12 Tutoriais de pós-produção para melhorar drasticamente seus renders

Em tempos de grande esforço comercial, onde cada vez mais, ideias em Arquitetura parecem inclinar-se a representação hiperrealista, na tentativa de convencer seus clientes (ou júri, no caso de concursos de arquitetura) de que a futura execução trará tamanha qualidade quanto a fantasia da imagem, os renderings assumem alto grau de importância na apresentação dos projetos.

Por esta perspectiva, é comum que anualmente haja novas atualizações, bem como o surgimento de novos programas especializados em renderizações, ferramentas capazes de atingir resultados tão impressionantes que chegam a confundir as imagens finais com fotografias, cruzando o irreal com a noção de ultra realidade. 

12 Tutoriais de pós-produção para melhorar drasticamente seus renders - Imagem 3 de 15
© Proloog, Cortesia de OMA

Mas, engana-se quem pensa que produzir imagens hiperrealistas depende simplesmente de único programa ou processo de edição. Além da etapa de modelagem e renderização, sendo esta última o processo para combinação de um material bruto do modelo com imagens de texturas somado ao controle virtual da qualidade dos materiais (opacidade, transparência, níveis de brilho, rugosidade, entre outros),- a pós-produção é a chamada "cereja do bolo", responsável por realizar o cruzamento da imagem renderizada a outras texturas e efeitos visuais através dos softwares de tratamento de imagem.

12 Tutoriais de pós-produção para melhorar drasticamente seus renders - Imagem 2 de 15
CECEP Xangai. Cortesia de ZHA, Render de Negativ.com

Se você é daqueles que investe dias renderizando uma imagem, mas que precisa realizar diferentes versões com materiais distintos, ou que ainda descobre que houve mudanças de última hora no projeto, saiba que existem diferentes técnicas que podem agilizar este processo. Para atingir a ideia de realismo nem sempre é preciso ajustar todas as texturas, materialidades e iluminação no processo de renderização. Em alguns casos, muitos profisisonais optam por realizar grande parte das alterações nos programas de tratamento de imagem. Pensando nisso, compilamos uma série de vídeos tutoriais que te ajudarão para seus próximos trabalhos.

Renders exteriores

Renders interiores

Publicado originalmente em maio de 2020, atualizado em junho de 2021.

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "12 Tutoriais de pós-produção para melhorar drasticamente seus renders" 02 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940403/12-tutoriais-de-pos-producao-para-melhorar-drasticamente-seus-renders> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.