Reorganizar, pintar, cultivar: maneiras de animar sua casa em tempos de isolamento social

À medida que cidades em todo o mundo ficam paralisadas por conta do surto de COVID-19, muitas pessoas foram solicitadas a ficar em casa, deixando apenas trabalhadores essenciais continuando a sair para manter o mundo funcionando. Grande parte das famílias e indivíduos passaram a maior parte do tempo em casa, autorizados a sair apenas para comprar mantimentos essenciais. Como muitos podem sentir ansiedade devido ao confinamento e à falta de interação, sugerimos maneiras diferentes de animar sua casa durante o distanciamento social, melhorando o espaço interior por meio de atividades produtivas.

Reorganizar, pintar, cultivar: maneiras de animar sua casa em tempos de isolamento social - Mais Imagens+ 13

Costa Brava House / Roman Izquierdo Bouldstridge. Image © Adrià Goula
© Marcelo Donadussi
© Nieve

Reorganizar

Enquanto você se prepara para ficar em casa pelas próximas semanas ou meses, pode ser proveitoso considerar os arranjos e decorações de móveis existentes com um olhar mais crítico. Reorganizar seus móveis agora pode garantir que você se isole pelo menos na melhor organização possível de sua casa. Alguns móveis grandes estão bloqueando a luz natural? Essas pinturas estão localizadas em um local onde serão vistas com mais frequência? Sua cozinha está organizada da maneira mais conveniente possível? Ajustar esses elementos internos pode ajudar a "refrescar" uma casa simplesmente através da novidade da mudança e de uma melhor configuração.

Ao reorganizar, considere algumas regras básicas de design de interiores que podem orientar suas decisões. Interiores bem organizados moldam o fluxo no espaço, demarcando espaços de permanência e rotas de tráfego. Certifique-se de que seus móveis sejam colocados para facilitar essa organização, mantendo os objetos fora do caminho das rotas e localizando mesas, estantes de livros, sofás e outros elementos que induzam uma pausa em locais onde é conveniente parar.

© Jan Vranovsky
© Barbara Corsico Photography
Mixtape Apartment / AZAB. Image © Luis Diaz Diaz

Pintura

Há arranhões, rabiscos de crianças ou descascados nas paredes que você pretendia encobrir, mas ainda não teve tempo? É sabido que as cores e a limpeza de um espaço interior podem ter um impacto profundo no humor de seus habitantes - principalmente quando esses habitantes ficam presos por meses durante uma quarentena. Este é um bom momento para repintar, consultando os guias de cores, considerando sua combinação e considerando a iluminação em cada ambiente antes de iniciar o esforço.

Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, podem trazer alegria e energia para um espaço, enquanto cores mais frias, como azul e roxo, tendem a ser mais relaxantes. A pintura em preto e branco pode fazer a sua casa parecer elegante e moderna, ou induzir a calma e contemplação. No entanto, a tinta preta tende a fazer com que o espaço pareça menor, enquanto a tinta branca geralmente a faz parecer maior. Nesse sentido, o arranjo de cores mais escuras e mais claras pode influenciar bastante a percepção do espaço: pintar um teto mais leve que as paredes fará a sala parecer mais alta e pintar as paredes laterais mais claras fará com que pareça mais largo. Finalmente, as condições de iluminação também podem ter um impacto significativo na escolha da cor. Por exemplo, tinta preta pode ser mais viável para espaços com melhor iluminação natural.

É importante observar que os leitores devem se ater à pintura interna ou, no máximo, aos elementos externos facilmente acessíveis por enquanto - com hospitais já transbordando, qualquer atividade com a possibilidade de ferimentos graves deve ser evitada a todo custo.

© Andreas Buchber
Courtesy of BETILLON / DORVAL-BORY
© David Foessel

Limpar / Reorganizar

Quando você está constantemente ocupado com questões mais urgentes, como trabalho, socialização, tempo para a família ou outros eventos, é compreensível que a limpeza possa ser deixada de lado ou adiada por outra hora. Bem, agora é o momento melhor - e limpar a casa tornará mais suportável o isolamento. De mesas e bancadas empoeiradas a aspirar debaixo das camas e nos cantos, existem várias maneiras de trabalhar na limpeza.

Uma maneira proveitosa é reorganizar os espaços de armazenamento e os armários que estão transbordando, onde simplesmente empilhamos as coisas há anos. Existem várias maneiras de melhorar o armazenamento existente ou encontrar novos espaços de armazenamento, desde a subdivisão de gavetas com bandejas e separadores até aproveitando a altura da sala para adicionar novas prateleiras e móveis. Até o espaço livre embaixo da cama pode servir como espaço útil. Essa tarefa de limpeza e reorganização é gratificante e tem um alto impacto na qualidade dos espaços interiores, especialmente porque a desordem pode aumentar a ansiedade em um momento estressante.

Rivaparc Apartment Renovation / Nhabe Scholae. Image © Hyroyuki Oki
© Quang Dam
© Tres a Uno Estudio

Cultivar plantas

As plantas são outro elemento interno que demonstrou mudar o estado de ânimo, aumentar a produtividade e até melhorar a qualidade do ar. Para passar o tempo, proprietários e inquilinos podem comprar ou cultivar plantas de interiores, iniciando uma tarefa de design de interiores em miniatura, escolhendo onde colocar e como organizá-las para melhor complementar os móveis e decorações existentes. Essa tarefa deve seguir diretrizes semelhantes às descritas acima em relação aos móveis. Além disso, cuidar e regar as plantas domésticas passa ainda mais o tempo e impõe uma programação diária para aqueles que podem sentir que perderam estrutura devido à quarentena.

Para aqueles que se sentem particularmente ambiciosos e que têm um quintal ou um pátio, é inclusive possível começar uma horta ou pomar ao ar livre. Ao criar seu jardim, há vários requisitos a considerar, incluindo iluminação, temperatura, umidade e sistemas de irrigação. Se o seu espaço já atende a essas necessidades, você pode escolher plantas ornamentais ou comestíveis. Boas espécies para começar são aloe vera, cenoura e couve.

1110 apartment / atelier12. Image © Hoang Le photography

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Reorganizar, pintar, cultivar: maneiras de animar sua casa em tempos de isolamento social" [Rearrange, Paint, Cultivate: Brightening Up Your Home While Practicing Social Distancing] 19 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937482/reorganizar-pintar-cultivar-maneiras-de-animar-sua-casa-em-tempos-de-isolamento-social> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.