Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre

A arquitetura do Chipre tem sido influenciada por diversos vetores geopolíticos ao longo de sua vasta história. Localizado no Mediterrâneo Oriental, o país insular foi moldado física e socialmente pelo chamado conflito cipriota. Datando da idade do bronze e do ferro, sua arquitetura tem sido influenciada pelos gregos, assírios, egípcios, persas e romanos. Hoje, a arquitetura contemporânea cipriota nasce da reinterpretação dos tradicionais métodos de construção e seus materiais.

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 2 de 15Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 3 de 15Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 4 de 15Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 5 de 15Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Mais Imagens+ 10

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 11 de 15
© Creative Photo Room, Maria Efthymiou

Aquilo que se conhece hoje como arquitetura moderna e contemporânea cipriota, floresceu ou pouco antes ou depois da ocupação britânica do território insultar mediterrâneo, assim como também é informada pelas recentes disputas territoriais como a reivindicação de parte do território norte pela República Turca do Norte do Chipre – ainda não reconhecida oficialmente pela comunidade internacional. Os britânicos foram os responsáveis pela construção de boa parte da infra-estrutura urbana que existe ainda hoje em toda a ilha e, por sua vez, derma início à construção de muitos projetos residenciais e edifícios públicos em grande escala. Reconhecendo os valores de seu passado e apontando para o futuro, os projetos residenciais que apresentaremos à seguir são uma mostra de como a arquitetura contemporânea tem se desenvolvido ao longo dos últimos anos no país. Cada uma delas encontra ressonância nas formas do passado e bebe na fonte dos tradicionais sistemas construtivos e materiais típicos deste território insular, forjando uma conexão íntima entra arquitetura e paisagem, assim como entre passado, presente e futuro.

Chalkidos Street Residence por Armon Choros Architects

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 8 de 15
Courtesy of Armon Choros Architects

Para esta casa, o cliente pediu uma residência introvertida, com um pátio interno onde a água pudesse se tornar não apenas o elemento central do espaço, mas o coração da própria casa. Tirando proveito desta abordagem, a equipe de projeto concebeu um edifício que procura abraçar o sol do sudeste, abrindo-se para a brisa constante vinda do oeste, criando espaços que priorizam a abertura e a luz natural. Ao mesmo tempo, a casa foi concebida para acolher a coleção de arte do cliente.

Residência George Michael por Vardastudio Architects & Designers

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 3 de 15
© Creative Photo Room

A casa está localizada em meio à uma plantação de banana próximo a Paphos, Chipre. A equipe de projeto identificou a oportunidade de libertar os espaços de estar além dos interiores da casa e espalhá-los por entre os pés de bananeira. Uma série de paredes externas definem os espaços externos.

Casa em Kaimakli por Yiorgos Hadjichristou Architects

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 14 de 15
© Christos Papantoniou

A restauração da extensa casa tradicional Kaimakli é baseada em estratégias principais de abordagens bioclimáticas e, especialmente, as condições que foram desenvolvidas pela tradição: todos os espaços disfrutam de orientação sul com várias formas de sombreamento (incluindo painéis vegetais móveis) e garantem uma ventilação cruzada. A vegetação é o foco das brisas, que afirmam a criação de um microclima e um microcosmos da residência.

Loukas Residence por Vardastudio Architects & Designers

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 5 de 15
© Christos Papantoniou

Esta residência é um edifício de concreto de formas sinuosas e uma entrada retangular que se projeta para em direção ao jardim. Suas longas janelas estreitas, ditadas pela modulação da estrutura, voltam-se para o pátio interior enquanto o piso de madeira da casa esparrama-se para o lado de fora em direção a piscina semicircular. O projeto da casa nasce dos estudos de fluxo que se pretendem fluidos e naturais ao longo dos espaços, com um layout amplo e uma estrutura aparentemente simples. Internamente, a casa se volta para dentro, confluindo para o espaço exterior ao redor da piscina em forma de lua.

Uma casa com quatro jardins por draftworks architects

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 9 de 15
© Creative Photo Room, Maria Efthymiou

O conceito de jardim fechado ou "secreto", como parte do espaço doméstico, pode ser encontrado na arquitetura vernacular de Chipre, e especialmente em Nicósia, onde está localizada a casa. O jardim tradicionalmente funcionava como uma incubadora de matéria natural e alimentava a parte "informal" da vida doméstica.

Residência Prodromos e Desi por Vardastudio Architects & Designers

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 4 de 15
© Creative Photo Room

O projeto está localizado em um terreno em meio a uma colina, que apesar do grande desafio topográfico, oferece uma vista panorâmica para o mar. O conceito fundamental é a configuração vertical dos espaços, aproveitando a morfologia do local de acesso, a privacidade e vistas. O acesso dos veículos e, consequentemente, o estacionamento estão no nível da rua, já que a residência se desenvolve nos três níveis abaixo e quanto mais se adentra à obra, mais privacidade se obtêm. 

A casa jardim por Christos Pavlou Architecture

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 6 de 15
© Charis Solomou

A Casa Jardim foi concebida para enfatizar a potencialidade de um jardim urbano, algo que pode funcionar de maneira positiva como um elemento unificador que pode promover a continuidade urbana de uma maneira positiva. Em contraste com outras muitas casas urbanas construídas para se isolar do resto do bairro, erguendo cercas e várias barreiras, esta proposta visava formar uma continuação física da área verde pública que existe no lado mais longo do terreno.

Pavilhão na Residência do Arquiteto por Kythreotis Architects

Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre - Imagem 2 de 15
© Stelios Kallinikou

Concluído em 2013, o pavilhão situa-se em um terreno de 2000 m² ao longo do rio Pedieos, no distrito de Ayios Andreas na cidade de Nicosia, Chipre, e é projetado para coexistir com uma residência de 1940 que foi reformada. O terreno em forma de T desfruta de uma longa exposição de 80 metros ao rio, no leste, ao longo do qual, o jardim desce suavemente de encontro à margem do rio e se funde com o seu habitat natural.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Concreto e pedra: a nova arquitetura contemporânea do Chipre" [Concrete and Stone: New Homes Reinterpreting Tradition in Cyprus] 29 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938385/concreto-e-pedra-a-nova-arquitetura-contemporanea-do-chipre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.