas atualizações, bem como o surgimento de novos programas especializados em renderizações, ferramentas capazes de atingir resultados tão impressionantes que chegam a confundir as imagens finais com fotografias, cruzando o irreal com a noção de ultra realidade. 

© Proloog, Cortesia de OMA
© Proloog, Cortesia de OMA

Mas, engana-se quem pensa que produzir imagens hiperrealistas depende simplesmente de único programa ou processo de edição. Além da etapa de modelagem e renderização, sendo esta última o processo para combinação de um material bruto do modelo com imagens de texturas somado ao controle virtual da qualidade dos materiais (opacidade, transparência, níveis de brilho, rugosidade, entre outros),- a pós-produção é a chamada "cereja do bolo", responsável por realizar o cruzamento da imagem renderizada a outras texturas e efeitos visuais através dos softwares de tratamento de imagem.

CECEP Xangai. Cortesia de ZHA, Render de Negativ.com
CECEP Xangai. Cortesia de ZHA, Render de Negativ.com

Se você é daqueles que investe dias renderizando uma imagem, mas que precisa realizar diferentes versões com materiais distintos, ou que ainda descobre que houve mudanças de última hora no projeto, saiba que existem diferentes técnicas que podem agilizar este processo. Para atingir a ideia de realismo nem sempre é preciso ajustar todas as texturas, materialidades e iluminação no processo de renderização. Em alguns casos, muitos profisisonais optam por realizar grande parte das alterações nos programas de tratamento de imagem. Pensando nisso, compilamos uma série de vídeos tutoriais que te ajudarão para seus próximos trabalhos.

Renders exteriores

Renders interiores

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "12 Tutoriais de pós-produção para melhorar drasticamente seus renders" 31 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940403/12-tutoriais-de-pos-producao-para-melhorar-drasticamente-seus-renders> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.